Acessibilidade / Reportar erro

Efeito da resistência à erosão eólica da lavoura de conservação: o caso do solo de castanheiro no planalto da Mongólia

Resumo

Para avaliar quantitativamente o efeito da altura do restolho e da cobertura morta na resistência do solo à erosão do vento em terras cultivadas protegidas de castanheiros sob diferentes condições de velocidade do vento, foram realizados testes de conservação e lavoura convencional no planalto da Mongólia, China, utilizando um túnel móvel de vento de erosão do vento. Os solos de castanha são um tipo de solo em ecossistemas semi-áridos frágeis que são suscetíveis à desertificação após a erosão pelo vento e são encontrados principalmente na Ásia Central e no continente norte-americano. Os resultados mostram que a erosão do solo na lavoura de conservação é menor do que a lavoura convencional em diferentes velocidades de vento. A resistência da lavoura de conservação à erosão do solo pelo vento aumenta com o aumento da altura do restolho e da cobertura. Com uma altura do restolho de 300 mm e uma cobertura de 50%, a eficiência média de resistência da lavoura de conservação à erosão pelo vento é de 74,82%, evitando efetivamente a erosão pelo vento dos solos agrícolas.

Palavras-chave
Lavoura de conservação; Erosão do vento no solo; Túnel de vento móvel; Eficiência na resistência à; erosão do vento; Solo castanho.

Universidade Federal do Ceará Av. Mister Hull, 2977 - Bloco 487, Campus do Pici, 60356-000 - Fortaleza - CE - Brasil, Tel.: (55 85) 3366-9702 / 3366-9732, Fax: (55 85) 3366-9417 - Fortaleza - CE - Brazil
E-mail: ccarev@ufc.br