Acessibilidade / Reportar erro
Revista Brasileira de Pesquisa em Turismo, Volume: 10, Número: 1, Publicado: 2016
  • A dinâmica diferenciadora e o processo de criação na gestão de destinos turísticos Artigos

    Sousa, Bruno Miguel

    Resumo em Português:

    Resumo É notória a importância do empreendedorismo e da inovação na comunidade académica, assumindo-se como de aplicação global e ligado à criação de riqueza, independência e realização pessoal. Contudo, as interpretações em seu redor continuam fragmentadas, não se verificando uma definição unívoca em torno dos seus conceitos. Sendo o turismo um dos sectores económicos cujo grau de envolvimento é necessário para o seu sucesso, a diversificação de produtos e serviços turísticos torna-se uma exigência capaz de conduzir ao aumento da procura de novos tipos de necessidades em turismo incluindo oportunidades para um turismo mais sustentável. À semelhança de outros sectores emergentes numa economia moderna, o turismo é uma indústria dinâmica e em constante mudança. Desta feita, o empreendedorismo e a inovação assumem-se como fatores críticos no seu desenvolvimento, tanto a nível global como regional. O trabalho de reflexão, aqui proposto, reúne e sistematiza os alguns dos principais aspetos inerentes ao empreendedorismo e processo de criação. Pretende-se, deste modo, proporcionar uma melhor compreensão no que concerne à essência do empreendedorismo e oricessi de criação numa ótica de destinos em turismo. De índole conceptual, o presente estudo pretende evidenciar algumas implicações numa perspetiva turística, bem como apresentado o modelo conceptual da natureza dinâmica do Triggering Process e inovação. Numa perspectiva interdisciplinar, este estudo visa compreender a dinâmica diferenciadora e o processo de criação na gestão de destinos turísticos, propondo a aplicação empírica do modelo conceptual ilustrativo da natureza dinâmica do Triggering Process em contextos específicos de turismo (e.g. turismo de negócios, turismo de natureza, city breaks). Com recurso a modelos de equações estruturais, espera-se que o estudo permita testar a teoria de ordem causal entre o conjunto de variáveis a propor. No final, procede-se a uma reflexão sobre o tema com a explicitação do modelo a aplicar numa ótica de turismo segmentado, discutindo-se linhas de investigação futura.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Estos resultados destacan la importancia de la iniciativa empresarial y la innovación en la comunidad académica, en el supuesto que la aplicación global y en la creación de riqueza, la independencia y la realización personal. Sin embargo, las interpretaciones alrededor de ellos siguen siendo fragmentada y habrá una definición inequívoca alrededor de sus conceptos. Dado que el turismo es uno de los sectores económicos es necesario para su éxito cuyo grado de participación, la diversificación de productos y servicios turísticos se convierte en un requisito puede conducir a una mayor demanda de nuevos tipos de necesidades turísticas incluyendo las oportunidades para más turismo sostenible. Al igual que otros sectores emergentes en una economía moderna, el turismo es una industria dinámica y cambiante. Esta vez, el espíritu empresarial y la innovación se supone que son factores críticos en su desarrollo, tanto a nivel mundial como regional (Russell y Faulkner, 2004). El trabajo de reflexión, que aquí se propone, reúne y sistematiza los principales aspectos inherentes a la actividad empresarial y el proceso de creación. También está destinado a proporcionar una mejor comprensión en cuanto a la esencia de la iniciativa empresarial: implicaciones teóricas y prácticas (Ma & Tan, 2006) en una perspectiva de destinos de turismo. Es una obra conceptual, donde se muestran algunas de las implicaciones de una perspectiva turística y presentó el modelo conceptual de la naturaleza dinámica del proceso de disparo y la innovación. Una perspectiva interdisciplinaria, este estudio tiene como objetivo comprender la dinámica distintivas y proceso de creación en la gestión de destinos turísticos, proponiendo la aplicación empírica del modelo conceptual ilustrativo de la naturaleza dinámica del Proceso de Activación en contextos turísticos específicos (por ejemplo, el turismo de negocios, turismo de naturaleza, ciudades). El uso de modelos de ecuaciones estructurales, se espera que el estudio permitirá poner a prueba la teoría del orden causal entre el conjunto de variables que proponer. Al final, habrá una reflexión sobre el tema con la explicación del modelo para aplicar la perspectiva del turismo dirigido, discutiendo líneas de investigación futura.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The triggering process and the entrepreneurship have been gradually gaining ground in the academic community as a field of study. However, the interpretations surrounding fragmented and continue without a universal definition. This reflection seeks to gather and present the main aspects related to entrepreneurship and dissect the process through a framework known as 4-P framework. Similarly, in recent decades, tourism has received greater attention from researchers in various sciences, varying only by the different emphases considered: economic, social, cultural and environmental. Tourism is one of the economic sectors in which a great degree of involvement is needed by the entrepreneurial sector: diversification of tourism products and services is needed to cope with increased demand for new types of tourism needs. As other emerging sectors in a modern economy, tourism is a dynamic and ever-changing industry. So, entrepreneurship and innovation are assumed as critical factors in its development, both globally and regionally (Russell & Faulkner, 2004). The study has as purpose to provide a better understanding regarding the essence of entrepreneurship: theoretical and practical implications (Ma & Tan, 2006) with a view to tourism. Entrepreneurship is considered a central force of economic development, as it generates growth and serves as a vehicle for innovation and change. Regarding the methodology used here, this is a conceptual paper with a literature review that brings together the major components of entrepreneurship and its implications tourist perspective and conceptual model of the dynamic nature of the Triggering Process and innovation (e.g. eTourism, augmented reality systems and electronic applicability of cyberspace). An interdisciplinary perspective, this study aims to understand the distinctive dynamics and creation process in the management of tourist destinations, proposing the empirical application of the illustrative conceptual model of the dynamic nature of the Triggering Process in specific tourism contexts (e.g. business tourism, nature tourism, city breaks). Using structural equation modeling, it is expected that the study will allow to test the theory of causal order between the set of variables to propose. In the end, there shall be a reflection on the subject with the model's explanation to apply a targeted tourism perspective, discussing lines of future research.
  • Inovatividade, criatividade e gestão do conhecimento em bares, restaurantes e casas noturnas: um estudo em estabelecimentos de Curitiba – PR Artigos

    Bezerra, Cicero Aparecido; Wronski, Jéssika Lisieux Marques

    Resumo em Português:

    Resumo Bares, restaurantes e casas noturnas representam um segmento de destaque no contexto turístico, especialmente dado seu impacto econômico e social. Porém, poucos estudos os têm associado a elementos que possam explicitar suas bases competitivas, especificamente, a gestão do conhecimento (GC), inovatividade (IN) e criatividade organizacional (CO) e, consequente, desempenho inovador (DI). Assim sendo, o presente estudo busca encontrar relações entre estes elementos e o faturamento nestes segmentos. Trata-se de um estudo exploratório que empregou análise de correspondência múltipla, efetuado em uma amostra de 60 empresas destes segmentos no município de Curitiba – PR, que indicou que os bares, restaurantes e casas noturnas que mais intensamente percebem as práticas de GC, IN e CO são aqueles que apresentam um DI mais elevado, como também registram classes mais elevadas de faturamento.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Bares, restaurantes y clubes nocturnos representan un segmento importante en el contexto del turismo, especialmente teniendo en cuenta su impacto económico y social. Sin embargo, pocos estudios han asociado los elementos que podrían explicar sus bases competitivas, en concreto, la gestión del conocimiento (KM), innovación (IN) y la creatividad organizacional (CO) y, en consecuencia, el desempeño innovador (DI). Por lo tanto, el presente estudio busca encontrar relaciones entre estos elementos y los ingresos en estos segmentos. Se trata de un estudio exploratorio que empleó el análisis de correspondencias múltiples, realizado sobre una muestra de 60 empresas en estos segmentos en Curitiba - PR, lo que indica que los bares, restaurantes y clubes nocturnos que realizan mejor las prácticas de GC, IN y CO son los que tienen un DI mayor, pero también registró clases más altas de facturación.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Bars, restaurants and nightclubs represent an important segment in the tourism context, especially given its economic and social impact. However, few studies have associated the elements that could explain its competitive bases, specifically, knowledge management (KM), innovativeness (IN) and organizational creativity (OC) and, consequently, innovative performance (IP). Therefore, the present study seeks to find relationships between these elements and revenues in these segments. It is an exploratory study which employed multiple correspondence analysis, conducted on a sample of 60 companies in these segments in Curitiba - PR, which indicated that the bars, restaurants and nightclubs that more intensely perceive the KM practices, IN and OC are those with a higher IP and also register higher classes billing.
  • Empreendedorismo feminino e os desafios enfrentados pelas empreendedoras para conciliar os conflitos trabalho e família: estudo de casos múltiplos em agências de viagens Artigos

    Teixeira, Rivanda Meira; Bomfim, Lea Cristina Silva

    Resumo em Português:

    Resumo As mulheres vêm conquistando cada vez mais espaço em diversas áreas profissionais e essa evolução também ocorre no campo do empreendedorismo. No Brasil o GEM 2013 identificou que, pela primeira vez, o número de novos empreendedoras foi superior ao de empreendedores. No entanto, é reconhecido que as empreendedoras enfrentam muitas dificuldades ao tentar conciliar as suas empresas com a família. O objetivo central dessa pesquisa é analisar os desafios enfrentados pelas mulheres empreendedoras de agências de viagens para conciliar os conflitos entre o trabalho e a família. Esse estudo adotou a estratégia de pesquisa de casos múltiplos e foram selecionadas sete mulheres criadoras e gestoras de agências de viagens nos municípios de Aracaju e Barra dos Coqueiros, no estado de Sergipe. Na tentativa de conciliar bem os múltiplos papéis, essas mulheres muitas vezes se deparam com a frustração e sentimento de culpa. Nesse momento é evidenciado a importância do aporte emocional do marido e filhos. É percebido que a busca pelo ponto de equilíbrio entre as demandas conflitantes geram desgaste emocional e/ou físico.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Las mujeres han ganado más y más espacio en diversas áreas profesionales y este desarrollo también se da en el campo de la iniciativa empresarial. En Brasil, el GEM 2013 identificó por primera vez que el número de nuevas empresarias fue superior al de nuevos empresarios. Sin embargo, se reconoce que las mujeres enfrentan muchas dificultades al tratar de conciliar sus empresas con la familia. El objetivo principal de esta investigación es analizar los desafíos que enfrentan las mujeres empresarias de las agencias de viajes de conciliar el conflicto entre trabajo y familia. En este estudio se adoptó la estrategia de investigación de casos múltiples y se seleccionaron siete mujeres creadoras y gestoras de agencias de viajes en las ciudades de Aracaju y Barra dos Coqueiros, en el estado de Sergipe (en la costa este del Brasil). En un intento de conciliar así las múltiples funciones, estas mujeres suelen enfrentarfrustración y culpa. En ese momento se muestra la importancia de la contribución emocional de esposo e hijos. El estudio indica que la búsqueda del equilibrio entre esas exigencias contradictorias generan angustia emocional y/o física.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Women have gained more and more space in various professional areas and this development also occurs in the field of entrepreneurship. In Brazil GEM 2013 identified for the first time, that the number of new woman entrepreneurs was higher than male entrepreneurs. However, it is recognized that women entrepreneurs face many difficulties when trying to reconcile their companies with the family. The main objective of this research is to analyse the challenges faced by women entrepreneurs of travel agencies to reconcile the conflict between work and family. This study adopted the multiple cases research strategy and were selected seven women creators and managers of travel agencies in the cities of Aracaju and the Barra dos Coqueiros, in the state of Sergipe (east coast of Brazil). In an attempt to reconcile well the multiple roles these women often face the frustration and guilt. At this moment, it shows the importance of emotional contribution of husband and children. It is noticed that the search for balance between the conflicting demands generate emotional distress and / or physical.
  • A relação entre os clusters de turismo e tecnologia e seus impactos para o desenvolvimento local: um estudo bibliométrico da produção científica Artigos

    Martins, Cristina; Fiates, Gabriela Gonçalves Silveira; Pinto, Adilson Luiz

    Resumo em Português:

    Resumo O objetivo do presente artigo é investigar a produção científica sobre a relação entre os clusters turismo e tecnologia (TourTech) no fomento do desenvolvimento local até o exercício de 2014 nas bases de dados Business Source Complete da Online Research Databases (EBSCO) e Leisure Tourism Database (CABI). Com uma abordagem mista (qualitativa e quantitativa) a pesquisa fora classificada como descritiva quanto ao seu objetivo e bibliográfica com relação aos procedimentos utilizados. A estratégia adotada para a coleta de dados assume critérios bibliométricos e para análise dos dados aplicou-se a análise de conteúdo. Dentre os resultados, os mais relevantes sinalizaram a existência de algumas possíveis lacunas teóricas a serem ainda desenvolvidas: a relação não só entre clusters de turismo e tecnologia para o desenvolvimento local, mas sim, da relação entre os clusters de turismo e tecnologia e seus impactos para o fomento da inovação em prol do desenvolvimento local e; a relação entre o impacto mútuo causado pelos investimentos nos clusters de turismo e tecnologia individualmente, ou seja, o quanto o desenvolvimento de um cluster impacta no desenvolvimento do outro.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen El objetivo de este trabajo es investigar la producción científica sobre la relación entre los clusters de turismo y de tecnología (TourTech) en la promoción del desarrollo local hasta el año 2014 en dos bases de datos de ámbito internacional, la Business Source Complete de la Online Research Databases (EBSCO) y la Leisure Tourism Database (CABI). Con un enfoque mixto (cualitativa y cuantitativa) la investigación fue clasificada como descriptiva como su objetivo y bibliográfico com respecto a los procedimientos utilizados. La estrategia adoptada para la recogida de datos se lleva a criterios bibliométricos y el análisis de datos aplicados a su contenido. Entre los resultados, los más relevantes señaló la existencia de algunos de las posibles lacunas teóricas todavía a desarrollar: la relación no sólo ocurre entre clusters de turismo y tecnología para el desarrollo local, sino más bien a la relación entre los clusters de turismo y tecnología y su impacto para la promoción de la innovación para el desarrollo local y; la relación entre el impacto mutuo de las inversiones en clusters de turismo y tecnología individual, es decir, cómo el desarrollo de un cluster impacta del desarrollo de el otro.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This paper intends to investigate the scientific literature on the relation between tourism and technology clusters (TourTech) in promoting local development on the databases Business Source Complete of the Online Research Databases (EBSCO) and Leisure Tourism Database (CABI) until the year 2014. With a mixed approach (qualitative and quantitative), the research is classified as descriptive and bibliographic. The strategy adopted for data collection used bibliometric criteria and the data analysis applied was content analysis. The results showed that there are some possible theoretical gaps to be developed: not only about the conection between tourism clusters and technology clusters for local development, but also the relation between tourism and technology clusters and their impact to promote innovation that can improve the local development and finally, how the investments to develop a cluster individually can impact on the development of the other.
  • Capacidade absortiva em agências de viagens: um estudo no Estado de Sergipe, Brasil Artigos

    Bezerra, Éder Danilo; Silva, Glessia; Silva, Débora Eleonora Pereira da

    Resumo em Português:

    Resumo Este artigo tem como objetivo analisar a capacidade absortiva de agências de viagens, com base no modelo de capacidade absortiva de Zahra e George (2002). A pesquisa se justifica dada a representativa do segmento turístico no setor de serviços e a necessidade de utilizar medidas de inovação mais próximas das especificidades do setor e voltadas às capacidades dinâmicas dessas empresas. O estudo é quantitativo, com abordagem exploratória e descritiva. Foi utilizada uma survey, tendo um questionário como instrumento de coleta de dados. A pesquisa foi realizada junto às agências de viagens filiadas à ABAV Sergipe – Associação Brasileira das Agências de Viagens do Estado de Sergipe, totalizando inicialmente 50 empresas listadas, das quais 08 não puderam participar, de modo que foi obtido um total de 42 (84%) respondentes, incluindo as agências de viagens localizadas no interior do Estado. A tabulação e análise dos dados foram feitas com o auxílio dos softwares IBM SPSS Statistics 19, Minitab 17 e Microsoft Excel 2007. Os resultados demonstraram que a imitação criativa é uma das principais fontes de inovação para as agências do Estado de Sergipe e fruto do relacionamento com clientes e outras empresas, sejam concorrentes ou fornecedores, o que torna essas empresas abertas para novos conhecimentos. As agências pesquisadas também criam redes informais que garantem que o conhecimento e as informações de que necessitam sejam transmitidas dentro da organização de maneira rápida e dinâmica. Como contribuição, o artigo avança na literatura de inovação e turismo, ao estudar a inovação sob uma perspectiva diferente da shumpeteriana, propondo uma lente de análise alternativa.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Este artículo tiene como objetivo analizar la capacidad de absorción de las agencias de viajes, con base en el modelo de capacidad de absorción de Zahra y George (2002). La investigación se justifica dada la representatividad del sector turístico en el sector de servicios y la necesidad de medidas de innovación más cerca a las especificidades del sector y orientadas para las capacidades dinámicas de estas empresas. El estudio es cuantitativo, siguiendo un enfoque exploratorio y descriptivo. Se realizó una survey, con un cuestionario como instrumento de recolección de datos. La investigación se realizó con las agencias de viajes afiliadas a ABAV Sergipe - Asociación Brasileña de Agencias de Viajes en el Estado de Sergipe, por un total inicialmente 50 empresas cotizadas, de las cuales 08 fueron incapaces de participar, por lo que se obtuvo un total de 42 (84%) los encuestados, incluyendo las agencias de viajes ubicadas en el interior del Estado. La tabulación y análisis se realizaron con la ayuda de softwares como IBM SPSS Statistics 19, Minitab 17 y Microsoft Excel 2007. Los resultados mostraron que la imitación creativa es una fuente importante de innovación para las agencias del Estado de Sergipe y resultado de su relación con los clientes, así como con otras empresas, ya sean competidores o proveedores, lo que hace que estas empresas sean abiertas a nuevos conocimientos. Las agencias encuestadas también crean redes informales que aseguran que el conocimiento y la información que necesitan se transmiten dentro de la organización de una manera rápida y dinámica. Como contribución, el artículo avanza la literatura en innovación y turismo, mediante el estudio de la innovación desde una perspectiva diferente de la schumpeteriana, proponiendo una lente analítica alternativa.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This article aims to analyze the absorptive capacity of travel agencies, based on the absorptive capacity model of Zahra and George (2002). The research is justified given the representativeness of the tourism sector in the service sector and the need for innovation measures closer to the sector’s specificities and focused on the dynamic capabilities of these companies. The study is quantitative, following an exploratory and descriptive approach. We performed a survey, with the questionnaire as our data collection instrument was. The research was conducted with the travel agencies affiliated to ABAV Sergipe - Brazilian Association of Travel Agencies in the State of Sergipe, initially totaling 50 listed companies, of which 08 were unable to participate, so that we obtained a total of 42 (84%) respondents, including the travel agencies located in the interior of the State. The tabulation and analysis were made with the help of softwares such as IBM SPSS Statistics 19, Minitab 17 and Microsoft Excel 2007. The results showed that creative imitation is a major source of innovation for the agencies of the State of Sergipe and a result of their relationship with clients as well as with other companies, whether competitors or suppliers, which makes these companies open to new knowledge. The agencies surveyed also create informal networks ensuring that the knowledge and information they need are transmitted within the organization in a fast and dynamic fashion. As a contribution, the article advances the literature on innovation and tourism, by studying innovation from a different perspective of the shumpeterian one, proposing an alternative analytical lens.
  • Experiência em website de marca-país e a formação da imagem de destino turístico: um estudo na Islândia Artigos

    Carvalho, Dirceu Tornavoi de; Ferreira, Luciana Brandão; Kanazawa, Flávio Notomi; Machado, Priscilla Mendes; Giraldi, Janaina de Moura Engracia

    Resumo em Português:

    Resumo A pesquisa visa verificar se a experiência em websites de marcas-país influencia a imagem e a atratividade de um destino turístico na mente dos consumidores, bem como sua intenção de visitá-lo. Foi conduzido um estudo pré-experimental do tipo pré-teste/pós-teste de um único grupo com uma amostra de 30 estudantes de graduação de uma universidade paulista. O tratamento consistiu em expor os sujeitos da pesquisa ao site turístico oficial da Islândia. As variáveis dependentes foram a percepção de atratividade turística e a intenção de visitar a Islândia. A avaliação da experiência de navegação foi medida utilizando escalas da literatura de comportamento de consumidor online. As duas hipóteses são: (1) a experiência online positiva influencia positivamente a formação da imagem do destino e (2) influencia positivamente a intenção de visita-lo, e ambas foram sustentadas pelos testes estatísticos de comparação de médias antes e após o tratamento. A análise de conteúdo de questão aberta, realizada após o tratamento, mostrou o efeito que o conhecimento adquirido por navegação prazerosa tem na formação da imagem e no aumento da intenção de visita um destino turístico.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen La investigación tiene como objetivo verificar si la experiencia en sitios web de marcas con países influye en la imagen y el atractivo de un destino turístico en la mente de los consumidores, así como la intención de visitarlos. Se realizó un estudio pre-experimental de tipo de pre-prueba / post-prueba de un único grupo con una muestra de 30 estudiantes de pregrado de una universidad paulista. El tratamiento consistió en exponer los temas de la investigación en el sitio oficial de turismo de Islandia. Las variables dependientes fueron la percepción de los atractivos turísticos y la intención de visitar Islandia. Se midió la evaluación de la experiencia de navegación utilizando escalas de la literatura del comportamiento del consumidor en línea. Las dos hipótesis: (1) que la experiencia en línea positiva influya positivamente en la formación de la imagen del destino e (2) influya positivamente en la intención de visitarlo, fueron sustentadas por pruebas estadísticas de comparación de medias, antes y después del tratamiento. El análisis de contenido de cuestión abierta, realizada después del tratamiento mostró el efecto que el conocimiento adquirido por la navegación placentera tiene en la formación de la imagen y en el aumento de la intención de visitar un destino turístico.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The research aims to verify if the experience with country brands website influences the image and attractiveness of a touristic destination in the consumers’ minds as also in their intention to visit the destination. A pre-test/post-test pre-experimental study with a 30 undergraduate students sample in a university of São Paulo was conducted. The treatment consisted of exposing the subjects to the Iceland official touristic site. The dependent variables were the touristic attractiveness perception and the intention to visit Iceland. The evaluation of the browsing experience was measured using scales of online consumer behavior literature. The two hypotheses were: (1) that positive online experience positively influences the destination image formation and (2) positively influences the intention of visit, were supported by statistical means comparison tests before and after treatment. The content analysis of the open question, performed after treatment, showed the effect that the knowledge acquired by pleasurable navigation have in shaping the image and increasing the intention of visiting a touristic destination.
  • Os participantes da política pública de turismo do Pará a partir do modelo de fluxos múltiplos – 2007-2011 Artigos

    Nascimento, Vânia Lúcia Quadros; Simonian, Ligia Terezinha Lopes; Farias Filho, Milton Cordeiro

    Resumo em Português:

    Resumo Este artigo apresenta os resultados parciais de uma pesquisa sobre a política pública de turismo na Amazônia. O objetivo foi identificar os participantes ativos nos processos que influenciaram a formulação da política de turismo do estado do Pará. Utilizou como referencial teórico o Modelo de Fluxos Múltiplos de Kingdon. As evidências empíricas foram obtidas da análise de documentos sobre as políticas e de seus fluxos de decisão; de entrevistas semiestruturadas com um gestor público de turismo e a representante da empresa de consultoria; e análise das atas do Fórum Estadual de Turismo onde estão registradas as opiniões de outros participantes do processo decisório. Os resultados indicam que as alternativas para o desenvolvimento do turismo nesse estado foram materializadas no Plano “Ver-o-Pará”; que os participantes ativos também estão apontados nele; que a atuação de alguns atores constantes no Modelo de Fluxos Múltiplos não foi identificada; e que as alternativas dependeram dos fluxos de problemas, de políticas públicas e da política. Conclui que alguns dos atores listados no Plano não integram o Modelo de Fluxos Múltiplos e que a existência de um fator distinto dos demonstrados nesse Modelo, as orientações e determinações do Ministério do Turismo brasileiro, influencia os fluxos de políticas públicas e da política.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen : Este artículo presenta los resultados parciales de una investigación sobre la política pública de turismo en la Amazonía. El objetivo fue identificar a los participantes activos en los procesos que influenciaron en la formulación de la política pública de turismo del estado de Pará. Se utilizó como referencia teórica el Modelo de Flujos Múltiples de Kingdon. Se obtuvo las evidencias empíricas a partir de los estudios de los documentos sobre las políticas y sus flujos de decisión, así como las entrevistas semi-estructuradas con un gestor público de turismo y la representante de la empresa de consultoría; y el análisis de las actas del Foro de Turismo del Estado, donde se registran las opiniones de los demás participantes en el proceso de toma de decisiones. Los resultados indican que las alternativas para el desarrollo del turismo en este estado se han materializado en el Plan “Ver-o-Pará”; que los participantes activos también están incluidos; y que la actuación de algunos de los actores contenidos en el Modelo de Flujos Múltiples no ha sido identificada. Las alternativas dependieron de los flujos de problemas, de las políticas públicas y de la política. Se concluye que algunos de los actores que figuran en el Plan no hacen parte del Modelo de Flujos Múltiples y la existencia de un factor distinto de los demostrados en ese Modelo, las directrices y determinaciones del Ministerio de Turismo brasileño, influyen en los flujos de las políticas públicas y de la política.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This paper presents partial results of a research on tourism public policy in the Amazon. The research aims at identifying the active participants in the processes that influenced the formulation of Para state tourism public policy. It used as a theoretical reference the Multiple Streams Model of Kingdon. The empirical evidences were obtained from the document reviews about policies and their decision streams, as much as the semi-structured interviews with a public manager of tourism and the representative of the consulting firm; as well as the analysis of the minutes of the State Tourism Forum where the opinions of other participants in the decision making process are recorded. The results indicate that the alternatives for the development of tourism in this state have been materialized in the Plan “Ver-o-Pará”; that the active participants are also pointed out in it; that the performance of some actors that integrated Multiple Streams Model has not been identified; and that the alternatives depended on the streams of problems, policies and politics. It is concluded that some of the actors listed in the Plan are not part of the Multiple Streams Model and the existence of a distinct factor of this model demonstrated, guidelines and determinations of the Brazilian Ministry of Tourism, which influences the flow of public policies and politics.
  • Patrimônio industrial e turismo: análise de potencialidade e proposta de circuito de turismo industrial em Barracas, Buenos Aires, Argentina Artigos

    Ramos, Aldo Guzman; Fernandez, Guillermina; Basavilbaso, Hector; Bordoli, Mariana

    Resumo em Português:

    Resumo O desenvolvimento industrial na Argentina iniciado a finais do século XIX e que sofreu a queda a partir da década de 1970 deixou numerosos bens imóveis e móveis, em grande parte do território nacional. O mesmo é fatível de re-utilizar através do turismo industrial como um mecanismo para reativar económica e socialmente espaços abandonados e em crise, mas também como uma forma de revitalizar a identidade e cultura, para recuperar uma parte da história. A metodologia de tipo exploratória e descritiva implicou um relevamento dos bens industriais localizados no bairro de Barracas da cidade de Buenos Aires, Argentina. Aplicando variáveis para determinar o estado e a potencialidade turístico-recreativa mediante usando uma escala de Likert. Como resultado selecionaram-se 68 locais dos quais através da aplicação das variáveis ficaram 24 locais, que foram organizados para desenvolver um circuito de turismo industrial que poderia permitir complementar a oferta de turismo cultural em Buenos Aires.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen El desarrollo industrial en Argentina iniciado a fines del siglo XIX y que sufrió su caída a partir de la década de 1970 ha dejado numerosos bienes inmuebles y muebles en gran parte del territorio nacional. El mismo es factible de reutilizar a través del turismo industrial como un mecanismo para reactivar económica y socialmente espacios abandonados y en crisis, pero también como forma de revitalizar la identidad y la cultura, al recuperar una parte de la historia. La metodología de tipo exploratoria y descriptiva implicó un relevamiento de los bienes industriales localizados en el barrio de Barracas de la ciudad de Buenos Aires, Argentina, aplicando variables para determinar estado y potencialidad turístico-recreativa mediante una escala Likert. Como resultado se seleccionaron 68 sitios de los cuales a partir de la aplicación de las variables quedaron 24 sitios, los cuales se organizaron para elaborar un circuito de turismo industrial que podría permitir complementar la oferta de turismo cultural de Buenos Aires.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Argentina´s industrial development which started at the end of 19th century and suffered a drop in 1970 decade has left numerous real state and private properties spread in the national territory. It`s feasible to use them through Industrial Tourism as a mechanism to economically and socially reactivate abandoned spaces and in crisis, but also as a way to revitalize their identity and culture recovering a part of their history. Exploratory and descriptive methodology implied a reconnaissance of industrial properties located in Barracas neighborhood from Ciudad de Buenos Aires, Argentina, applying variables to determine the state and touristic-recreational potentiality by means of Likert scale. As a result 68 places were selected and after utilizing the variables 24 sites remained, which were organized to prepare an Industrial Tourist Circuit that could complement Buenos Aires cultural offer.
  • Um estudo sobre as atividades turísticas em seis ilhas brasileiras Artigos

    Carvalho, Rita Gabriela Araujo; Decol, Felipe; Gil, Lucas Fruet; Lanzer, Rosane Maria

    Resumo em Português:

    Resumo As ilhas ou estados insulares possuem características físicas que as tornam atraentes para a visitação, sendo suas especificidades propícias para a prática de diversas modalidades turísticas, principalmente aquelas que utilizam os atrativos naturais. Os ambientes insulares são considerados frágeis e podem sofrer facilmente a degradação de seus ecossistemas. As circunstâncias que levam à essa degradação podem ser causadas por ações humanas ou oriundas de processos naturais. Nesse sentido, o presente estudo objetivou identificar as atividades que vêm sendo comercializadas em seis ilhas brasileiras. Para realização da pesquisa foram coletadas informações dos sites dos destinos, a partir das quais foi construído um questionário. Este foi enviado online para 30 agências receptivas das ilhas, visando obter informações acerca das atividades relacionadas ao turismo desenvolvido nas ilhas. Os resultados do estudo demonstram que algumas das atividades citadas pelos entrevistados como frequentes possuem alto potencial de impacto ambiental negativo e requerem melhor planejamento ou até mesmo sua proibição, pois não são compatíveis à fragilidade do ambiente insular.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Las islas y los Estados insulares tienen características físicas que se hacen atractivos para los visitantes, sus especificidades son propicias para la práctica de diversas modalidades de turismo, especialmente los que usan los atractivos naturales. Las islas son ambientes consideradas frágiles y pueden fácilmente sufrir la degradación de sus ecosistemas. Las causas de la degradación pueden originarse por los seres humanos o derivar de los procesos naturales. En este sentido, el presente estudio tuvo como objetivo identificar las actividades que se están vendiendo en seis islas turísticas de Brasil. Para realizar el estudio, se recogió información de los sitios de los destinos, en seguida, se construyó un cuestionario y se envió a 30 agencias receptivas de las seis islas, con el fin de obtener una visión general. Con los resultados obtenidos, llegase a la conclusión de que algunas de las actividades mencionadas por los encuestados como frecuentes, tienen alto potencial de impacto ambiental negativo y requieren más planificación o incluso su prohibición, ya que no son compatibles con el medio ambiente frágil de las islas.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Abstract: The islands or island states have physical characteristics that make them attractive to the visitation, its specificities are conducive to the practice of various tourist modalities, especially those using the natural attractions. The island environments are considered fragile and can easily suffer the degradation of their ecosystems. The causes of this degradation can be caused by humans or from natural processes. In this sense, the present study aimed to identify the activities that are being sold in six Brazilian tourist islands. To conduct the research, information was collected from sites of destinations, then was developed an on-line questionnaire and sent to 30 incoming agencies of the six islands in order to obtain an overview. The results obtained in this paper concluded that some of the activities cited by respondents as frequent, have high potential for negative environmental impact and require more planning or even its prohibition, by not be consistent with the fragility of the island environment.
  • Arquitetura hoteleira sob a ótica da sustentabilidade e da hospitalidade do espaço: um estudo sobre a aplicação dos conceitos de sustentabilidade e hospitalidade do espaço em projetos de hotéis Artigos

    Oliveira, Josildete Pereira; Tricárico, Luciano Torres; Varella, Bruna Gorski; Velasquez, Guilherme Garcia

    Resumo em Português:

    Resumo Este estudo procura discutir os conceitos de sustentabilidade e hospitalidade do espaço no contexto da arquitetura da cidade contemporânea que, de alguma maneira foram reinterpretados ou questionados no que se refere ao conceito de sustentabilidade ambiental. Neste sentido, o objetivo principal da pesquisa foi analisar dois projetos de hotéis em Santa Catarina, um de pequeno porte e outro de grande porte, onde essas condições se manifestaram de forma estanques ou não sistematizadas em alguns exemplares da arquitetura hoteleira, como referência conceitual da arquitetura sustentável e hospitaleira. A metodologia caracterizada por um levantamento bibliográfico inicial, pesquisa documental, seguida de um estudo de campo caracterizado por uma observação direta intensiva, sistemática e em equipe, com práticas de observação e aplicação de entrevista (Marconi e Lakatos, 2006) procurou resgatar a história da arquitetura hoteleira para identificar conteúdos de sustentabilidade ambiental e de hospitalidade do espaço construído, para em seguida analisar os exemplares da arquitetura hoteleira selecionados, que manifestam estas condições. Percebeu-se com o estudo que dentro de suas realidades e tamanhos, ambos os empreendimentos estudados contam com ações e elementos que podem ser considerados sustentáveis, bem como ações ambientalmente amigáveis, o que, inevitavelmente podem ser considerados como ações propiciadoras da hospitalidade. Da mesma forma, contam com potencialidades a serem desenvolvidas.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen El estudio debate los conceptos de sostenibilidad y hospitalidad del espacio en el contexto de la arquitectura de la ciudad contemporánea que fueron reinterpretados o cuestionados respecto al concepto de sostenibilidad ambiental. En este sentido, el objetivo de la investigación ha sido analizar dos proyectos de hoteles en Santa Catarina, uno de pequeño y otro de grande porte, en lo cual estas condiciones se presentan de forma puntual o no sistematizada en algunos ejemplares de la arquitectura hotelera, como referencia conceptual de la arquitectura sostenible y hospitalaria. La metodología caracterizada por una revisión de la literatura inicial, investigación documental, seguida de un estudio de campo también caracterizada por una observación directa intensiva, sistemática y en equipo, con prácticas de observación y aplicación de entrevistas (Marconi y Lakatos, 2006) ha buscado rescatar la historia de la arquitectura hotelera para identificar los contenidos de sostenibilidad ambiental y de hospitalidad en el espacio construido, para posteriormente analizar los dos ejemplos de la arquitectura hotelera elegidos, que manifiestan estas condiciones. Por lo tanto, se ha realizado una revisión bibliográfica, y posteriormente el trabajo de campo que ha consistido en realización de entrevistas, formulario de observación y levantamiento del acervo bibliográfico. Se ha podido observar con la investigación que, según sus realidades y tamaños, ambos emprendimientos estudiados poseen acciones y elementos que pueden ser considerados sostenibles, como también acciones ambientalmente correctas, lo que, inevitablemente se puede considerar como acciones conducentes de hospitalidad. Por lo tanto, cuentan con potencialidades que pueden ser desarrolladas.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This present study aims to discuss the concept of both sustainability and hospitality into the context of city contemporary architecture which, in a certain way had been reinterpreted or asked in what is concerned to the concept of environmental sustainability. In this sense, the main goal of the research was to analyze two hotel projects in Santa Catarina, Brazil, been one of them configured as a small sized one and the other as a big hotel, where all the mentioned conditions had been manifested in a tight way and even had not been systematized into one of the hotel architecture samples, as a reference of sustainable and hospitable architecture. The methodology characterized by an initial bibliographic study, as well as documentary study, followed by a field research characterized by an intensive direct observation, as well as a group and systematic one, also considered both observation and questionnaires application (Marconi & Lakatos, 2006) and it tried to rescue the history of hotel architecture in order to identify environmental sustainability contents, as well as hospitality ones, concerned to the constructed spaces, so that it would be possible, in a following moment, to analyze the hotel samples selected, which do manifest all the mentioned conditions. It was realized that considering its realities and sizes, both studied hotels do count with actions and elements that may be considered sustainable, as well as friendly environmental actions, what, doubtless, do provide hospitality in a certain way. Similarly, both hotels still have potentialities to be developed.
Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Turismo Rua Silveira Martins, 115 - cj. 71, Centro, Cep: 01019-000, Tel: 11 3105-5370 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: edrbtur@gmail.com