Acessibilidade / Reportar erro

Tendência temporal do near miss materno no Brasil entre 2000 e 2012

Resumo

Objetivos:

identificar a tendência temporal e as variações regionais do near miss materno no Brasil.

Métodos:

estudo ecológico de tendência temporal. As unidades de análise são os estados, as regiões e o Brasil, no período de 2000 a 2012, sendo a variável dependente do estudo a taxa de near miss materno (TNM), que foi calculada através dos registros do Sistema de Informações Hospitalares do Sistema Único de Saúde (SIH-SUS). Para analisar as tendências de morbidade foi realizada a análise de regressão utilizando o software Joinpoint Regression, Versão 4.1.0.

Resultados:

o principal resultado desse estudo foi a constatação de uma tendência de aumento da taxa do near miss materno no Brasil, no período de 2000 a 2012. Essa tendência se comporta diferente a depender do nível de desenvolvimento da região estudada, apresentando maior incremento positivo nas regiões e estados menos desenvolvidos.

Conclusões:

há ainda uma tendência de aumento das taxas de near miss materno no Brasil. O SIH-SUS pode ser uma ferramenta importante para identificação e monitoramento da morbidade materna. Além disso, é necessário investir em políticas públicas mais eficazes para redução das desigualdades e melhoria do desenvolvimento humano que têm influência na cadeia de eventos relacionados à saúde materna.

Palavras-chave
Near miss; Mortalidade materna; Distribuição temporal; Morbidade

Instituto de Medicina Integral Prof. Fernando Figueira Rua dos Coelhos, 300. Boa Vista, 50070-550 Recife PE Brasil, Tel./Fax: +55 81 2122-4141 - Recife - PR - Brazil
E-mail: revista@imip.org.br