Acessibilidade / Reportar erro

Há associação entre o lúpus eritematoso sistêmico e a doença periodontal? Estudo vinculado à Faculdade de Medicina e à Faculdade de Odontologia, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, MG, Brasil.

Resumo

A doença periodontal resulta da interação entre bactérias patogênicas que colonizam os filmes supra e subgengival e o hospedeiro e deflagram uma resposta inflamatória local, com efeitos sistêmicos, que leva à destruição imunomediada dos tecidos de sustentação dos dentes e do osso alveolar. Vias imunológicas e fatores genéticos predisponentes comuns à doença periodontal e às doenças reumáticas, entre elas o lúpus eritematoso sistêmico, vêm sendo descritos. Relatos de caso sugeriram maior gravidade da doença periodontal em pacientes com lúpus eritematoso sistêmico. No entanto, estudos que avaliaram as influências do tratamento de uma sobre as manifestações da outra apresentaram resultados conflitantes.

Palavras-chave
Lúpus eritematoso sistêmico; Periodontite; Periodontite crônica

Sociedade Brasileira de Reumatologia Av Brigadeiro Luiz Antonio, 2466 - Cj 93., 01402-000 São Paulo - SP, Tel./Fax: 55 11 3289 7165 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: sbre@terra.com.br