Acessibilidade / Reportar erro

Fatores de risco para síndrome do desconforto respiratório do recém-nascido na pré-eclâmpsia grave

Resumo

Objetivos:

identificar fatores preditivos da síndrome do desconforto respiratório (SDR) do recém-nascido em pacientes com pré-eclâmpsia grave.

Métodos:

realizou-se um estudo de corte transversal baseado na análise secundária de um ensaio clínico sobre uso de corticosteróides para prevenção de SDR em pacientes com pré-eclâmpsia grave. Compararam-se recém-nascidos com (n=66) e sem SDR (n=134).

Resultados:

na análise multivarida, ap enas a presença de sofrimento fetal e de muito baixo-peso ao nascer estiveram associados com risco aumentado de SDR, enquanto a terapia corticosteróide apresentou significativo efeito protetor.

Conclusões:

na decisão de interrupção da gravidez em casos de pré-eclâmpsia grave deve-se pesar cautelosamente o risco da prematuridade excessiva contra os efeitos deletérios do sofrimento fetal, realizando-se sempre a administração de corticóide para acelerar a maturidade pulmonar fetal.

Palavras-chave
Síndrome do desconforto respiratório; Pré-eclâmpsia; Recém-nascido; Fatores de risco

Instituto de Medicina Integral Prof. Fernando Figueira Rua dos Coelhos, 300. Boa Vista, 50070-550 Recife PE Brasil, Tel./Fax: +55 81 2122-4141 - Recife - PR - Brazil
E-mail: revista@imip.org.br