Acessibilidade / Reportar erro

Laserterapia aplicada à motricidade orofacial: percepção dos membros da Associação Brasileira de Motricidade Orofacial - Abramo

RESUMO

Objetivo:

conhecer o perfil dos sócios da Associação Brasileira Motricidade Orofacial e seus conhecimentos e interesse sobre laserterapia em Motricidade Orofacial.

Métodos:

foi elaborado um formulário on-line abrangendo questões sobre o perfil do fonoaudiólogo, formação e atuação, além de conhecimentos sobre as teorias da laserterapia e sua aplicação clínica. O formulário foi encaminhado via email para os sócios da Associação Brasileira de Motricidade Orofacial- ABRAMO, cadastrados no ano de 2015. Os dados foram analisados por meio da estatística descritiva e teste de correlação de Spearman.

Resultados:

dos 26 participantes, apenas 5 (19,2%) relataram ter contato com o equipamento de Laser e destes, somente 1 (3,8%) informou utiliza-lo em sua prática. Em relação a conhecimentos do método, apenas 2 (7,7%) tinham formação e a maioria, 14 fonoaudiólogos (53,8%), demonstraram interesse em adquirir tais conhecimentos. Fonoaudiólogos com maior tempo de formação desconhecem a laserterapia (p=0,03) e não concordaram com a atuação (p=0,01), porém afirmam ter interesse no assunto (p=0,05).

Conclusão:

foi possível verificar que o interesse em aperfeiçoamento, e inserção na prática clínica em laserterapia, são realidades para os voluntários da pesquisa, mas que um número muito reduzido tem o conhecimento e faz uso da técnica em suas intervenções.

Descritores:
Terapia por Luz de Baixa Intensidade; Terapia a Laser; Fonoaudiologia; Fonoterapia

ABRAMO Associação Brasileira de Motricidade Orofacial Rua Uruguaiana, 516, Cep 13026-001 Campinas SP Brasil, Tel.: +55 19 3254-0342 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revistacefac@cefac.br