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Instrumento educativo de intervenção no estilo de vida para gestantes com sobrepeso

Resumo

Objetivos:

realizar validação semântica de imagem e texto de material educativo sobre alimentação e estilo de vida para diferentes etapas da gestação de mulheres com sobrepeso.

Métodos:.

estudo qualitativo, descritivo e analítico, transversal, para adaptação e validação semântica de mensagens e imagens, com grupos focais, de material educativo para gestantes em três períodos do pré-natal e de roteiros de apoio direcionados aos profissionais de saúde. Foram observados os Critérios Consolidados para Relatos de Pesquisa Qualitativa (COREQ)

Resultados:

participaram do estudo sete gestantes adultas entre 21 e 40 anos em atendimento de pré-natal e 17 nutricionistas entre 25 e 51 anos. A validação dos folders constituiu-se em sete sessões de grupo focal com intervalo de uma semana entre os grupos. Para cada folder, aconteceram pelo menos dois encontros com grupos focais e para a construção de cada roteiro foi realizado um encontro. Foram realizados ajustes da linguagem paras as mensagens e mudança de duas imagens para melhorar a autoidentificação das gestantes. Foram propostas adaptações textuais nos roteiros de conteúdo técnico e didático.

Conclusão:

o material educativo foi adaptado semântica e imageticamente, sendo um instrumento didático de fácil acesso para ser empregado na atenção primária e secundária à saúde, apoiando gestantes e profissionais da saúde sobre alimentação e estilo de vida.

Palavras-chave:
Gestação; Educação alimentar e nutricional; Pesquisa qualitativa; Estudos de validação

Abstract

Objectives:

to conduct the semantic validation of the images and text in educational material about eating and lifestyle for overweight women in different stages of pregnancy.

Methods:

qualitative, descriptive, analytical, cross-sectional study with focus groups for adapting and semantically validating the messages and images of educational material for women in three moments of the pre-natal period, as well as the support scripts for healthcare providers. The Consolidated Criteria for Reporting Qualitative Research (COREQ – Portuguese acronym) were considered.

Results:

participants of this study were seven pregnant women aged 21 to 40 who were in pre-natal care and 17 nutritionists aged 25 to 51. The folder was validated over seven meetings with the focus group, with one-week intervals between the groups. For each folder there were at least two meetings with focus groups, and one meeting for each script. The language was adjusted for the messages, and two images were changed to improve the self-identification of pregnant women. Technical and didactic adaptations were suggested for the scripts.

Conclusion:

images and text were semantically adapted; the instrument is easy to use in primary and secondary healthcare, providing support for pregnant women and healthcare providers on the subject of eating habits and lifestyle for overweight women in different stages of pregnancy.

Key words:
Pregnancy; Eating and nutritional education; Qualitative research; Validation studies

Introdução

O período gestacional é caracterizado por alterações metabólicas e fisiológicas que demandam a adoção de alimentação adequada para atender às necessidades nutricionais e prevenir o ganho de peso excessivo na gestação.11 Ministry of Health (BR). Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein. Nota Técnica para Organização da Rede de Atenção à Saúde com Foco na Atenção Primária à Saúde e na Atenção Ambulatorial Especializada. Saúde da mulher na gestação, parto e puerpério. São Paulo: Hospital Israelita Albert Einstein/ Ministry of Health; 2019. Cuidar dos fatores de risco para evitar complicações na gestação e prevenir o desenvolvimento da obesidade decorrente da retenção de peso no pós-parto são objetivos do acompanhamento pré-natal.22 Zuccolotto DCC, Crivellenti LC, Franco LJ, Sarotelli DS. Padrões alimentares de gestantes, excesso de peso materno e diabetes gestacional. Rev Saúde Pública. 2019; 53: 52.

No estudo de Zuccolotto et al.,22 Zuccolotto DCC, Crivellenti LC, Franco LJ, Sarotelli DS. Padrões alimentares de gestantes, excesso de peso materno e diabetes gestacional. Rev Saúde Pública. 2019; 53: 52. mulheres com maior adesão aos padrões alimentares classificados como “saudável” e “tradicional brasileiro” apresentaram menor chance de obesidade e relataram maior tempo de prática de caminhada e exercícios. Por outro lado, as mulheres classificadas no nível intermediário de adesão ao padrão alimentar “lanches” apresentaram maior chance de sobrepeso. Além disso, Badanai et al.,33 Badanai NL, Zuccolotto DCC, Crivellenti LC, Sartorelli DS. Association of dietary patterns and degree of food processing with feelings of depression in pregnancy. Rev Bras Saude Mater Infant. 2019 Jul/Sep; 19 (3): 591-600. identificaram que a maior adesão aos padrões alimentares “tradicional brasileiro” e “saudável” foi inversamente associada ao sentimento de depressão na gestação. Evidências sugerem que o consumo elevado de ultraprocessados esteja associado ao aumento do ganho de peso gestacional e da gordura corporal neonatal, o que pode causar diversos problemas à gestante e ao feto a curto e longo prazos, inclusive relacionados à saúde mental.

Sartorelli et al.,44 Sartorelli DS, Crivellenti LC, Zuccolotto DCC, Franco LJ. A relação entre consumo de alimentos minimamente processados e ultraprocessados durante a gestação e obesidade e diabetes mellitus gestacional. Cad Saúde Pública. 2019 May; 35 (4): e00049318. em um estudo transversal com 785 gestantes adultas, observaram que as mulheres que reportaram dietas com maior contribuição energética proveniente dos alimentos in natura ou minimamente processados apresentaram uma chance 51% menor de obesidade na gestação [OR=0,49 (IC95%=0,30-0,79)] quando comparadas às gestantes classificadas no menor tercil após ajuste por fatores de confusão. Estas evidências sugerem que o incentivo ao consumo desses alimentos pode repercutir positivamente na adequação do ganho ponderal.

Intervenções educacionais para comportamentos alimentares e hábitos de vida saudáveis são enfatizados como ferramentas para promover a saúde na gravidez, abordando temas como ganho de peso adequado, atividade física, consumo de alimentos apropriados, suplementação de vitaminas e minerais e suspensão de uso do tabaco e do álcool, entre outros.55 Micali FG, Diez-Garcia RW. Pictorial instrument of food and nutrition education for promoting healthy eating. Rev Nutr. 2016; 29 (6): 917-28. Oliveira et al.,66 Oliveira SC, Fernandes AFC, Vasconcelos EMR, Ximenes LB, Leal LP, Cavalvanti AMTS, et al. Efeito de uma intervenção educativa na gravidez: ensaio clínico randomizado em cluster. Acta Paul Enferm. 2018 Jun; 31 (3): 291-8. em um ensaio clínico de intervenção com gestantes sobre o uso de alimentos regionais, demonstraram que o material educativo teve impacto no uso adequado de alimentos regionais com o incremento nas dimensões analisadas. Estudo randomizado controlado com intervenção no estilo de vida, alimentação e atividade física no cuidado pré-natal observou melhoras na ingestão de alguns nutrientes, na ingestão de vegetais e no estilo de vida, ressaltando a importância de intervenções nesta fase e sua importância na qualidade do autocuidado e no ganho de peso gestacional.77 Aşcı Ö, Rathfisch G. Effect of lifestyle interventions of pregnant women on their dietary habits, lifestyle behaviors, and weight gain: a randomized controlled trial. J Health Popul Nutr. 2016 Feb; 35: 7.

Processos cognitivos como a atenção e a memória podem influenciar o consumo alimentar, conforme apontam estudos.88 Higgs S, Robinson E, Lee M. Learning and memory processes and their role in eating: implications for limiting food intake in overeaters. Curr Obes Rep. 2012 Feb; 1: 91-8. Favorecer a lembrança de orientações alimentares passadas pode ser um importante auxílio para as escolhas alimentares diárias. A contribuição da imagem se destaca por sua capacidade de atrair a atenção para o material educativo que está sendo utilizado, o que parece favorecer o seguimento às orientações e recomendadas.99 Daghio MM, Fattori G, Ciardullo AV. Use of pictorial advice to promote compliance to diet and drugs among illiterate and migrant patients. J Diabetol. 2010; 1 (3): 1-4.,1010 Levie WH, Lentz R. Effects of text illustrations - a review of research. Educ Comm Tech J. 1982; 30 (4): 195-232.

Recomenda-se utilizar imagens significativas para a orientação verbal ou textual, simplificar a linguagem usada em associação às imagens, ter sensibilidade em criar e selecionar as imagens de acordo com o contexto cultural do público-alvo, avaliar os efeitos produzidos pela linguagem imagética, envolver os profissionais de saúde na criação das imagens e conduzir o espectador quanto à correta interpretação das mesmas.1111 Houts PS, Doak CC, Doak LG, Loscalzo MJ. The role of pictures in improving health communication: a review of research on attention, comprehension, recall, and adherence. Patient Educ Couns. 2006 May; 61 (2): 173-90.

As orientações nutricionais devem ser oferecidas de acordo com as possibilidades econômicas, sociais e culturais, o que implica na necessidade de preparo adequado dos profissionais da área da saúde em relação ao assunto.1212 Castro IR, Souza TS, Maldonado LA, Caniné ES, Rotenberg S, Gugelmin AS. A culinária na promoção da alimentação saudável: delineamento e experimentação de método educativo dirigido a adolescentes e a profissionais das redes de saúde e de educação. Rev Nutr. 2007 Dec; 20 (6): 571-88.

Instrumentos educativos de intervenção nutricional apresentam relevante aplicabilidade na assistência prénatal, visto que a alimentação é fundamental para prevenir desfechos indesejáveis à saúde materno-infantil. Assim, o objetivo do presente estudo é validar material educativo sobre alimentação e estilo de vida para diferentes etapas da gestação de mulheres com sobrepeso.

Métodos

Trata-se de um estudo qualitativo, descritivo e analítico, de corte transversal, para adaptação e validação semântica de mensagens e imagens com grupos focais de um material educativo para gestantes em três períodos do pré-natal e de roteiros de apoio direcionados aos profissionais de saúde. Este material foi desenvolvido para um ensaio clínico aleatorizado controlado de intervenção nutricional em gestantes com sobrepeso atendidas em Unidades Básicas de Saúde.1313 Sartorelli DS, Crivellenti LC, Manochio-Pina MG, Baroni NF, Carvalho MR, et al. Study Protocol effectiveness of a nutritional intervention based on encouraging the consumption of unprocessed and minimally processed foods and the practice of physical activities for appropriate weight gain in overweight, adult, pregnant women: a randomized controlled trial. BMC Pregnancy Childbirth. 2020 Jan; 20 (1): 24.

Seguiu-se as Diretrizes de Critérios Consolidados para Relatos de Pesquisa Qualitativa (COREQ).1414 Tong A, Sainsbury P, Craig J. Consolidated criteria for reporting qualitative research (COREQ): a 32-item checklist for interviews and focus groups. Int J Qual Health Care. 2007 Dec; 19 (6): 349-57.

Foram convidadas a participar voluntariamente de grupos focais para validação dos folders gestantes adultas ≥ 18 anos, independente de Índice de Massa Corpórea (IMC) e idade gestacional, de um grupo em acompanhamento no centro social de uma cidade de porte médio (com 380 mil habitantes) no interior de São Paulo (SP). Foram critérios de exclusão do estudo: gestação gemelar, relato de diabetes prévio (ou uso de hipoglicemiantes orais e/ou insulina) e uso de medicamentos para a perda de peso.

Nutricionistas da cidade, enquanto profissionais especializados em conteúdos referentes a alimentação e nutrição, foram convidados para participar voluntariamente da validação dos roteiros de apoio direcionados aos profissionais de saúde. Foram excluídas as gestantes desse grupo. Gestantes e nutricionistas foram contatados por telefone e, após confirmar os critérios de inclusão, foram agendados os grupos focais. Foi aplicado o questionário socioeconômico do Critério de Classificação Econômica Brasil1515 Associação Brasileira de Empresas de Pesquisa (ABEP). Critério Padrão de Classificação Econômica Brasil (CCEB). O novo critério padrão de classificação econômica Brasil. São Paulo: ABEP; 2015. e foram registrados dados do histórico de acompanhamento pré-natal das gestantes. Os dados de peso e estatura foram referidos pelas gestantes. A coleta de dados aconteceu entre outubro e novembro de 2019.

Pesquisadores envolvidos no ensaio clínico,1313 Sartorelli DS, Crivellenti LC, Manochio-Pina MG, Baroni NF, Carvalho MR, et al. Study Protocol effectiveness of a nutritional intervention based on encouraging the consumption of unprocessed and minimally processed foods and the practice of physical activities for appropriate weight gain in overweight, adult, pregnant women: a randomized controlled trial. BMC Pregnancy Childbirth. 2020 Jan; 20 (1): 24. intitulado “Estudo de intervenção nutricional em gestantes com sobrepeso atendidas em Unidades Básicas de Saúde: um ensaio clínico aleatorizado controlado”, foram responsáveis pela análise dos grupos focais e adaptação dos folders e roteiros. Após cada grupo focal, a equipe de pesquisadores, composta por quatro nutricionistas, sendo duas docentes e duas pós-doutorandas, se reunia para análise dos resultados e reformulação dos folders e roteiros de orientação.

Todos os grupos focais foram conduzidos pela pesquisadora responsável pelo estudo de validação.

O material educativo foi constituído de três folders contendo mensagens e imagens para as gestantes em três diferentes períodos da gestação: até 19ª semana, da 20ª a 26ª e a partir da 27ª. Este material será utilizado em três encontros, que constituem a estratégia de intervenção do ensaio clínico aleatorizado controlado.1313 Sartorelli DS, Crivellenti LC, Manochio-Pina MG, Baroni NF, Carvalho MR, et al. Study Protocol effectiveness of a nutritional intervention based on encouraging the consumption of unprocessed and minimally processed foods and the practice of physical activities for appropriate weight gain in overweight, adult, pregnant women: a randomized controlled trial. BMC Pregnancy Childbirth. 2020 Jan; 20 (1): 24.

Cada folder, um para cada encontro da intervenção, foi construído com seis ou sete mensagens e imagens ilustrativas relacionadas às metas estabelecidas: ganho de peso gestacional adequado, consumo diário de alimentos in natura ou minimamente processados e prática regular de 150 minutos de atividade física por semana. Todos estes tópicos da estratégia da intervenção foram abordados nos três encontros, porém com enfoques diferentes de acordo com o período gestacional. Os roteiros direcionados aos profissionais de saúde responsáveis pela orientação às gestantes constitui-se de um material de apoio com informações detalhadas e complementares às mensagens dos folders.

Foram utilizados os seguintes referenciais teóricos na elaboração da estratégia de intervenção: Guia Alimentar para a População Brasileira1616 Ministry of Health (BR). Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Guia alimentar para a população brasileira. 2ª ed. Brasília (DF): Ministry of Health; 2014. para as orientações alimentares; Institute of Medicine (IOM)17 para as recomendações de ganho de peso gestacional; e American College of Obstetricians snd Gynecologists (ACOG)18 para as instruções sobre a prática regular de atividade física.

Para a validação semântica do material educativo, foram realizados grupos focais com gestantes e nutricionistas, baseando-se na construção participativa dos grupos para os ajustes necessários nas mensagens e imagens considerando a mensagem pretendida.1919 Carneiro AC, Souza V, Godinho LK, Faria ICM, Silva KL, Gazzinelli MF. Educação para a promoção da saúde no contexto da atenção primária. Rev Panam Salud Pública. 2012; 31 (2): 115-20.,2020 Ministry of Health (BR). Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Instrutivo: metodologia de trabalho em grupos para ações de alimentação e nutrição na atenção básica. Brasília (DF): Ministry of Health/UFMG; 2016. O processo desta construção nos grupos focais ocorreu por meio da interpretação e discussão de cada mensagem e, após a explicação da mensagem pretendida, foi feita a devida reconstituição, segundo a linguagem e imagem significativa para os grupos.

Os critérios adotados na validação dos folders foram: pertinência entre o texto e as ilustrações; linguagem compreensível, acessível, clara e adequada; objetivos educativos alcançados com as mensagens e imagens; viabilidade prática das mensagens propostas; conteúdo motivador e indutor de reflexão; identificação das gestantes com as mensagens e imagens.

Os critérios para os roteiros de apoio direcionados aos profissionais da saúde foram: pertinência entre a mensagem do folder e a forma de transmitir a informação; linguagem compreensível, acessível, clara e adequada; adequação aos objetivos das orientações propostas; e conteúdo motivador e reflexivo.

A dinâmica nos grupos focais com gestantes seguiu as seguintes etapas: cada mensagem e imagem ilustrativa correspondente foram mostradas por meio de data show e em formato impresso para o manuseio; foi aberta a discussão e foram registradas as colocações das participantes, buscando caminhos para adequar a mensagem ou as recomendações para nova imagem; esgotada toda a discussão do folder e tendo concordância do grupo, era encerrada a sessão.

A dinâmica no grupo focal com nutricionistas seguiu as seguintes etapas: cada profissional recebeu uma cópia impressa do roteiro de orientação e o conteúdo do folder, uma folha em branco e caneta para fazer anotações. Após a leitura em voz alta de cada mensagem, abria-se a discussão, eram registradas as colocações dos participantes, buscando caminhos para melhorar a mensagem; finalizada toda a discussão, chegava-se a um consenso sobre o conteúdo e encerrava-se o grupo.

Ressalta-se que todos os encontros foram audiogravados e transcritos na íntegra. Após discussão de cada folder e do respectivo roteiro de orientação, a equipe de pesquisadores se reunia para realizar as adequações sugeridas pelos grupos focais. Feito isso, novos grupos focais eram agendados para discutir a versão editada do material educativo.

O presente estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa do Centro de Saúde Escola da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, SP no dia 01/08/2017 (CAAE 69997717.6.0000.5414). Todos os participantes assinaram o TCLE anteriormente à coleta de dados.

Resultados

Foram convidadas a participar voluntariamente todas as 10 gestantes do grupo em acompanhamento no centro social onde aconteceram os grupos focais. Entretanto, sete aceitaram participar. A etapa de validação dos folders constituiu-se de sete sessões de grupo focal com intervalo de uma semana entre eles. Para cada folder, aconteceram pelo menos dois encontros. O folder 1 foi finalizado com três grupos focais (G1, G2 e G3), tendo participado no G1 5 gestantes; no G2, 7 gestantes; e no G3, 6 gestantes. Para discutir os demais folders, participaram as 7 gestantes. As mulheres tinham entre 21 e 40 anos de idade, 32,4 anos em média, IMC pré-gestacional (referido) entre 18,98kg/ m2 e 43,34kg/m2 (média de 26,50kg/m2, sobrepeso), idade gestacional (relatada) entre 10 e 24 semanas (17 em média), sendo que 50% eram primigestas. A maioria das gestantes apresentava ensino médio completo (85,6%), trabalhava fora de casa (71,4%) e, em relação à classe econômica, 57,14% pertencia à classe D-E, com salário-mínimo de R$ 768,00, e 42,86% à classe C2, com salário de R$ 1.625.1515 Associação Brasileira de Empresas de Pesquisa (ABEP). Critério Padrão de Classificação Econômica Brasil (CCEB). O novo critério padrão de classificação econômica Brasil. São Paulo: ABEP; 2015.

Em relação aos nutricionistas convidados, 17 aceitaram participar dos grupos focais, mas em nenhum encontro foi possível a participação de todos. No total, foram três encontros (G1, G2 e G3), um para cada roteiro, sendo a participação no G1 de 11 nutricionistas; no G2, de 10; e no G3, de 4. Eles tinham entre 25 e 51 anos, 33,4 anos em média, e apenas um profissional do sexo masculino. Os profissionais exerciam seu ofício em diferentes espaços de atuação, como consultórios, hospitais, serviço público e educação.

A validação semântica do instrumento educativo, com a descrição das mensagens alteradas nos folders e roteiros e as modificações realizadas nas imagens ilustrativas, está apresentada na Tabela 1. Nos folders, as principais sugestões foram relacionadas à adequação da linguagem para que as mensagens fossem mais bem compreendidas, detalhamento de algumas informações e mudança de alguns termos que haviam sido empregados, mas que não estavam claros para as participantes, como “comida de panela” para se referir à comida caseira. Em relação às imagens ilustrativas, apenas duas modificações foram sugeridas, uma para que a imagem pudesse representar melhor o objetivo da mensagem proposta (folder 2) e a outra para que a imagem refletisse de maneira mais adequada a identificação das gestantes com a sua percepção de corpo de uma mulher grávida (folder 3). Nos roteiros, os nutricionistas fizeram muitas sugestões, principalmente no primeiro. De maneira geral, as principais modificações foram relacionadas à pertinência entre a mensagem do folder e a forma de transmitir a informação e à adequação das orientações propostas com o intuito de ser mais didático, detalhado e despertar maior interesse e atenção para as gestantes seguirem as recomendações.

Tabela 1
Modificações semânticas de linguagem e imagem dos folders e roteiros para profissionais de saúde. Ribeirão Preto, SP, 2021.

Figura 1
Passo a passo de higienização. Ribeirão Preto, SP, 2021.

A versão final dos folders, com a descrição das mensagens e das imagens ilustrativas, está apresentada nas Tabelas 2 e 3, já a versão final dos roteiros está apresentada na Tabela 4.

Tabela 2
Versão final das mensagens dos folders (1, 2 e 3) para as gestantes. Ribeirão Preto, SP, 2021.
Tabela 3
Versão final das imagens dos folders (1, 2 e 3) para as gestantes. Ribeirão Preto, SP, 2021.
Tabela 4
Versão final dos roteiros (1, 2 e 3) de orientação nutricional das gestantes para os profissionais. Ribeirão Preto, SP, 2021.

Discussão

Promover maior autonomia às pessoas é um dos objetivos das ações de saúde por meio dos profissionais que atuam no setor e a disponibilidade de material educativo para apoiar ações em saúde contribui para maior eficácia das mesmas.1919 Carneiro AC, Souza V, Godinho LK, Faria ICM, Silva KL, Gazzinelli MF. Educação para a promoção da saúde no contexto da atenção primária. Rev Panam Salud Pública. 2012; 31 (2): 115-20.,2020 Ministry of Health (BR). Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Instrutivo: metodologia de trabalho em grupos para ações de alimentação e nutrição na atenção básica. Brasília (DF): Ministry of Health/UFMG; 2016. A compreensão e identificação do usuário com os significados do material apoiam a adesão ao autocuidado.2020 Ministry of Health (BR). Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Instrutivo: metodologia de trabalho em grupos para ações de alimentação e nutrição na atenção básica. Brasília (DF): Ministry of Health/UFMG; 2016. A reprodução de três versões de orientações nutricionais e de estilo de vida foram desenvolvidas para aproximar estas informações às demandas das mulheres na progressão da gestação.

Para Alexandre e Coluci,2121 Alexandre NMC, Coluci MZO. Content validity in the development and adaptation processes of measurement instruments. Ciênc Saúde Colet. 2011 Jul; 16 (7): 3061-8. a validação de conteúdo por especialistas constitui uma das etapas para a elaboração de instrumentos educativos. No método utilizado no presente estudo, apesar de o conteúdo técnico ser semelhante, os roteiros direcionados aos profissionais da saúde também foram validados considerando as diferentes etapas da gestação. Além disso, após consenso, foram adaptados às diferenças que constam nos folders para gestantes, enfatizando o conteúdo técnico e as orientações segundo o período gestacional.

Conforme sugerido pela literatura, a estrutura coerente, coesa, organizada, suficiente e com linguagem adequada deve ser adotada como critérios de qualidade em materiais educativos em saúde.2222 Khurana S, Rao BK, Lewis LES, Bhat R, Purkayastha J, Kamath A, et al. Development and validation of educational leaflet for caregivers of preterm infants. J Clin Diagn Res. 2016 Jul; 10 (7): YC01-YC04.,2323 Leite SS, Afio ACE, Carvalho LV, Silva JM, Almeida PC, Pagliuca LMF. Construction and validation of na educational content validation instrument in health. Rev Bras Enferm. 2018; 71 (Suppl 4): S1635-S41. Desta forma, os seguintes critérios de avaliação foram empregados no processo de validação do material: linguagem clara, pertinente e acessível; imagens apropriadas para a mensagem; e identificação das gestantes com a forma em que os conteúdos eram apresentados.

Conteúdo ajustado à temática proposta, com integração de tópicos e parágrafos ou trechos, com sequência lógica de ideias, partindo de questões gerais e impessoais para assuntos mais específicos, são também recomendações contempladas no processo de construção do material educativo.2222 Khurana S, Rao BK, Lewis LES, Bhat R, Purkayastha J, Kamath A, et al. Development and validation of educational leaflet for caregivers of preterm infants. J Clin Diagn Res. 2016 Jul; 10 (7): YC01-YC04.,2323 Leite SS, Afio ACE, Carvalho LV, Silva JM, Almeida PC, Pagliuca LMF. Construction and validation of na educational content validation instrument in health. Rev Bras Enferm. 2018; 71 (Suppl 4): S1635-S41. A suficiência é um dos aspectos estreitamente relacionados ao conteúdo da validade dos materiais, pois reflete tópicos relevantes da temática proposta de forma abrangente e evita possíveis dúvidas do leitor.2222 Khurana S, Rao BK, Lewis LES, Bhat R, Purkayastha J, Kamath A, et al. Development and validation of educational leaflet for caregivers of preterm infants. J Clin Diagn Res. 2016 Jul; 10 (7): YC01-YC04.,2323 Leite SS, Afio ACE, Carvalho LV, Silva JM, Almeida PC, Pagliuca LMF. Construction and validation of na educational content validation instrument in health. Rev Bras Enferm. 2018; 71 (Suppl 4): S1635-S41.

Dentre os aspectos necessários à linguagem de um bom instrumento, destacam-se a objetividade e clareza. Frases longas e detalhadas podem propiciar dispersão e tornar a leitura cansativa. Um instrumento extenso também pode comprometer a disposição para respondê-lo e resultar em respostas inadequadas e imprecisas.2424 Keszei AP, Novak M, Streiner DL. Introduction to health measurement scales. J Psychosom Res. 2010 Apr; 68 (4): 319-23.,2525 Mokkink LB, Terwee CB, Patrick DL, Alonso J, Stratford PW, Knol DL, et al. The COSMIN checklist for assessing the methodological quality of studies on measurement properties of health status measurement instruments: an international Delphi study. Qual Life Res. 2010 May; 19 (4): 539-49.

É fundamental a utilização de linguagem acessível a todas as camadas da sociedade, independente do grau de instrução da população alvo, tendo em vista que o material precisa ser de fácil compreensão. A utilização de imagens torna-se importante por transformar as informações textuais em linguagem visual, de forma a estimular o interesse pela leitura e facilitar o seu entendimento.2626 Oliveira MC, Lucena AF, Echer IC. Neurological sequelae: preparation of a guidance manual for health care. J Nurs UFPE On line. 2014; 8 (6): 1597-603.

Destaca-se que um ponto importante para favorecer a interpretação e compreensão de um material educativo é a simplicidade da imagem, ou seja, minimizar detalhes que podem desviar a atenção do leitor.1111 Houts PS, Doak CC, Doak LG, Loscalzo MJ. The role of pictures in improving health communication: a review of research on attention, comprehension, recall, and adherence. Patient Educ Couns. 2006 May; 61 (2): 173-90. No presente estudo, o material educativo validado priorizou imagens simples que facilitassem a compreensão e entendimento das mensagens, com ilustrações coloridas e que representassem o cotidiano dessa população. Assim como recomendam Houts et al.,2727 Houts PS, Doak CC, Doak LG, Loscalzo MJ. The role of pictures in improving health communication: a review of research on attention, comprehension, recall, and adherence. Patient Educ Couns. 2006 May; 61 (2): 173-90. o uso de figuras em educação em saúde deve focar em imagens que sejam significativas em fornecer suporte para a orientação verbal ou textual e, de maneira criativa, simplificar a linguagem usada em associação às imagens de acordo com o contexto cultural do público-alvo, o mais próximo do mundo natural, com elementos legíveis por qualquer leigo, como gestos, olhares e atitudes.2828 Freitas F, Rezende Filho LA. Análise semiótica de imagens em impressos para educação em diabetes. In: VII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (Enpec). Florianópolis, Santa Catarina, Brazil; 2000 Nov 08. Florianópolis: Enpec; 2000.

O texto verbal e o visual são polissêmicos e complementares, pois as figuras podem aumentar a atenção aos materiais educativos, a compreensão e a recordação das informações e favorecer a adesão.55 Micali FG, Diez-Garcia RW. Pictorial instrument of food and nutrition education for promoting healthy eating. Rev Nutr. 2016; 29 (6): 917-28.,1111 Houts PS, Doak CC, Doak LG, Loscalzo MJ. The role of pictures in improving health communication: a review of research on attention, comprehension, recall, and adherence. Patient Educ Couns. 2006 May; 61 (2): 173-90.

O auxílio visual à orientação alimentar representa uma forma interessante de transmitir informações alimentares,99 Daghio MM, Fattori G, Ciardullo AV. Use of pictorial advice to promote compliance to diet and drugs among illiterate and migrant patients. J Diabetol. 2010; 1 (3): 1-4. principalmente quando há identificação cultural com os personagens retratados nas imagens. Entretanto, ressaltase que o material educativo de apoio é mais um reforço e não substitui as orientações verbais fornecidas pelo profissional da saúde.

No estudo de Micali e Diez-Garcia,55 Micali FG, Diez-Garcia RW. Pictorial instrument of food and nutrition education for promoting healthy eating. Rev Nutr. 2016; 29 (6): 917-28. cujo objetivo foi construir, validar e avaliar a memorização de orientações alimentares transmitidas com o apoio de instrumento imagético em mulheres eutróficas e obesas, o instrumento imagético se destacou como uma ferramenta útil para ser utilizada no tratamento e prevenção da obesidade. Ressalta-se que este material foi efetivo para transmitir as mensagens pretendidas com as fotos e aborda temas alimentares relevantes para melhorar a alimentação do brasileiro.

Clark et al.2929 Clark KL, Abusabha R, Von Eye A, Achtenberg C. Text and graphics: manipulating nutrition brochures to maximize recall. Health Educ Res. 1999 Aug; 14 (4): 555-64. avaliaram que o período correspondente a 30 dias após a visualização de materiais de educação nutricional promoveu uma perda de aproximadamente 60,0% da memorização das informações. Tal resultado foi observado em todas as faixas etárias do estudo, independentemente do tipo de material impresso usado nas intervenções e do grau de memorização avaliado inicialmente em cada grupo. Os mesmos autores também observaram que o material educativo que dispunha de maior clareza na linguagem textual e que possuía figuras favoreceu maior memorização das informações em comparação aos demais materiais utilizados.

A principal limitação do estudo é a subjetividade da análise dos especialistas, assim como as divergências entre o seu número ideal. Entretanto, a validação do material educativo constitui-se de informações essenciais à gestante com sobrepeso e ao profissional da saúde que vai orientála durante o período gestacional. Outra potencialidade do estudo é ter ilustrações coerentes com o texto, favorecendo a comunicação e o entendimento. Assim, o presente estudo evidencia a relevância de estudos de validação de conteúdo neste importante ciclo da vida.

O uso de imagens associadas à informação escrita e/ ou verbal significante para a população a que se destina pode favorecer processos cognitivos e memorização de orientações, além de facilitar o trabalho das equipes de saúde. O material educativo foi validado segundo conteúdo e aparência e considerado oportuno e adaptado à cultura local. Desta forma, pode contribuir para uma intervenção mais efetiva para gestantes com sobrepeso e para a prática de pesquisadores e profissionais da área da saúde na elaboração de conteúdos educativos.

Agradecimentos

Os autores RW Diez-Garcia (Processo: 303194/2018-9) e DS Sartorelli (Processo: 302487/2018-2) agradecem ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) pelas Bolsas de Produtividade e Sartorelli DS agradece o financiamento ao projeto de pesquisa Fapesp (Processo: 2017/15386-2); a autora Crivellenti LC agradece a bolsa de pós-doutorado Fapesp (Processo:2017/18980-2) e a autora Manochio-Pina MG agradece o apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Brasil (CAPES) – Código de Financiamento 001.

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Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    05 Ago 2022
  • Data do Fascículo
    Apr-Jun 2022

Histórico

  • Recebido
    09 Abr 2021
  • Revisado
    26 Jan 2022
  • Aceito
    10 Mar 2022
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