Acessibilidade / Reportar erro

Laparoscopia e lavado peritoneal no pré-operatório do adenocarcinoma gástrico: podemos modificar a conduta?

RESUMO

Objetivo:

avaliar se a laparoscopia com lavado peritoneal é superior à tomografia computadorizada para o estadiamento do adenocarcinoma gástrico e se pode modificar a conduta cirúrgica do paciente.

Métodos:

estudo retrospectivo de 46 pacientes portadores de adenocarcinoma gástrico tratados pela equipe de cirurgia digestiva do Hospital de Clínicas de Passo Fundo (RS), de janeiro de 2015 a dezembro de 2018, e submetidos à laparoscopia com lavado peritoneal pré-operatório. Todos os pacientes foram submetidos ao estadiamento clínico pré-operatório com tomografia computadorizada.

Resultados:

dos 46 pacientes analisados, a maioria apresentava tumores localizados na cárdia (34,8%), pouco diferenciados (69,6%) e do subtipo células em anel de sinete (65,2%). Em 91,3% deles a tomografia computadorizada não identificou carcinomatose peritoneal ou metástases à distância. Entre estes pacientes com tomografia computadorizada negativa para doença à distância, 21,8% apresentaram lavado peritoneal positivo para células neoplásicas e tiveram suas condutas terapêuticas modificadas.

Conclusão:

a laparoscopia e o lavado peritoneal alteraram a decisão cirúrgica em 21,8% dos pacientes, proporcionando um estadiamento pré-operatório mais fidedigno no adenocarcinoma gástrico.

Descritores:
Adenocarcinoma; Neoplasias Gástricas; Laparoscopia; Lavagem Peritoneal; Período Pré-Operatório; Estadiamento de Neoplasias.

Colégio Brasileiro de Cirurgiões Rua Visconde de Silva, 52 - 3º andar, 22271- 090 Rio de Janeiro - RJ, Tel.: +55 21 2138-0659, Fax: (55 21) 2286-2595 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: revista@cbc.org.br