Acessibilidade / Reportar erro

O efeito da derivação gástrica em Y de Roux no tratamento da hipertensão e do diabetes

RESUMO

Introdução:

a obesidade tornou-se problema de saúde pública no Brasil e no mundo, devido à alta prevalência. É considerada fator de risco para doenças metabólicas, como hipertensão arterial sistêmica (HAS) e diabetes Mellitus tipo 2 (DM2). Embora a modificação do estilo de vida possa controlar e até levar à remissão total do DM2, a maioria dos pacientes tem dificuldade em controlar a glicemia. Estudos recentes mostram que a derivação gástrica em Y de Roux (RYGB) é eficiente para a perda de peso e o controle de comorbidades em pacientes obesos.

Objetivo:

analisar o efeito da técnica RYGB no controle e tratamento de comorbidades relacionadas à obesidade.

Método:

trata-se de estudo de coorte retrospectivo, com informações obtidas pela revisão de prontuários, com coleta de dados no pré e pós-operatório de pacientes submetidos a cirurgia bariátrica. Selecionamos para o estudo aqueles com DM2 e HAS.

Resultados:

252 pacientes foram submetidos à RYGB no serviço. Setenta e nove (31,3%) tinham DM2 e 64 tinham HAS associada a DM2. Com relação ao DM2 e à HAS, 37,9% e 43,7%, respectivamente, apresentaram remissão total da doença após a operação. Houve redução no pós-operatório do uso de Metformina, insulina/Gliclazida, Propranolol, Losartana e Hidroclorotiazida em 62%, 10,1%, 100%, 26,5% e 22,8% dos pacientes, respectivamente.

Conclusão:

a técnica da RYGB é efetiva na remissão do DM2 e HAS. Mesmo nos casos em que não houve a remissão total das doenças, houve queda significativa no uso de medicamentos usados para o tratamento.

Palavras chave:
Cirurgia Bariátrica; Diabetes Mellitus; Hipertensão; Obesidade

Colégio Brasileiro de Cirurgiões Rua Visconde de Silva, 52 - 3º andar, 22271- 090 Rio de Janeiro - RJ, Tel.: +55 21 2138-0659, Fax: (55 21) 2286-2595 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: revista@cbc.org.br