Acessibilidade / Reportar erro

Autonomia e velhice participativa: um trabalho dialógico

RESUMO

Objetivo:

compreender os efeitos que práticas dialógicas têm na participação social e autonomia de pessoas com mais de 60 anos, bem como na maneira que enfrentam a própria velhice.

Métodos:

fundamentado na análise dialógica do discurso, esse estudo, de caráter qualitativo, considera a linguagem como trabalho que organiza e dá sentido às ações humanas. Assim, durante um ano, após promover encontros semanais de 90 minutos, voltados a práticas orais, de leitura e de escrita, relacionadas às histórias de vida, participantes idosos responderam a uma entrevista semiestruturada.

Resultados:

os seus enunciados permitem afirmar que as atividades dialógicas tiveram efeitos positivos sobre a participação social e a autonomia, gerando-lhes: a) mais confiança e liberdade para usar a linguagem; b) fortalecimento e segurança para tomadas de decisões; c) mais possibilidade para o enfrentamento da velhice; d) além do aumento da autoestima.

Conclusão:

pôde-se concluir, sem generalizações, que um trabalho pautado em práticas dialógicas viabiliza a promoção de uma velhice ativa, participativa e com qualidade de vida.

Descritores:
Envelhecimento; Participação Social; Autonomia Pessoal; Linguagem

ABRAMO Associação Brasileira de Motricidade Orofacial Rua Uruguaiana, 516, Cep 13026-001 Campinas SP Brasil, Tel.: +55 19 3254-0342 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revistacefac@cefac.br