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Avaliação do neurodesenvolvimento em lactentes pré-termos usando a escala Bayley III

Objetivos:

avaliar o desenvolvimento motor, linguagem e cognitivo em prematuros e fatores perinatais, neonatais e socioeconômicos associados ao desenvolvimento anormal.

Métodos:

estudo transversal: 104 recém-nascidos pré-termos (idade gestacional <33 semanas) foram avaliados (17 - 30 meses idade corrigida), utilizando a Escala Bayley III. Realizada análise de regressão logística e calculadas razões de prevalência.

Resultados:

a média do escore de linguagem (81,9) foi baixa, enquanto as dos escores cognitivo (93,7) e motor (91,1) estavam normais. Foram encontrados déficits na linguagem receptiva, não na expressiva. Sexo masculino (OR 2,55 IC 1,01-6,44) e pneumonia neonatal (OR 33,85 IC 3,3-337,8) foram associados com escores anormais de linguagem. Nenhum fator foi associado a pontuações cognitivas anormais; sexo masculino indicou risco aumentado de escores motores anormais. Ausência do pai foi risco para desenvolvimento motor (RP: 2,96 IC 5,6-1,55). Não houve diferença estatística entre o desenvolvimento de crianças pequenas e adequadas para idade gestacional.

Conclusões:

a escala Bayley III foi vantajosa para avaliar linguagem e cognição separadamente, discriminando linguagem receptiva e expressiva. Houve uma elevada frequência de déficit de linguagem, especialmente receptiva. Embora os escores motor e cognitivo médios estivessem na faixa normal, houve uma alta frequência de atraso nestas áreas, principalmente a motora.

Desenvolvimento infantil; Testes de inteligência; Prematuro


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