RESUMO
Objetivo: caracterizar o desempenho de escolares de 4º ano do Ensino Fundamental, com e sem indicativos de alterações de leitura e escrita, em consciência fonológica e compreensão de leitura e verificar possíveis correlações entre tais habilidades.
Métodos: participaram deste estudo 60 crianças do quarto ano do Ensino Fundamental I de duas escolas públicas, cujos pais assinaram o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. Os escolares foram selecionados e organizados em grupos com e sem indicativos de alterações de leitura e escrita. Todos foram avaliados individualmente em relação à consciência fonológica e compreensão de leitura de orações e textos por meio de testes padronizados. Os dados passaram por análise estatística.
Resultados: os escolares com indicativos de alterações de leitura e escrita tiveram pior desempenho em consciência fonológica e compreensão de leitura de orações e textos. Houve correlação entre a consciência fonológica e compreensão de leitura de textos nos dois grupos.
Conclusão: os escolares sem indicativos de alterações apresentaram melhor desempenho nas habilidades avaliadas. A presença de correlação entre a consciência fonológica e a compreensão de leitura de orações e de textos, evidencia a importância das habilidades metafonológicas, não apenas para consolidação de uma leitura proficiente, mas também para a compreensão leitora.
Descritores:
Avaliação; Leitura; Compreensão; Educação; Aprendizagem
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Valores do Coeficiente de Correlação de Spearman:Sílaba- com indicativos: r=0,53 (p=0,003) sem indicativos: r=0,02 (p=0,917)Fonema- com indicativos: r=0,67 (p=0,237) sem indicativos: r=0,07 (p=0,702)Total- com indicativos: r=0,63 (p<0,001) sem indicativos: r=0,02 (p=0,934)
Valores do Coeficiente de Correlação de Spearman:Sílaba- com indicativos: r=0,54 (p=0,002) sem indicativos: r=0,26 (p=0,160)Fonema- com indicativos: r=0,45 (p=0,013) sem indicativos: r=0,33 (p=0,078)Total- com indicativos: r=0,51 (p=0,004) sem indicativos: r=0,35 (p=0,060)

