Acessibilidade / Reportar erro

Análise do nível de ansiedade na gestação de alto risco com base na escala Beck Anxiety Inventory

Resumo

Objetivos:

analisar o nível de ansiedade em gestantes de alto risco internadas na maternidade do Hospital Universitário Lauro Wanderley (HULW) da Universidade Federal da Paraíba.

Métodos:

estudo observacional, descritivo, transversal de caráter quantitativo, com amostra composta por 100 gestantes com diagnóstico de alto risco internadas no HULW. A coleta de dados foi realizada por meio do Inventário de Ansiedade de Beck (BAI), utilizado para avaliar o nível de ansiedade do paciente e os sintomas existentes. Para a análise estatística, foram utilizados os testes de Mann Whitney, Kruskal Wallis e correlação de Spearman, considerando p<0,05.

Resultados:

observou-se que 68% das gestantes apresentam ansiedade moderada a alta, com calor, medo do pior acontecer, batimento cardíaco acelerado, instabilidade emocional e nervosismo listados como os sintomas mais comuns. A presença de ansiedade foi independente da idade materna, estado civil ou paridade, porém o trimestre gestacional, história de aborto e tempo de internação foram identificados como fatores de risco para ansiedade.

Conclusão:

gestantes com diagnóstico de alto risco internadas no HULW apresentaram ansiedade, identificando-se a necessidade de uma rede de apoio multiprofssional, como o atendimento familiar.

Palavras-chave:
Ansiedade; Hospitalização; Gravidez de alto risco

Instituto de Medicina Integral Prof. Fernando Figueira Rua dos Coelhos, 300. Boa Vista, 50070-550 Recife PE Brasil, Tel./Fax: +55 81 2122-4141 - Recife - PR - Brazil
E-mail: revista@imip.org.br