Acessibilidade / Reportar erro

Efeito do celecoxibe nas alterações microscópicas da mucosa esofágica de ratos causadas por esofagojejunostomia

OBJETIVO:

avaliar o efeito do celecoxibe como função protetora na mucosa esofágica, em ratos machos Wistar, submetidos à esofagojejunostomia.

MÉTODOS:

sessenta animais oriundos do biotério da Universidade de Ciências da Saúde de Alagoas foram utilizados para o experimento. Os animais foram distribuídos em quatro grupos: Grupo I, 15 ratos que foram submetidos à esofagojejustomia e que utilizaram o celecoxibe no pós-operatório, Grupo II, 15 ratos submetidos à esofagojejunostomia sem uso de celecoxibe, Grupo III, 15 ratos submetidos à celiotomia com manipulação de alças, e Grupo IV, 15 ratos sem cirurgia e que utilizaram celecoxibe. O período de observação foi de 90 dias. Após a morte dos animais, o seguimento distal do esôfago foi ressecado e enviado para análise macro e microscópicas.

RESULTADOS:

a esofagojejunostomia causou esofagite macro e microscópica. A esofagite foi igual tanto no grupo I quanto no II. Nos animais dos grupos III e IV não foram desenvolvidas lesões esofagianas.

CONCLUSÕES:

o celecoxibe não teve efeito protetor nem indutor nas esofagites, mas obteve efeito protetor nas displasias dos animais do grupo I.

Esofagite de refluxo; Epitélio/histologia; Inflamação; Cirurgia; Ratos Wistar


Colégio Brasileiro de Cirurgiões Rua Visconde de Silva, 52 - 3º andar, 22271- 090 Rio de Janeiro - RJ, Tel.: +55 21 2138-0659, Fax: (55 21) 2286-2595 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: revista@cbc.org.br