Acessibilidade / Reportar erro

Compreensão oral e leitora e consciência sintática nas alterações de leitura e escrita

RESUMO

Objetivo:

investigar a presença de déficits de habilidades metassintáticas em escolares com dificuldades de aprendizagem e analisar possíveis correlações entre essas habilidades e as de leitura e a compreensão oral.

Métodos:

foram avaliadas 29 crianças, indicadas por seus professores, por não apresentarem queixas relacionadas à aprendizagem escolar - Grupo I (GI) e com queixas de comunicação, oral e/ou mediada pela escrita, que constituiram o Grupo II (GII). As idades das crianças variaram entre 9 anos e 11 anos e 7 meses, de 4º e 5º ano do Ensino Fundamental. As crianças foram avaliadas por meio de testes de compreensão oral, consciência sintática e morfossintática, taxa e acurácia de leitura e compreensão leitora. Para a análise estatística foram utilizados: teste não paramétrico de Mann-Whitney, para caracterização da amostra e comparação dos grupos com e sem queixa escolar quanto às variáveis, e Coeficiente de correlação de Spearman, usado para medir o grau de associação entre as variáveis em cada grupo.

Resultados:

observaram-se diferenças significantes entre os grupos, nas tarefas de compreensão oral, consciência sintática e morfossintática, de maneira geral, taxa e acurácia de leitura e na prova de compreensão leitora, com melhor desempenho do do GI em todas as tarefas.

Conclusão:

com estes resultados, enfatiza-se a relevância da estimulação de habilidades metassintáticas para o desenvolvimento da leitura e a inclusão de provas metassintáticas na avaliação da leitura, tanto quanto a utilização de atividades metassitáticas como recurso terapêutico.

Descritores:
Leitura; Aprendizagem; Linguagem; Fonoaudiologia

ABRAMO Associação Brasileira de Motricidade Orofacial Rua Uruguaiana, 516, Cep 13026-001 Campinas SP Brasil, Tel.: +55 19 3254-0342 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revistacefac@cefac.br