Acessibilidade / Reportar erro

Vigilância do crescimento no contexto da Rede Básica de Saúde do SUS no Brasil: revisão da literatura

Resumo

Objetivos:

identificar e analisar o perfil da produção científica sobre a vigilância do crescimento infantil no contexto da rede básica de saúde do SUS no Brasil, focando nos principais problemas detectados nas pesquisas.

Métodos:

o estudo foi desenvolvido com base na consulta nas bases bibliográficas SciELO, Lilacs e PubMed para identificar artigos publicados entre 2006 e 2014. Os artigos foram categorizados segundo as categorias analíticas de estrutura (itens necessários à realização das ações de atenção primária) ou processo de trabalho (conjunto de atividades e procedimentos empregados no manejo dos recursos).

Resultados:

dos 16 artigos incluídos na revisão, apenas seis trataram sobre a estrutura, sendo o treinamento dos profissionais e a disponibilidade de protocolos os problemas identificados como mais recorrentes. O processo, abordado em 15 artigos, destaca a subutilização da Caderneta de Saúde da Criança em relação ao registro das medidas de crescimento e à adoção de orientações sob a base das anotações realizadas.

Conclusões:

as dificuldades encontradas manifestam circunstâncias do cotidiano dos serviços públicos de saúde com prejuízos à vigilância do crescimento.

Palavras-chave:
Atenção primária à saúde; Avaliação de serviços de saúde; Cuidados de enfermagem; Medicina comunitária; Vigilância nutricional

Instituto de Medicina Integral Prof. Fernando Figueira Rua dos Coelhos, 300. Boa Vista, 50070-550 Recife PE Brasil, Tel./Fax: +55 81 2122-4141 - Recife - PR - Brazil
E-mail: revista@imip.org.br