Acessibilidade / Reportar erro

Respostas hidrológicas em bacias hidrográficas equatoriais indicadas pela análise de componentes principais (PCA) – estudo de caso na Bacia do Rio Atrato (Colômbia)

RESUMO

A bacia do Rio Atrato está situada na costa Pacífica da Colômbia, região que apresenta uma das maiores taxas de precipitação no mundo. O principal objetivo desse estudo foi o de determinar os processos dominantes nas respostas hidrológicas de 17 sub-bacias situadas na bacia do Rio Atrato pela aplicação da análise das componentes principais (ACP). As sub-bacias localizadas nas cabeceiras do Rio Atrato apresentaram tempos de resposta médios/rápidos em relação aos eventos de precipitação, enquanto um fluxo bastante homogêneo foi observado nas bacias localizadas na porção baixa da Bacia. Três componentes principais explicam 85,18% da variância total. A componente principal CP1 está associado às contribuições para as baixas vazões, precipitação índice de compacidade e texturas finas e grossas do solo, A CP2 associado as variáveis fisiográficas relacionadas ao arcabouço geológico e as texturas finas e a CP 3 associado ao padrão das altas vazões Q5 e Q1 assim como a extensão da bacia. As maiores descargas específicas estão associadas a presença de depósitos aluviais e a cobertura florestal nas porções baixas da Bacia, enquanto as áreas montanhosas determinam a geração do fluxo superficial.

Palavras-chave:
Rio Atrato; Curvas de permanência; Análise de componentes principais; Colômbia

Associação Brasileira de Recursos Hídricos Av. Bento Gonçalves, 9500, CEP: 91501-970, Tel: (51) 3493 2233, Fax: (51) 3308 6652 - Porto Alegre - RS - Brazil
E-mail: rbrh@abrh.org.br