Acessibilidade / Reportar erro

Implicações da utilização de equações IDF descontínuas na geração de hidrogramas de escoamento superficial. Estudo de caso: IDF-Porto Alegre (8º DISME)

RESUMO

As equações ou curvas intensidade, duração e frequência (IDF) estabelecem a relação entre a intensidade e a duração de uma precipitação extrema associada à sua probabilidade de ocorrência. A maioria dos ajustes destas curvas é realizado por meio de apenas uma equação; no entanto alguns autores estabelecem curvas IDF múltiplas, com duas ou mais equações distintas, válidas para determinadas faixas de duração de chuva. É o caso, por exemplo da IDF do 8º Distrito de Meteorologia de Porto Alegre, estabelecida pela CPRM no âmbito do Projeto Atlas Pluviométrico. O presente trabalho teve como objetivo avaliar a implicação da utilização desta IDF, chamada, neste trabalho, equação IDF descontínua, na geração de hidrogramas de escoamento superficial, utilizando-se como estudo de caso a IDF mencionada. A metodologia consistiu em comparar a vazão de pico e o volume dos hidrogramas de escoamento gerados a partir da IDF descontínua com hidrogramas obtidos a partir de uma IDF de equação única. Os hidrogramas foram gerados para bacias hipotéticas com áreas de 5, 20 e 80 km2, para cada qual variou-se o parâmetro CN em 70, 80 e 90 e o tempo de concentração em 20, 40, 60, 100 e 200 minutos. Considerou-se um evento de chuva de 24 horas de duração com tempos de retorno de 5, 10, 25, 50 e 100 anos. Como resultado observou-se que, as equações IDF múltiplas apresentam melhor ajuste aos dados de precipitação observados do que a equação IDF única. No entanto, a magnitude da descontinuidade no ponto de transição entre as equações pode provocar alterações nos valores de vazão de pico e volume dos hidrogramas de escoamento devido ao surgimento de picos secundários. Dessa forma, recomenda-se que, quando forem ajustadas equações IDF múltiplas, se observe um limite máximo de descontinuidade entre as equações, de forma a evitar o surgimento de picos secundários nos hidrogramas de escoamento.

Palavras-chave:
IDF; Hietograma; Hidrograma de escoamento superficial

Associação Brasileira de Recursos Hídricos Av. Bento Gonçalves, 9500, CEP: 91501-970, Tel: (51) 3493 2233, Fax: (51) 3308 6652 - Porto Alegre - RS - Brazil
E-mail: rbrh@abrh.org.br