Acessibilidade / Reportar erro

Ectopia cordis: caso clínico

Introdução:

a ectopia cordis é uma malformação congênita rara, com uma incidência estimada de 5 a 8 por milhão de nados vivos. Define-se como uma malformação em que o coração se localiza numa posição extratorácica. Pode surgir como malformação isolada ou associada a outras anomalias como onfalocelo, doença cardíaca congênita ou integrando o síndrome de Cantrell. A dimensão e o local do defeito influenciam o prognóstico.

Descrição:

descreve-se um caso de uma mulher de 24 anos, nulípara, sem antecedentes pessoais oufamiliares relevantes, em que a ultrassonografiaobstétrica, realizada às 21 semanas, revelou um defeito da parede torácica anterior com exteriorização do coração.

Discussão:

o ecocardiograma fetal revelou uma cardiopatia congênita grave. Os pais decidiram continuar com a gravidez, após de devidamente informados por uma equipe multidisciplinar. O partoocorreu às 37 semanas, tendo o recém-nascido falecido cerca de 1 hora após o mesmo. O estudo anatomopatológico confirmou os achados ultrassonográficos.

Ectopia cordis; Cardiopatias congênitas; Diagnóstico prénatal; Ultrassonografia


Instituto de Medicina Integral Prof. Fernando Figueira Rua dos Coelhos, 300. Boa Vista, 50070-550 Recife PE Brasil, Tel./Fax: +55 81 2122-4141 - Recife - PR - Brazil
E-mail: revista@imip.org.br