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Capacitação em aconselhamento nutricional: avaliação de conhecimento e aplicabilidade na atenção à saúde da criança

Resumo

Objetivos:

avaliar conhecimento de profissionais da atenção básica antes e após capacitação em aconselhamento nutricional e sua aplicabilidade na saúde da criança.

Métodos:

estudo de intervenção não controlado, tipo antes e depois, de abordagem quantitativa, desenvolvido no município de Itupeva, São Paulo. Capacitação como intervenção foi implementada para enfermeiros, auxiliares de enfermagem (AE) e agentes comunitários de saúde (ACS), com base na educação crítico-reflexiva. Aplicou-se teste de conhecimento com 16 questões de múltipla escolha antes e após a capacitação. Aplicabilidade da capacitação em aconselhamento nutricional na rotina dos serviços foi avaliada por questão aberta. Utilizou-se estatística descritiva e Teste Exato de Fisher com significância de 5%.

Resultados:

após capacitação, o conhecimento 'satisfatório' aumentou 71% no grupo Enfermeiros e no grupo AE/ACS. Os profissionais apontaram a capacitação como uma oportunidade de qualificação, mas para sua aplicabilidade, falta suporte político e organização dos serviços.

Conclusões:

a capacitação contribui para ampliação do conhecimento de profissionais da atenção básica, porém a aplicabilidade na rotina depende de esforços da gestão local e organização dos serviços.

Palavras-chave
Capacitação profissional; Nutrição da criança; Saúde da criança; Enfermagem em saúde pública; Atenção primária à saúde

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