Acessibilidade / Reportar erro

Sarcoma primário de fígado em adultos: revisão sistemática

RESUMO

Introdução:

o sarcoma primário do fígado é uma neoplasia rara, que acomete mais frequentemente crianças. Nos adultos, representa espectro de neoplasias de prognóstico reservado. Entretanto, em nenhuma faixa etária há consenso sobre a terapêutica de escolha dessas lesões, motivando revisão sistemática com objetivo de elencar opções de tratamento, fatores prognósticos e sobrevida.

Material/Método:

realizamos revisão sistemática dos artigos publicados nas bases de dados Pubmed, Medline, LiLacs e Scielo, de 1966 a março/2019, contendo as palavras-chaves: primary-liver-sarcoma e primary-hepatic-sarcoma. Foram incluídos estudos que incluíram pacientes com idade a partir de 18 anos e publicados em inglês, português e espanhol. Relatos de caso, tumores metastáticos e pacientes com múltiplos diagnósticos oncológicos foram excluídos. Foram encontrados inicialmente 1.318 artigos, desses, 1.206 foram excluídos por estarem fora dos critérios de inclusão. Dos 112 artigos analisados e discutidos, 15 foram incluídos nesse artigo (14 séries de casos e 1 estudo de coorte retrospectivo).

Resultado:

os tratamentos propostos para o sarcoma primário do fígado em adultos incluíram cirurgia e/ou quimioterapia e/ou radioterapia ou transplante hepático. Os tipos histológicos mais frequentemente relados foram angiossarcoma (32%), leiomiossarcoma (29%), hemangioendotelioma epitelioide (15%) e sarcoma embrionário (7%). Tipo histológico, grau de diferenciação e resseção R0 foram os principais fatores de bom prognóstico. A sobrevida média total variou de dois a 23 meses. A sobrevida em cinco anos variou entre 0 e 64%, em média 21%.

Conclusão:

ressecção cirúrgica R0 é a base do tratamento dos sarcomas primários do fígado. Esse grupo heterogêneo de tumores requer desenvolvimento de terapias sistêmicas efetivas para melhoria do prognóstico.

Palavras chave:
Fígado; Sarcoma; Neoplasias Hepáticas; Revisão Sistemática

Colégio Brasileiro de Cirurgiões Rua Visconde de Silva, 52 - 3º andar, 22271- 090 Rio de Janeiro - RJ, Tel.: +55 21 2138-0659, Fax: (55 21) 2286-2595 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: revista@cbc.org.br