Acessibilidade / Reportar erro
Revista Brasileira de Pesquisa em Turismo, Volume: 13, Número: 1, Publicado: 2019
  • A governança das políticas de turismo: o papel dos espaços de participação na perspectiva da análise de redes e da teoria institucional Papers

    Endres, Ana Valéria; Pakman, Elbio Troccoli

    Resumo em Português:

    Resumo Propósito: as discussões apresentadas neste artigo propõem uma leitura original sobre a participação no processo de implementação de políticas de turismo sujeita a espaços institucionalizados que visam buscar mais legitimidade do que eficiência. O estudo é sustentado por um recorte teórico que vê nas mudanças institucionais vigentes o reflexo de processos isomórficos. Objetivo: analisar como os espaços específicos de deliberação entre os atores estatais e não-estatais, projetados pelas políticas de turismo, fortalecem a nova governança. Metodologia/Abordagem: o estudo destes processos está circunscrito aos limites imaginários do campo organizacional definidos pela rede de políticas públicas de turismo na Paraíba/Brasil. Tanto o campo quanto a rede foram delineados a partir de entrevistas direcionadas, análise documental e bibliográfica e representados por sociogramas, formulados via recursos matemáticos através da Análise de Redes Sociais - ARS. Os espaços de participação analisados têm sede na capital da Paraíba, João Pessoa. Resultados: a leitura dos resultados obtidos sugere que os espaços de participação institucionalizados pela nova governança têm potencial transformador da realidade turística da Paraíba, pois influem nas ações e estratégias dos atores locais. Contudo, ainda é cedo para se avaliar se estes espaços realmente produzem mudanças institucionais significativas que aprofundem processos verdadeiramente participativos, legítimos, e também mais eficazes. Seu círculo virtuoso pode vir a instituir valores e práticas que fortaleçam a nova governança.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Las discusiones presentadas en este artículo proponen una lectura original de la participación en el proceso de implementación de políticas de turismo sujetas a espacios institucionalizados que buscan más legitimidad de que eficiencia. El estudio tiene por base una visión teórica que ve los cambios institucionales en vigor como un reflejo de procesos isomórficos. Objetivo: analizar como los espacios específicos de deliberación entre los actores estatales y no estatales, proyectados por las políticas de turismo, fortalecen la nueva gobernanza. Metodología/Abordaje: el estudio de estos procesos se circunscribe a los límites del campo organizacional definidos por la red de políticas públicas de turismo en el estado de Paraíba (Nordeste del Brasil). Tanto el campo cuanto la red fueron delineados a partir de entrevistas dirigidas y análisis documental y bibliográfico, y están representados por sociogramas elaborados con los recursos matemáticos propios del análisis de redes sociales - ARS. Resultados: la lectura de los resultados así obtenidos sugiere que los espacios de participación institucionalizados por la nueva gobernanza disponen de potencial para transformar la realidad turística de la Paraíba, puesto que influyen en las acciones y estrategias de los actores locales. Sin embargo, aún es temprano para evaluar si estos espacios realmente producen cambios institucionales significativos que ahonden procesos verdaderamente participativos, legítimos y también más eficaces. Su círculo virtuoso podría llegar a establecer valores y prácticas que fortalezcan la nueva gobernanza.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The discussions presented in this article propose an original reading on the participation in the processes of the tourist implementation policies subject to institutionalized spaces searching for more legitimacy than efficiency. The study is supported by a theoretical outline that sees the reflex of isomorphic processes in the institutional in-force changes. Objective: to study out the specific spaces between the state and non-state actors - projected by the tourist policies - strengthen the new governability. Methodology/Approach: the study of these processes is circumscribed to the imaginary limits of the organizational field defined by the tourist public policies network in Paraiba/Brazil. Both the field and the network were sketched as from the directed interviews, documents and bibliographic analysis and represented by sociograms, formulated via mathematical resources through the Social Network Analysis - SNA. The studied spaces of participation have their headquarters in Joao Pessoa, capital of Paraiba State. Results: the reading of the obtained results suggests that the institutionalized spaces of participation by the new governability have a transforming potential of the tourist reality in Paraiba, as they influence on the actions and strategies of the local actors. Yet, it is still early to assess if the spaces really produce significant institutional changes to deepen really legitimated and more efficient participative processes as well. Their virtuous circle may promote values and practices to strengthen the new governability.
  • Noite de terror na cidade luz: os atos terroristas em Paris e a avaliação da imagem de destino por turistas brasileiros Papers

    Ferreira, Marcela Lidianny do Amaral; Graciano, Pollyanna Fraga; Leal, Sérgio Rodrigues; Costa, Marconi Freitas da

    Resumo em Português:

    Resumo O terrorismo contemporâneo pode ser considerado um dos males do século XXI e suas ações têm atingido um número cada vez maior de alvos não combatentes. Os grupos extremistas estão à procura de lugares com grande circulação de pessoas como pontos turísticos para realizar os seus ataques. Os atentados almejam alcançar um maior número de kafirs, termo para definir os incrédulos ou infiéis da doutrina islâmica, ou obter uma maior atenção da mídia. Assim, o presente estudo objetivou entender como turistas brasileiros, que estavam em Paris, percebem a interferência da noite dos atentados em 13 e 14 de novembro de 2015 na imagem turística da cidade. A investigação foi qualitativa exploratória com a triangulação dos dados: pesquisa documental, questionários abertos e depoimentos em vídeos, com o uso da análise de conteúdo. Os resultados mostram um impacto mediano na atividade turística, porém pouco importante na imagem da cidade de Paris nos meses subsequentes aos atentados, sendo o fluxo de visitantes reestabelecido em curto prazo. A relevância primordial deste artigo foi compreender o impacto na demanda turística pós-atentados terroristas a partir da percepção dos turistas sob a imagem do destino.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen El terrorismo contemporáneo puede ser considerado uno de los males del siglo XXI y sus acciones han alcanzado un número cada vez mayor de blancos no combatientes. Los grupos extremistas están buscando lugares con gran circulación de personas como puntos turísticos para realizar sus ataques. Los atentados anhelan alcanzar un mayor número de kafirs, término para definir a los incrédulos o infieles de la doctrina islámica, o obtener una mayor atención de los medios. Así, el presente estudio tuvo como objetivo entender cómo los turistas brasileños, que se encontraban en París, perciben la interferencia de la noche de los atentados en noviembre de 2015 en la imagen turística de la ciudad. La investigación fue cualitativa con la triangulación de los datos: investigación documental, cuestionarios abiertos y testimonios en videos, con el uso del análisis de contenido. Los resultados muestran un impacto mediano en la actividad turística, pero poco importante en la imagen de la ciudad de París en los meses posteriores a los atentados, siendo el flujo de visitantes restablecido a corto plazo. La relevancia primordial de este artículo fue comprender el impacto en la demanda turística post-atentados terroristas a partir de la percepción de los turistas bajo la imagen del destino.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Contemporary terrorism may be considered one of the evils of the 21st century and it has hit an increasing number of non-combatant targets. Extremist groups are looking for places with large circulation of people to carry out their attacks. The attacks aim to reach a greater number of kaffirs, term to define the unbelievers or infidels of the Islamic doctrine, or to receive greater media attention. Thus, the present study aimed to understand how Brazilian tourists, who were in Paris, perceived the effect of the night of the attacks in November 2015 in the city’s tourist image. The study was qualitative in nature with data triangulation: documentary research, open-ended questionnaires, and video testimonies, with the use of content analysis. The results show a medium impact on tourism activity, but little importance in the image of the city of Paris in the months following the attacks, with the flow of visitors resumed in the short term. The primary relevance of this article was to understand the impact on tourist demand of terrorist attacks from tourists’ perception of destination image.
  • Análise da Percepção dos Consumidores de Meios de Hospedagem em Relação ao Uso das Online Travel Agencies (OTAs) Papers

    Silva, Gislainy Laise da; Mendes, Luiz; Marques, Sérgio

    Resumo em Português:

    Resumo Antes da consolidação de uma reserva de meio de hospedagem, existem diversos fatores que influenciam um consumidor, como as experiências já vivenciadas, as informações adquiridas, as quais com o passar do tempo vem se tornando cada vez mais sofisticadas. Desta maneira, o presente estudo objetivou analisar a percepção dos consumidores sobre a utilização das Online Travel Agencies (OTA) para reservar um meio de hospedagem. Para tanto se descreveu o perfil destes consumidores, verificando a frequência de uso das OTAs quanto ao tipo de viagem, como também comparando suas opiniões em relação ao tipo de viagem e os fatores que influenciam em sua escolha. Dessa forma, nesta pesquisa, caracterizada como descritiva e exploratória, com abordagem quantitativa, foram utilizados estudos anteriores realizados em outros países, tais como Law (2009) e Del Chiappa (2013). Na coleta final foram obtidos 131 questionários com hóspedes de hotéis em Natal/RN. A análise dos dados foi realizada através de estatísticas descritivas, como também comparação de médias (ANOVA) para analisar os objetivos traçados na pesquisa, e do teste Tukey para verificar se realmente existem diferenças de médias entre os grupos. Dentre os principais resultados, foi possível verificar que a maioria dos respondentes (59%) faz parte do grupo dos consumidores ocasionais de OTAs, seguidos dos moderados (30,6%) e um número pequeno (9,9%) faz parte do grupo dos consumidores frequentes. Em relação ao tipo de viagem pode-se concluir que viagens nacionais e de lazer são os tipos mais visados pelos consumidores ao efetuar reservas em OTAs. Tais resultados contribuíram para serem inferidas recomendações para gestores de empreendimentos turísticos, como agências de viagens tradicionais e online.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Antes de la consolidación de una reserva de medio de hospedaje, existen diversos factores que influencian a un consumidor, como las experiencias ya vivenciadas, las informaciones adquiridas, las cuales con el paso del tiempo se vienen cada vez más sofisticadas. De esta manera, el presente estudio tuvo como objetivo analizar la percepción de los consumidores sobre la utilización de las agencias de viajes en línea (OTA) para reservar un medio de hospedaje. Para ello se describió el perfil de estos consumidores, verificando la frecuencia de uso de las OTAs en cuanto al tipo de viaje, así como comparando sus opiniones en relación al tipo de viaje y los factores que influencian en su elección. De esta forma, en esta investigación, caracterizada como descriptiva y exploratoria, con abordaje cuantitativo, se utilizaron estudios anteriores realizados en otros países, tales como Law (2009) y Del Chiappa (2013). En la recolección final se obtuvieron 131 cuestionarios con huéspedes de hoteles en Natal / RN. El análisis de los datos fue realizado a través de estadísticas descriptivas, como también comparación de promedios (ANOVA) para analizar los objetivos trazados en la investigación, y del test Tukey para verificar si realmente existen diferencias de promedios entre los grupos. Entre los principales resultados, fue posible verificar que la mayoría de los encuestados (59%) forma parte del grupo de los consumidores ocasionales de OTAs, seguidos de los moderados (30,6%) y un número pequeño (9,9%) forma parte del grupo De los consumidores frecuentes. En cuanto al tipo de viaje se puede concluir que los viajes nacionales y de ocio son los tipos más visados por los consumidores al efectuar reservas en OTAs. Estos resultados contribuyeron a inferir recomendaciones para gestores de emprendimientos turísticos, como agencias de viajes tradicionales y online.

    Resumo em Inglês:

    Abstract When booking accommodation, there are several factors that influence consumers, such as previous experiences, and acquired information, which over time become increasingly sophisticated. In this way, the present study aimed to analyze consumer perception on the use of Online Travel Agencies (OTA) to book accommodation. Consumers’ profile was described, as well as, use frequency of OTAs according to type of travel, comparing their perceptions of factors that influence the choices made. This research is characterized as descriptive, and exploratory with a quantitative approach. Other previous studies carried out in other countries were used to support this research, such as Law (2009) and Del Chiappa (2013). In the final data collection, 131 questionnaires were obtained with hotel guests in Natal, RN. Data analysis was performed through descriptive statistics, as well as means comparison (ANOVA) to analyze the objectives outlined in the research. Tukey test was used to verify if there were any differences between the means of the studied groups. Among the main results, it was found that most respondents (59%) are occasional consumers of OTAs, followed by moderate users (30.6%), and a small number (9.9%) are frequent OTAs users. Regarding the type of travel, it can be concluded that domestic and leisure travel are the most targeted by accommodation consumers when booking through OTAs. These results provide managers of tourism enterprises, whether traditional or online travel agencies, with useful information on users of online reservations.
  • Comunicação on-line e off-line para marca-país: um estudo exploratório sobre a Marca Brasil Papers

    Kanazawa, Flávio Notomi; Giraldi, Janaina de Moura Engracia; Oliveira, Jorge Henrique Caldeira de

    Resumo em Português:

    Resumo A acirrada competição internacional entre destinos turísticos força seus gestores a oferecer a seus públicos propostas de valor únicas, buscando melhorar suas imagens e destacando seus diferenciais e experiências turísticas exclusivas. Nesse processo, a adequada gestão e comunicação de uma marca-país se torna ainda mais relevante. O número cada vez maior de pessoas que utilizam a internet para planejar suas viagens gera nos gestores de marcas-país a preocupação de construir uma sólida atuação digital para suas marcas. Diante desse cenário, este artigo buscou compreender as práticas de gestão e comunicação desenvolvidas para a Marca Brasil e sua forma de atuação na internet. Para tal, foi feita uma pesquisa qualitativa e exploratória que realizou entrevis-tas em profundidade conduzidas de forma semiestruturada com os profissionais da Embratur responsáveis pela gestão da Marca Brasil e sua atuação online. Os resultados deste artigo descrevem os objetivos centrais da marca, suas aplicações e atividades desenvolvidas para atingi-los, dando ênfase às suas atuações através do website Visit Brasil e suas páginas em mídias sociais.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen La feroz disputa internacional entre los destinos turísticos obliga a sus gerentes a ofrecer a su público propuestas de valor únicas, tratando de mejorar su imagen y destacando sus diferencias y experiencias turísticas exclusivas. En este processo, la correcta administración y comunicación de una marca país és aún más importante. El número cada vez mayor de personas que utilizan la internet para planear viajes preocupa los gerentes de la marca país a construir una sólida presencia digital para sus marcas. En ese panorama, este estudio anheló entender las actividades de administración y comunicación aplicadas a la Marca Brasil y su presencia digital. Para eso, fue utilizado el método qualitativo y exploratorio que realizó una entrevista con los gerentes de la Marca Brasil y sus actividades online. Los resultados de este estudio describen los objetivos principales de la marca, sus aplicaciones y las actividades realizadas para alcanzarlos, enfatizando sus actividades por medio del website Visit Brasil y sus páginas en medios sociales.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The fierce international competition among tourist destinations forces their managers to offer their public unique value propositions, seeking to improve their images and highlighting their unique tourist experiences and advantages. In this process, the proper management and communication of a country brand becomes even more relevant. The growing number of people who use the Internet to plan their trips causes country brand managers to be concerned with building a solid digital performance for their brands. In this context, this article sought to understand the management and communication practices developed for the Marca Brasil (Brazil Brand) and its activities on the Internet. To this end, a qualitative and exploratory research was carried out by conducting in-depth, semi-structured interviews with Embratur professionals responsible for the management of the Brazil Brand and its online performance. The results of this article describe the core objectives of the brand, its applications, and the activities developed to achieve them, emphasizing their actions through the Visit Brazil website and its social media channels.
  • Os signos e símbolos do patrimônio nas ações do marketing, uma relação possível? Reflexões a partir das campanhas da Feira Nacional do Doce (Fenadoce) de Pelotas/RS, Brasil Papers

    Berselli, Cristiane; Tricárico, Luciano Torres; Rossini, Diva de Mello

    Resumo em Português:

    Resumo Este estudo surgiu da necessidade de compreender se o marketing, pautado pela estra-tégia mercadológica, considera os signos e signos patrimoniais para a construção da marca e imagem no turismo. Na busca por responder este questionamento, a metodolo-gia utilizada foi a investigação exploratória de caráter qualitativa, desenvolvido por meio de análise de conteúdo (Bardin, 2011). Foram identificadas as categorias identi-dade, patrimônio e marketing e suas subcategorias a partir da literatura levantada no referencial teórico. Feito isso, foram analisadas as campanhas utilizadas pela Feira Nacional do Doce - Fenadoce, para reconhecer como a identidade e o patrimônio ima-terial da cultura doceira de Pelotas (RS), Brasil, estão sendo inseridos pelos gestores de marketing. Todas as categorias e subcategorias foram encontradas no conteúdo das mensagens, estando mais ou menos explícitas nas cinco campanhas analisadas. Con-clui-se que a relação entre patrimônio e marketing somente será possível se a primeira categoria estiver inserida na segunda. Além de contribuições gerenciais, as categorias e subcategorias encontradas contribuem para pesquisas futuras similares.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Este estudio surgió de la necesidad de comprender si el marketing, pautado por la estrategia mercadológica, considera los signos y signos patrimoniales para la construcción de la marca e imagen en el turismo. En la búsqueda por responder este cuestionamiento, la metodología utilizada fue la investigación exploratoria de carácter cualitativo, desarrollado por medio de análisis de contenido (Bardin, 2011). Se identificaron las categorías identidad, patrimonio y marketing y sus subcategorías a partir de la literatura levantada en el referencial teórico. En este sentido, se han analizado las campañas utilizadas por la Feria Nacional del Dulce - Fenadoce, para reconocer cómo la identidad y el patrimonio inmaterial de la cultura dulce de Pelotas (RS), Brasil, están siendo insertados por los gestores de marketing. Todas las categorías y subcategorías se encontraron en el contenido de los mensajes, estando más o menos explícitas en las cinco campañas analizadas. Se concluye que la relación entre patrimonio y marketing solamente será posible si la primera categoría está insertada en la segunda. Además de contribuciones gerenciales, las categorías y subcategorías encontradas contribuyen a investigaciones futuras similares.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This study emerges from the need to understand if marketing strategies consider heritage symbols and signs in tourism branding and image building. This is an exploratory study of a qualitative nature using content analysis (Bardin, 2011) to answer the research question. Identity, heritage, and marketing categories and their subcategories were identified in the literature review on the topic. After, the advertising campaigns of Feira Nacional do Doce (Fenadoce) were analyzed, to understand how the identity and intangible heritage of the ‘sweet culture’ of Pelotas (RS), Brazil, are being used by marketing managers. All categories and subcategories were found, to some extent, in the messages in the five advertising campaigns analyzed. The findings suggest that the relationship between heritage and marketing will only be possible if the first category is inserted in the second. In addition to managerial contributions, the categories and subcategories found can be used in similar studies in future research.
  • Avaliação do Potencial Geoturístico do Parque Estadual Serra do Rola Moça/MG Papers

    Reis, Dayane Letícia Rodrigues dos

    Resumo em Português:

    Resumo A geodiversidade é bastante visada pelo turismo e, neste sentido, o geoturismo evidencia os aspectos e promove a divulgação do meio abiótico em uma linguagem acessível ao publico leigo. Diante do potencial de uso da geodiversidade, é necessário que se estabeleçam medidas de planejamento para sua utilização sustentável. Sendo assim, o presente artigo tem como objetivo geral identificar geossítios localizados no Parque Estadual Serra do Rola Moça (PESRM), Minas Gerais, realizando avaliação quantitativa e do risco de degradação com ênfase no uso turístico. Os procedimentos metodológicos utilizados foram pesquisa bibliográfica e levantamento de dados em campo. Para a quantificação dos geossítios foi adaptada à metodologia proposta por Brilha (2015), ou seja, foram realizadas mudanças em alguns dos critérios sugeridos pelo autor, levando em consideração a realidade da área de estudo. A partir da identificação e quantificação dos geossítios foi evidenciado que o geoturismo pode ser desenvolvido no PESRM, embora se tenha identificado algumas deficiências na infraestrutura dos geossítios. Dessa forma, acredita-se que o desenvolvimento de atividades geoturísticas irá contribuir para o conhecimento e conservação da geodiversidade local, mas para isso é necessário à elaboração de estratégias que envolvam os gestores do PESRM, a comunidade local e acadêmica.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen La geodiversidad es bastante visada por el turismo y, en este sentido, el geoturismo evidencia los aspectos y promueve la divulgación del medio abiótico en un lenguaje accesible al publico laico. Ante el potencial de uso de la geodiversidad, es necesario que se establezcan medidas de planificación para su utilización sostenible. Por lo tanto, el presente artículo tiene como objetivo general identificar geosítios localizados en el Parque Estatal Serra do Rola Moça (SRMSP), Minas Gerais, realizando evaluación cuantitativa y del riesgo de degradación con énfasis en el uso turístico. Los procedimientos metodológicos utilizados fueron investigación bibliográfica y levantamiento de datos en campo. Para la cuantificación de los geosítios fue adaptada a la metodología propuesta por Brilha (2015), o sea, se realizaron cambios en algunos de los criterios sugeridos por el autor, teniendo en cuenta la realidad del área de estudio. A partir de la identificación y cuantificación de los geosítios se evidenció que el geoturismo puede ser desarrollado en la SRMSP, aunque se han identificado algunas deficiencias en la infraestructura de los geosítios. De esta forma, se cree que el desarrollo de actividades geoturísticas contribuirá al conocimiento y conservación de la geodiversidad local, pero para ello es necesario la elaboración de estrategias que involucren a los gestores del SRMSP, la comunidad local y académica.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Geodiversity is highly regarded by tourism and, in this sense, geotourism highlights the aspects and promotes the dissemination of the abiotic environment in a language accessible to a lay audience. Faced with the potential of using geodiversity, it is necessary to establish planning measures for its sustainable use. Thus, the present article has the general objective of identifying geosites located in the Serra do Rola Moça State Park, Minas Gerais, performing a quantitative evaluation and risk of degradation with an emphasis on tourism use. The methodological procedures used were bibliographic research and field data collection. For the quantitative assessment of the geosites the methodology proposed by Brilha (2015) was adapted, that is, changes were made in some of the criteria suggested by the author, considering the context of the study area. From the identification and quantification of the geosites it was evidenced that geotourism can be developed in the Serra do Rola Moça State Park, although some deficiencies in the infrastructure of the geosites have been identified. Thus, it is believed that the development of geotourism will contribute to the knowledge and conservation of the local geodiversity, but for this it is necessary to develop strategies that involve managers, local community, and academia.
  • Gestão regional do turismo - participação e representatividade no Conselho Regional de Turismo das Agulhas Negras- RJ Papers

    Bantim, Natasha Ribeiro; Fratucci, Aguinaldo Cesar

    Resumo em Português:

    Resumo Esse artigo objetiva analisar empiricamente um dos instrumentos de tomada de decisão e gestão de destinos turísticos indicado pelas políticas públicas brasileiras: a instância de governança regional. A relevância desse estudo reside no fato de que no caso do setor de turismo brasileiro, os estudos de políticas públicas abrangendo a composição dos agentes participantes, arenas, processos decisórios e seus efeitos ainda são incipientes. A instância aqui estudada apresenta-se em formato de Conselho Regional de Turismo (CONRETUR) da região Agulhas Negras- RJ, que se destaca por ter sido pioneira no Estado do Rio de Janeiro na constituição de um colegiado participativo em nível regional. Os resultados aqui apresentados são parciais de uma pesquisa de dissertação de mestrado e foram alcançados a partir de pesquisa bibliográfica acerca do turismo na Região das Agulhas Negras, análise documental em registros regionais, estaduais e federais e de entrevistas em profundidade realizada com lideranças do CONRETUR no primeiro semestre de 2017. A falta de participação e de representatividade dos membros do Conselho alinhados às dificuldades de gerir um território regionalizado e a alta dependência de membros da esfera pública constituem-se fatores decisivos para que essa instância de governança passe por momentos de dificuldade atualmente.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Este artículo objetiva analizar empíricamente uno de los instrumentos de toma de decisión y gestión de destinos turísticos indicado por las políticas públicas brasileñas: la instancia de gobernanza regional. La relevancia de este estudio es que en el caso del sector de turismo brasileño, los estudios de políticas públicas que abarcan la composición de los agentes participantes, arenas, procesos decisorios y sus efectos son incipientes. La instancia aquí estudiada se presenta como Conselho Regional de Turismo (CONRETUR) de la región Agulhas Negras- RJ, que se destaca por haber sido pionera en el Estado de Río de Janeiro en la constitución de un colegio participativo a nivel regional. Los resultados aquí presentados son resultados parciales de una disertación de maestría y se alcanzaron a partir de la investigación bibliográfica sobre el turismo en la región Agulhas Negras, análisis documental en registros regionales, estatales y federales y de entrevistas en profundidad realizada con líderes del CONRETUR en el primer semestre de 2017. La falta de participación y de representatividad de los miembros del Consejo, alineada a las dificultades de gestionar un territorio regionalizado y la alta dependencia de miembros de la esfera pública, son factores decisivos para que esa instancia de gobernanza pase por momentos de dificultad actualmente.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This article aims to empirically analyze one of the decision-making and management tools for tourist destinations indicated by Brazilian public policies: the regional govern-ance instance. The relevance of this study is that in the case of the Brazilian tourism sector, studies of public policies that include the composition of the participating agents, arenas, decision-making processes and their effects are incipient. The governance in-stance studied here is presented as Conselho Regional de Turismo (CONRETUR) Agulhas Negras-RJ, which stands out for having been a pioneer in the State of Rio de Janeiro in the constitution of a participatory collegiate at the regional level. The results presented here are partial results of a master's dissertation and were obtained from bibliograph-ical research about tourism in the Agulhas Negras region, documentary analysis in re-gional, state and federal registries and in-depth interviews with CONRETUR leaders in the first semester of 2017. The lack of participation and representativeness of the members of the Council, aligned with the difficulties of managing a regionalized territory and the high dependence of members of the public sphere, are decisive factors for this instance of governance to pass through moments of difficulty currently.
  • Autêntica Cuba: análise da publicidade turística de 2002-2016 Papers

    Barrios, Yanet Maria Reimondo; Reis, Clóvis

    Resumo em Português:

    Resumo O turismo e a publicidade configuram-se como campos de estudos que ganham interesse e espaço no mundo acadêmico, essencialmente no âmbito das Ciências Sociais Aplicadas. O presente trabalho busca analisar o discurso publicitário turístico cubano, proporcionando interpretações possíveis dos conteúdos (texto/imagem) contidos na sua publicidade, com o fim de perceber a forma como o país foi promovido nas últimas décadas. O corpus de análise foi composto por 50 cartazes das quatro campanhas de publicidade turística cubana realizadas entre 2002 e 2016. Por meio de métodos e procedimentos de pesquisa que incluíram a análise morfológica e de conteúdo, entrevistas semiestruturadas e análise documental, a pesquisa constatou que a diversificação dos produtos e incentivos que oferece o destino constituiu a principal estratégia de comunicação no período, e que os atrativos culturais são a âncora da publicidade turística da ilha.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen El turismo y la publicidad se configuran como campos de estudios que ganan interés y espacio en el mundo académico, esencialmente en el ámbito de las Ciencias Sociales Aplicadas. El presente trabajo busca analizar el discurso publicitario turístico cubano, proporcionando interpretaciones posibles de los contenidos (texto / imagen) incluidos en su publicidad, con el fin de percibir la forma como el país ha sido promovido en las últimas décadas. El cuerpo de análisis fue compuesto por 50 carteles de las cuatro campañas de publicidad turística cubana realizadas entre 2002 y 2016. Por medio de métodos y procedimientos de investigación que incluyeron el análisis morfológico y de contenido, entrevistas semiestructuradas y análisis documental, la investigación constató que la investigación la diversificación de los productos e incentivos que ofrece el destino constituyó la principal estrategia de comunicación en el período y que los atractivos culturales son el ancla de la publicidad turística de la isla.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Tourism and advertising are fields of study that gain interest and space in the academic world, essentially in the scope of Applied Social Sciences. The present work seeks to analyze the Cuban tourism advertising discourse, providing possible interpretations of the contents (text/image) contained in its advertising campaigns, in order to perceive the way the country was promoted in the last decades. The corpus of analysis consisted of 50 posters of the four Cuban tourism advertising campaigns carried out between 2002 and 2016. Through research methods and procedures that included morphological and content analysis, semi-structured interviews, and documentary analysis, the research found that diversification of products and incentives offered by the destination was the main communication strategy in the period, and that cultural attractions are the anchor of the tourist advertising of the island.
  • Empreendedorismo de migrantes, práticas de criação de valor e transformação urbana em São Paulo, Brasil Papers

    Lugosi, Peter; Allis, Thiago

    Resumo em Português:

    Resumo Este artigo analisa práticas de empreendedorismo de migrantes, incluindo refugiados, que são proprietários ou administram negócios vinculados à prestação de serviços e experiências de alimentação, hospitalidade, lazer, turismo e eventos. Baseado em dados empíricos coletados em São Paulo (Brasil), o estudo, do ponto de vista conceitual, aborda as formas através das quais imigrantes criam "bens" culturais (englobando objetos materiais, serviços e experiências), que foram submetidos a processos de valoração. O artigo considera as práticas através das quais migrantes mobilizam identidades, histórias, e conhecimentos culturais específicos como recursos para a construção experiências. Ademais, diferenciamos cinco conjuntos de práticas: a objetificação do eu, a estetização da alteridade, autenticação de experiências gastronômicas em locais específicos, construção de locais de hospitalidade como espaços culturais e práticas de “vitrinização” (criando plataformas para a divulgação de talentos dos migrantes). Discutimos potenciais consequências dessas práticas para migrantes, consumidores, ambientes urbanos e seus residentes, e identificamos caminhos para pesquisas futuras.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Este artículo analiza iniciativas empresariales de migrantes, refugiados incluídos, que son propietarios o gestores de negocios vinculados a la oferta de servicios y experiencias de alimentación, hospitalidad, ocio, turismo y eventos. A partir de recolección de datos en São Paulo (Brasil), el estudio, desde el punto de vista conceptual, aborda las formas a través de las cuales migrantes crean "bienes" culturales (englobando objetos materiales, servicios y experiencias), que fueron sometidos a procesos de valoración. Además, se diferencian cinco conjuntos de prácticas: la objetificaación del yo, la estetización de la alteridad, autenticación de experiencias gastronómicas en lugares específicos, construcción de locales de hospitalidad como espacios culturales y prácticas de vitrinización (creando plataformas para la promoción de talentos de los migrantes). Discutimos posibles consecuencias de estas prácticas para migrantes, consumidores, entornos urbanos y sus residentes, e identificamos caminos para futuras investigaciones.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This paper examines the entrepreneurial practices of migrants, including refugees, establishing and operating businesses providing food, hospitality, leisure, tourism and events-related services and experiences. Drawing on empirical data gathered in São Paulo, Brazil, the study conceptualises how migrants create cultural ‘goods’ (encompassing material objects, services and experiences), which have been subjected to valuation processes. The paper considers the practices through which migrants mobilise identities, histories, and culturally-specific knowledge as resources in constructing experiential propositions. Moreover, we distinguish between five sets of practices: objectification of self; aestheticisation of otherness; authentication of place-specific food experiences; constructing hospitality venues as cultural spaces; and vitrine-ing (creating platforms for showcasing migrant talent). We discuss the potential consequences of these practices for migrants, consumers, urban environments and their residents, and identify avenues for future research.
Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Turismo Rua Silveira Martins, 115 - cj. 71, Centro, Cep: 01019-000, Tel: 11 3105-5370 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: edrbtur@gmail.com