Acessibilidade / Reportar erro

Influência da desinfestação e do condicionamento osmótico sobre o comportamento germinativo de sementes de palmeira real australiana (Archontophoenix alexandrae)

A técnica de condicionamento osmótico, que consiste na hidratação parcial e controlada das sementes, tem obtido êxito com diversas espécies de sementes, aumentando a capacidade germinativa e a tolerância às condições adversas do ambiente, e, também, tem reduzido o período entre a semeadura e a emergência das plântulas. Associado às condições ideais de armazenamento, o tratamento tem melhorado a performance de sementes de espécies arbóreas tropicais. Objetivando estudar o comportamento germinativo e o efeito do condicionamento osmótico sobre a germinação de sementes de palmeira Real Australiana, foram realizados 2 experimentos. O primeiro experimento avaliou o efeito da desinfestação de sementes de palmeira Real Australiana com o NaClO. Os tratamentos empregados foram: hipoclorito de sódio a 0,5 %, v/v, períodos de exposição de 5, 15, 30, 45 ,60, 90, 120 e 240 minutos, e fungicida Captan® como controle. Os tratamentos com NaClO não diferiram entre si, quanto à porcentagem final de germinação e ao índice de velocidade de germinação, não diferindo do tratamento controle. O segundo teste analisou o efeito de diferentes potenciais de soluções osmóticas: 0,0 MPa (água pura), -0,4 MPa, -0,6 MPa e -0,8 MPa, expostos pelos períodos de 10 e 20 dias. A porcentagem final de germinação não diferiu entre os tratamentos. As sementes hidratadas em água pura pelo período de 20 dias, apresentaram índice de velocidade de germinação, significativamente superior aos demais tratamentos, e estes não apresentaram diferenças significativas entre si.

germinação; hipoclorito de sódio; polietileno glicol


Associação Brasileira de Tecnologia de Sementes R. Raja Gabaglia, 1110 , 86060-190 Londrina - PR Brasil, Tel./Fax: (55 43) 3025 5120 - Londrina - PR - Brazil
E-mail: abrates@abrates.org.br