Acessibilidade / Reportar erro

Utilização de modelo hierárquico Bayesiano para estudar a relação alométrica entre o peso placentário e peso ao nascer

Resumo

Objetivos:

propor a utilização de um modelo Hierárquico Bayesiano para estudar a relação alométrica existente entre o peso ao nascer e o peso placentário, incluindo possíveis fatores interferentes.

Métodos:

foram analisados os dados de 26 gestações únicas, com idade gestacional entre 37 e 42 semanas. As placentas foram coletadas imediatamente após o parto e conservadas sob refrigeração até o momento da análise, o que ocorreu em até 12 horas. Os dados maternos foram obtidos de prontuários médicos. Finalmente, foi elaborado um modelo hierárquico bayesiano e, para obter amostras da distribuição a posteriori, foram utilizados métodos de simulação Markov Chain Monte Carlo.

Resultados:

o modelo obtido apresentou um ajuste razoável, permitindo ainda a incorporação de variáveis e informações a priori, sobre os parâmetros utilizados.

Conclusões:

a partir da disponibilização do código, novas variáveis podem ser adicionadas ao modelo, permitindo muitas possibilidades para a análise dos dados, mostrando potencial para ser utilizado em pesquisas na área.

Palavras-chave:
Peso ao nascer; Placenta; Análise estatística de dados

Instituto de Medicina Integral Prof. Fernando Figueira Rua dos Coelhos, 300. Boa Vista, 50070-550 Recife PE Brasil, Tel./Fax: +55 81 2122-4141 - Recife - PR - Brazil
E-mail: revista@imip.org.br