Acessibilidade / Reportar erro

Comparação do estado nutricional de meninas de acordo com diferentes referências para índice de massa corporal

A comparison of the nutritional status of girls according to different body mass index references

Objetivos:

comparar o estado nutricional de meninas de nove a 17 anos na cidade de Cascavel (PR) segundo três referências para índice de massa corporal (IMC).

Métodos:

estudo transversal com 2759 meninas. Verificou-se o peso e a estatura obtendo-se o IMC além da avaliação da maturidade sexual e do nível socioeconômico. O estado nutricional foi classificado pelos pontos de corte do IMC propostos por Conde e Monteiro, WHO, e CDC.

Resultados:

as frequências dos estados nutricionais não diferiram significativamente na mesma referência para IMC por faixa etária, por nível socioeconômico e por tipo de escola. Por nível de maturidade sexual, apenas a referência da WHO apresentou valores de obesidade e sobrepeso maiores para o estadio de mamas grau 5. No entanto, quando comparadas as três referências entre si, o CDC apresentou frequências significativamente menores de sobrepeso e obesidade por faixa etária, por nível de maturidade sexual, por nível socioeconômico e por tipo de escola. Apesar das três referências apresentarem concordância entre si, esta foi maior entre os de Conde e Monteiro, e da WHO.

Conclusões:

a referência do CDC identificou menor percentual de meninas com sobrepeso e obesidade. As referências propostas por Conde e Monteiro e WHO apresentaram resultados semelhantes.

Estado nutricional; Índice de massa corporal; Obesidade; Classe social; Maturidade sexual


Instituto de Medicina Integral Prof. Fernando Figueira Rua dos Coelhos, 300. Boa Vista, 50070-550 Recife PE Brasil, Tel./Fax: +55 81 2122-4141 - Recife - PR - Brazil
E-mail: revista@imip.org.br