Acessibilidade / Reportar erro

Medidas faciais em indivíduos adultos sem queixas orofaciais: compatibilidade entre medidas antropométricas e percepção facial

OBJETIVO:

verificar a compatibilidade entre os achados de medidas faciais mensuradas pelo paquímetro e a percepção das características faciais realizada subjetivamente por um avaliador experiente.

MÉTODOS:

foram avaliados 24 sujeitos do sexo feminino e 24 do sexo masculino, pareados por sexo e idade, sem queixas morfológicas e funcionais do sistema estomatognático. Foram avaliados os aspectos de simetria entre os terços médio e inferior, altura e largura da face, e canto externo dos olhos direito e esquerdo às comissuras do lábio direita e esquerda, respectivamente. Cada medida foi realizada três vezes por paquímetro digital para consideração da média entre estes valores, considerando-se assimétricas comparações com diferenças superiores à 4 milímetros. A largura da face foi obtida por meio do paquímetro digital adaptado com prolongamento de 10 centímetros. Já a avaliação da percepção das características faciais foi realizada por um avaliador cegado quanto às medidas obtidas, devendo assinalar simetrias e assimetrias nestes mesmos aspectos avaliativos.

RESULTADOS:

por meio do teste de concordância de Kappa e Qui-quadrado, pode-se verificar uma boa compatibilidade entre as avaliações realizadas, demonstrando-se a fidedignidade entre os métodos utilizados. Além disso, verificou-se que existe uma relação entre a simetria dos terços da face e a atribuição da tipologia facial na avaliação perceptiva, observando-se simetria em faces médias e curtas e ausência de um padrão determinante para faces longas.

CONCLUSÃO:

a caracterização da simetria facial por paquímetro apresenta uma boa compatibilidade com a percepção subjetiva de um avaliador experiente.

Antropometria; Face; Sistema Estomatognático; Percepção


ABRAMO Associação Brasileira de Motricidade Orofacial Rua Uruguaiana, 516, Cep 13026-001 Campinas SP Brasil, Tel.: +55 19 3254-0342 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revistacefac@cefac.br