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Efetividade de um programa de aprimoramento vocal para professores

Effectiveness of a vocal improvement program for teachers

OBJETIVO: analisar parâmetros fonoarticulatórios de professores, pré e pós-programa de aprimoramento vocal. MÉTODO: um programa de aprimoramento vocal foi oferecido numa escola estadual do município de Campinas, São Paulo, Brasil. Treze professores aceitaram participar do programa. Devido ao critério de exclusão, apenas cinco foram selecionados para as análises. Os sujeitos foram previamente submetidos à avaliação laringológica. Foram realizados 12 encontros semanais de 1 hora e 30 minutos na própria escola. No primeiro e no último encontro os sujeitos gravaram três "frases-veículo". As gravações foram submetidas à análise perceptivo-auditiva (para avaliação do pitch, da modulação e da articulação) e acústica (para avaliação da freqüência fundamental, da extensão de freqüência e dos dois primeiros formantes). Os dados foram submetidos à análise estatística. RESULTADOS: mesmo com o pequeno número de sujeitos, os resultados do presente estudo, revelaram ampliação significante da extensão de freqüência, indicando maior uso deste recurso expressivo pós-aprimoramento, além do aumento estatisticamente significante de F1 nas vogais /i/ e /u/ pós-intervenção, sugerindo melhora no ajuste articulatório. CONCLUSÕES: não foram observadas modificações no pitch, modulação e articulação avaliados por meio da análise perceptivo-auditiva, bem como da freqüência fundamental pós-intervenção.

Voz; Docentes; Saúde do Trabalhador; Treinamento da Voz; Prevenção de Doenças


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