Acessibilidade / Reportar erro

Colecistite aguda acalculosa no lúpus eritematoso sistêmico: uma manifestação inicial rara Este estudo foi realizado na Clínica Girassol, Luanda, Angola.

RESUMO

A colecistite aguda acalculosa é uma manifestação gastrointestinal rara no lúpus eritematoso sistêmico e ainda mais rara como manifestação inicial. Foram descritos apenas dois casos até o momento. Os autores relatam o caso de uma mulher negra de 20 anos, com quadro de colecistite aguda acalculosa revelada pela tomografia computadorizada do abdome. Durante a hospitalização, a paciente foi diagnosticada com lúpus eritematoso sistêmico. Houve remissão completa dos sintomas após tratamento conservador com antibióticos. Iniciou-se tratamento com corticosteroides no ambulatório. Embora a colecistectomia seja o tratamento de escolha em casos de colecistite aguda acalculosa como complicação do lúpus eritematoso sistêmico, a paciente respondeu bem ao tratamento conservador; logo, a cirurgia não foi necessária. Este caso é único em razão do modo como o corticosteroide foi iniciado no atendimento ambulatorial. É importante lembrar que a colecistite aguda acalculosa pode ser a manifestação inicial do lúpus eritematoso sistêmico, embora sua ocorrência seja rara. Deve-se considerar a realização de tratamento conservador. A tomografia computadorizada do abdome foi determinante para que fosse feita uma melhor avaliação dacolecistite aguda acalculosa.

Palavras-chave:
Lúpus eritematoso sistêmico; Colecistite aguda acalculosa; Tomografia computadorizadado abdome; Manifestação inicial

Sociedade Brasileira de Reumatologia Av Brigadeiro Luiz Antonio, 2466 - Cj 93., 01402-000 São Paulo - SP, Tel./Fax: 55 11 3289 7165 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: sbre@terra.com.br