Acessibilidade / Reportar erro

Análise de um programa de identificação e intervenção da perda auditiva nos primeiros anos de vida na atenção primária

RESUMO

Objetivo:

analisar a implantação e a eficácia de um programa de identificação e intervenção da perda auditiva nos primeiros anos de vida na atenção primária.

Métodos:

estudo experimental realizado em duas Unidades Básicas de Saúde. Participaram 23 agentes comunitários de saúde, capacitados por meio de um curso autoinstrucional online do Ministério da Saúde. Posteriormente, acompanharam a audição e a linguagem das crianças de zero a dois anos, encaminhando-as, se necessário, para avaliação audiológica. Para análise do conhecimento pré e pós curso online foi aplicado o teste de Wilcoxon e para comparação do desempenho entre os participantes das duas Unidades Básicas de Saúde empregou-se o teste de Mann Whitney, com adoção de p<0,05. Adicionalmente, avaliou-se a percepção qualitativa dos agentes comunitários participantes, os encaminhamentos realizados e o resultado da avaliação audiológica.

Resultados:

o curso online foi eficaz na melhoria do conhecimento dos participantes. Totalizaram-se 102 crianças acompanhadas, 15 delas encaminhadas para avaliação. Destas, quatro realizaram triagem auditiva e 11 realizaram a avaliação auditiva completa, sendo identificado um caso de perda auditiva condutiva.

Conclusão:

a implantação de um programa de identificação e intervenção da perda auditiva nos primeiros anos de vida na atenção primária, permeada por agentes comunitários de saúde, mostrou-se viável.

Descritores:
Perda Auditiva; Agentes Comunitários de Saúde; Capacitação em Serviço; Atenção Primária à Saúde

ABRAMO Associação Brasileira de Motricidade Orofacial Rua Uruguaiana, 516, Cep 13026-001 Campinas SP Brasil, Tel.: +55 19 3254-0342 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revistacefac@cefac.br