EDITORIAL
Com satisfação entrego o sexto volume composto por 35 contribuições científicas, sendo 28 artigos originais, 3 artigos de revisão de literatura e 3 relatos de casos e 1 artigo especial nas áreas da audiologia, linguagem, saúde coletiva, motricidade orofacial, disfagia e voz.
Quanto aos artigos originais, Blasca, Picolini, Silva, Campos, Pinto, Brasolotto, Alvarenga e Maximino apresentam a primeira contribuição sobre Projeto Jovem Doutor Bauru: capacitação de estudantes do ensino médio em saúde auditiva. A segunda contribuição é de Dantas e Higuchi sobre a Abordagem dos profissionais de saúde frente ao programa de prevenção de perda auditiva no Pólo Industrial de Manaus. Cruz, Andrade e Gil escrevem a terceira contribuição sobre a Eficácia do treinamento auditivo formal em adultos com distúrbio do processamento auditivo (central). A quarta contribuição é de Matos e Frota sobre a Influência das perdas auditivas sensorioneurais na ordenação temporal.
Mondelli, Ventura e Feniman apresentam a quinta contribuição sobre a Ocorrência de perda auditiva unilateral em pacientes com fissura labiopalatina.Queixa de vertigem e prática de atividade física regular em pessoas idosas é a sexta contribuição de autoria de Bazoni, Moreira, Mendes, Melo, Teixeira e Marchiori. Lindau, Delecrode e Cardoso apresentam a sétima contribuição sobre Achados timpanométricos em um grupo e escolares. O tema O ruído na ambiência do alojamento conjunto na maternidade de referencia para gestação de alto risco: percepção das usuárias e dos profissionais de enfermagem é a oitava contribuição apresentado por Pivatto e Gonçalves.
O estudo intitulado Avaliação do desenvolvimento cognitivo e afetivo-social de crianças com perda auditiva é a nona contribuição das autoras Tabaquim, Nardi, Ferrari, Moretti, Yamada e Bevilacqua. Costa, Aurélio, Rodrigues e Silva apresentam a décima contribuição intitulada Normatização do potencial evocado auditivo de tronco encefálico em recém-nascidos. A décima primeira contribuição Santos, Seligman, Souza e Rossi sobre a Exposição a níveis de pressão sonora em sala de aula, imitanciometria e teste SSW em escolares de 3º e 4º ano do Ensino Fundamental.
A décima segunda contribuição de Ortiz e Marinelli discorre sobre a Investigação da presença e percepção da evolução da queixa de disfagia em pacientes afásicos. Avaliação do conhecimento da enfermagem sobre cuidados a pacientes disfágicos internados em unidade de terapia intensiva é a décima terceira contribuição de Albini, Soares, Wolf e Gonçalves. O estudo intitulado Preferência de lado mastigatório e simetria facial em laringectomizados totais: estudo clínico e eletromiográfico é a décima quarta contribuição de Nascimento, Lima, Freitas, Silva, Balata, Cunha e Silva. Ries, Schmidt, Briesemeister e Schivinski apresentam o décimo quinto estudo sobre a Associação da atividade mastigatória com a função motora ampla, espasticidade e classificação topográfica na paralisia cerebral.
A décima sexta contribuição de Monti, Botega, Lima e Kubota é sobre a Demanda para intervenção fonoaudiológica em uma unidade neonatal de um hospital-escola. O estudo intitulado Relação entre a desnutrição infantil e a antropometria orofacial é a décima sétima contribuição de autoria de Kusniec, Tambellini, Giacomeli, Cattoni e Rehder. Ferreira, Maciel, Castro e Lemos apresentam a décima oitava contribuição Estudo das relações comunicativas no processo de gestão de uma instituição de saúde.
Os atores Escarce, Araújo, Friche e Motta apresentam a décima nona contribuição sobre a Influência da orientação sobre aleitamento materno no comportamento das usuárias de um hospital universitário. A vigésima contribuição é sobre Uma análise das dissertações e teses sobre Implante Coclear no período de 2000 a 2010 de autoria de Barbosa, Van Munster e Costa. O tema Trajetória profissional de egressos em Fonoaudiologia de autoria de Teixeira, Rodrigues, Santos, Cardoso, Gama e Resende é a vigésima primeira contribuição.
A vigésima segunda contribuição é sobre a Avaliação da eficácia do laser de baixa intensidade no tratamento das disfunções têmporo-mandibular: estudo clínico randomizado dos autores Catão, Oliveira, Costa e Carneiro. O artigo Expressão de certeza e dúvida na gagueira: estudo dos aspectos temporais da fala dos autores Celeste e Reis é a vigésima terceira contribuição. Granzotti, Negrini, Fukuda e Takayanagui apresentam a vigésima quarta contribuição intitulada Aspectos da linguagem em crianças infectadas pelo HIV. Perfil da fluência: análise comparativa entre gagueira desenvolvimental persistente familial e isolada é a vigésima quinta contribuição dos autores Oliveira, Fiorin, Nogueira e Laroza.
A vigésima sexta contribuição é de Berberian, Bortolozzi, Massi, Biscouto, Enjiu e Oliveira intitulada Análise do conhecimento de professores atuantes no Ensino Fundamental acerca da linguagem escrita na perspectiva do letramento. Rosa Neto, Xavier e Santos apresentam o tema Caracterização da leitura e escrita. A vigésima oitava contribuição é sobre as Variações semânticas nos enunciados de crianças em processo de desenvolvimento da linguagem oral: estudo preliminar de autoria de Silva e Brito.
Illness, disability or cultural identity? Interpretation of deafness and answers from the Spanish educational system é um artigo especial e a vigésima nona contribuição dos autores López-González e Llorent.
O artigo de revisão de literatura intitulado Interferência binaural de autoria de Azevedo, Vaucher, Duarte, Biaggio e Costa é a trigésima contribuição. Exercícios de trato vocal semiocluído é a trigésima primeira contribuição de autoria de Lima, Christmann, Cielo e Brum. A trigésima segunda contribuição é de Guimarães e Oda intitulada Instrumentos de avaliação de linguagem infantil: aplicabilidade em deficientes.
A trigésima terceira contribuição intitulada Verificação da eficiência da abordagem terapêutica miofuncional em casos de desvio fonológico, fonético e fonético-fonológico é de Costa, Mezzomo e Keske-Soares. A trigésima quarta contribuição é de autoria de Kunst, Oliveira, Costa, Wiethan e Mota intitulada Eficácia da fonoterapia em um caso de afasia expressiva decorrente de acidente vascular encefálico. A trigésima quinta e última contribuição é de autoria Sales, Cola, Jorge, Peres, Santos, Giacheti e Silva sobre a Análise quantitativa da deglutição orofaríngea em indivíduo gastrostomizado com lipofuscinose ceróide neuronal.
Finalizo este editorial desejando um Feliz Natal e um Feliz Ano-Novo. Boa leitura para todos!
Profa. Dra. Simone Aparecida Capellini
Datas de Publicação
-
Publicação nesta coleção
24 Jan 2014 -
Data do Fascículo
Dez 2013