Acessibilidade / Reportar erro

Relação entre extensão média do enunciado e vocabulário em crianças com desenvolvimento típico de linguagem

RESUMO

Objetivo:

investigar a existência de relação entre vocabulário e as medidas de extensão média do enunciado em crianças em fase de desenvolvimento da linguagem.

Métodos:

a amostra foi composta de 72 crianças com idades de 2 anos até 4 anos 11 meses e 29 dias, sendo 36 meninos e 36 meninas, distribuídos uniformemente em faixas etárias, com desenvolvimento típico de linguagem, matriculadas em escolas de educação infantil da rede pública municipal de Santa Maria (Rio Grande do Sul, Brasil). Foram realizadas filmagens da fala espontânea de cada sujeito e, após, realizou-se a análise do vocabulário e Extensão Média do Enunciado. Para análise estatística foram utilizados o Programa Statistical Analysis System, versão 9.2 e o coeficiente de correlação de Spearman, com nível de significância p<0.05.

Resultados:

foi verificada influência do gênero na correlação de Extensão Média do Enunciado e vocabulário. Houve diferença entre as faixas etárias de 2 e 4 anos.

Conclusão:

o desenvolvimento do vocabulário promove a extensão do enunciado, indicando a correlação positiva entre gênero e faixa etária.

Descritores:
Vocabulário; Desenvolvimento da Linguagem; Desenvolvimento Infantil; Fala; Criança

ABRAMO Associação Brasileira de Motricidade Orofacial Rua Uruguaiana, 516, Cep 13026-001 Campinas SP Brasil, Tel.: +55 19 3254-0342 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revistacefac@cefac.br