Acessibilidade / Reportar erro

ANÁLISE DOS PERIÓDICOS DA CIRURGIA E CIRURGIA CARDIOVASCULAR

Objetivo:

Analisar criticamente a eficácia e valor de indicadores bibliométricos dos periódicos da Cirurgia e Cirurgia Cardiovascular no contexto dos Programas de Pós-Graduação da área Medicina III da CAPES.

Métodos:

Foi avaliada uma amostragem com 16 programas acadêmicos e um mestrado profissional da área de Medicina III, compreendendo a Cirurgia Geral e do Aparelho Digestivo, a Cirurgia Cardiovascular e Cursos Multidisciplinares com estes conteúdos. Utilizaram-se as bases de dados Thomson Reuters/ISI (JCR), Elsevier/Scopus (SJR), além do Scielo.

Resultados:

Somente nos programas 7, os docentes têm média de artigos Qualis A1 maior ou igual que os demais estratos. Apenas 11 periódicos da área de Cirurgia estão no estrato A1 (5%) e na Cirurgia Cardiovascular são 25%. Dos seis periódicos com o maior número de publicações na área Medicina III, Qualis A1, cinco não são específicos da área. A Acta Cirúrgica Brasileira representou 58% das publicações no estrato A2. Há alguns óbices na classificação Qualis com pouca uniformidade entre as Medicinas I, II e III.

Conclusões:

Se impõe a criação de um comitê permanente para atualização do Qualis, composto pelas três áreas da Medicina. Deve-se ponderar a utilização de outras bases de indexação e a unificação dos critérios Qualis para as revistas das áreas de medicina. Critérios de classificação dos periódicos multi e transdisciplinares precisam ser revistos. É imprescindível suporte financeiro institucional aos periódicos nacionais escolhidos pelos pares visando informatização completa e prover revisão profissional da língua inglesa, tendo como meta a elevação do fator de impacto.

Educação de Pós-Graduação; Bibliometria; Indicadores; Avaliação educacional


Colégio Brasileiro de Cirurgiões Rua Visconde de Silva, 52 - 3º andar, 22271- 090 Rio de Janeiro - RJ, Tel.: +55 21 2138-0659, Fax: (55 21) 2286-2595 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: revista@cbc.org.br