Acessibilidade / Reportar erro

Distribuição espacial de indicadores do pré-natal no Estado do Tocantins de 2001 a 2015

Resumo

Objetivos:

análise temporal e espacial de indicadores do pré-natal nos municípios do Estado do Tocantins, baseando-se na utilização de intervalos quinquenais dentro do período de 2001 a 2015.

Métodos:

os indicadores sujeitos a análise foram: média de atendimentos de pré-natal (MAPNG), proporção de pré-natal no primeiro trimestre (PGPNPT) e proporção de gestantes com vacina em dia (PGVD). Utilizaram-se dados da plataforma do DATASUS para espacia-lização dos indicadores mediante Mapas Temáticos, através do software QGIS.

Resultados:

os indicadores de início do pré-natal no primeiro trimestre e proporção de gestantes com vacina em dia exibiram melhora gradual no indicador após 15 anos de análise, com valores superiores a 75% e 90%, respectivamente, demostrando compatibilidade com o atual cenário nacional. Entretanto, a MAPNG revelou que nenhum munícipio apresentou atendimento superior a 3 no intervalo de 15 anos.

Conclusões:

dentre os indicadores analisados, a média de atendimentos de pré-natal, embora tenha apresentado melhora no intervalo de 15 anos, é o que apresenta maior deficiência no estado, devendo, portanto, possuir maior foco na atenção primária. Desse modo, enfatiza-se a necessidade de encorajar o desenvolvimento de sistemas de saúde organizados e emprego de ações políticas específicas que permitam a melhora de não apenas esse indi-cador, como também os demais, para melhoria da qualidade do pré-natal.

Palavras-chave
Atenção primária à saúde; Cuidado pré-natal; Saúde da mulher

Instituto de Medicina Integral Prof. Fernando Figueira Rua dos Coelhos, 300. Boa Vista, 50070-550 Recife PE Brasil, Tel./Fax: +55 81 2122-4141 - Recife - PR - Brazil
E-mail: revista@imip.org.br