Acessibilidade / Reportar erro

Acessibilidade da pessoa com deficiência no ensino superior: atitudes sociais de alunos e professores de uma instituição de ensino superior

RESUMO

Objetivo:

comparar e analisar atitudes sociais de alunos e professores de uma Instituição de Ensino Superior, a respeito da inclusão de alunos com deficiência, consideradas em função das variáveis: gênero, idade e áreas de conhecimento dos participantes.

Métodos:

estudo de abordagem quantitativa, do espaço amostral de 601 indivíduos, sendo 583 alunos e 18 professores de uma Instituição de Ensino Superior privada, que mantém contato com alunos com deficiência no contexto da sala de aula. Foi aplicado um questionário visando identificar as atitudes sociais relacionadas às variáveis correlacionadas acima.

Resultados:

o espaço amostral foi constituído por 97% de alunos. Destes, 417 mulheres e 184 homens, sendo que cerca de 43% tinham menos de 20 anos de idade e 6% mais de 40 anos. Destaca-se que as Professoras e as Alunas formam os grupos que mais concordaram com o questionário, enquanto os Professores e os Alunos apontam menor satisfação. No que diz respeito à idade, os mais jovens são os mais insatisfeitos. Porém, em relação às áreas de conhecimento, Exatas, Humanas e Saúde, estas apresentam, nesta ordem, o aumento da concordância com o instrumento de pesquisa.

Conclusão:

as atitudes sociais, em relação à inclusão de Alunos com deficiência, dos Professores e Alunos, foram analisadas e comparadas em função de seu gênero, idade e área de conhecimento correlacionando com seu grau de concordância ao questionário. Verificou-se a necessidade de um aprofundamento em estudos acerca de variáveis que possam influenciar as atitudes sociais relacionadas à inclusão e permanência desta população nas Instituições de Ensino Superior.

Descritores:
Educação Superior; Inclusão Educacional; Pessoas com Deficiência

ABRAMO Associação Brasileira de Motricidade Orofacial Rua Uruguaiana, 516, Cep 13026-001 Campinas SP Brasil, Tel.: +55 19 3254-0342 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revistacefac@cefac.br