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Influência da motivação para aprender na qualidade de vida e no desempenho escolar de adolescentes: um protocolo de revisão sistemática com metanálise

RESUMO

Objetivo:

verificar a relação da motivação para aprender com a qualidade de vida e com o desempenho escolar de adolescentes do ensino fundamental.

Métodos:

a revisão será embasada em diretrizes internacionais. A estratégia PEO (População, Exposição, Desfecho) foi utilizada para elaborar a pergunta norteadora e foram estabelecidos critérios de elegibilidade. As bases de dados Medline, via PubMed, Scopus e Web of Science serão consultadas por meio das respectivas equações de busca. Para seleção dos estudos, algumas etapas serão cumpridas por avaliadoras de forma independente. A extração dos dados será realizada por meio de instrumento próprio. Para a avaliação da qualidade metodológica ou risco de viés dos estudos serão utilizados protocolos segundo o tipo de estudo. A análise e a apresentação dos resultados serão feitas de forma qualitativa e quantitativa.

Considerações Finais:

o desenvolvimento deste trabalho possibilitará uma análise das pesquisas realizadas sobre as temáticas envolvidas, identificando lacunas existentes, além de possibilitar a observação mais detida das evidências disponíveis para nortear a prática educativa e o planejamento de ações que visem à promoção da saúde para estudantes adolescentes.

Descritores:
Adolescente; Saúde; Qualidade de Vida; Motivação; Desempenho Acadêmico

ABSTRACT

Purpose:

to verify the relationship between motivation to learn and the quality of life and academic performance of middle-school adolescents.

Methods:

the review will be based on international guidelines. The PEO (Population, Exposure, Outcome) strategy was used to develop the research question, and eligibility criteria were established. The MEDLINE (via PubMed), Scopus, and Web of Science databases will be consulted with the respective search equations. Evaluators will independently follow some steps to select the studies. Data will be extracted with a specific instrument. Protocols according to the study type will be used to assess the methodological quality or risk of bias of the studies. The results will be analyzed and presented both qualitatively and quantitatively.

Final Considerations:

this study will analyze the pieces of research on the topics in question, identifying existing gaps and enabling closer observation of the available evidence to guide educational practices and action planning aimed at promoting health for adolescent students.

Keywords:
Adolescent; Health; Quality of Life; Motivation; Academic Performance

INTRODUÇÃO

No contexto do desenvolvimento da infância e da adolescência e no ambiente escolar, a motivação para aprender é fundamental, pois o processamento de informações depende da integração de diversas habilidades cognitivas, além de fatores subjetivos como os emocionais e comportamentais. A motivação pode ser atribuída, respectivamente, à presença e ausência de movimentos da vontade, que são impulsionados pela necessidade e pelo estímulo11. Ryan RM, Deci EL. Self-determination theory and the facilitation of intrinsic motivation, social development, and well-being. Am Psychol. 2000;55(1):68-78. https://doi.org/10.1037/0003-066X.55.1.68 PMID: 11392867
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. Os estímulos, que podem ser criados pelo próprio indivíduo, promovem o empenho, agilizam a mente e mantêm o ritmo da atividade, a fim de que os objetivos sejam alcançados, sem esperar, necessariamente, um estímulo externo11. Ryan RM, Deci EL. Self-determination theory and the facilitation of intrinsic motivation, social development, and well-being. Am Psychol. 2000;55(1):68-78. https://doi.org/10.1037/0003-066X.55.1.68 PMID: 11392867
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,22. Pecotche CBG. Deficiências e propensões do ser humano. 13 ed. Trad. Filiados da Fundação Logosófica. São Paulo: Editora Logosófica; 2012..

Aliados à motivação para aprender, fatores relacionados à saúde mental e ao comportamento podem influenciar o processo educacional de adolescentes33. Jesus Café L, Seluchinesk RDR. Motivação dos alunos de 3º ano do ensino médio para prosseguirem seus estudo frente as dificuldades da pandemia Covid-19. Humanidades & Inovação. 2020;7(16):198-212.. Nesta direção, o conceito de qualidade de vida, embasado nos novos paradigmas de saúde e doença, configura processos complexos e multifatoriais, relacionados à experiência pessoal e ao estilo de vida e se constituem em uma forma de orientar as práticas assistenciais e as políticas públicas em prol da saúde coletiva44. Scliar M. History of the concept of health. Physis. 2007;17(1):29-41. https://doi.org/10.1590/S0103-73312007000100003
https://doi.org/10.1590/S0103-7331200700...
,55. Seidl EMF, da Costa Zannon CML. Quality of life and health: conceptual and methodological issues. Cad. Saude Publica. 2004;20(2):580-8. https://doi.org/10.1590/s0102-311x2004000200027 PMID: 15073639
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. A qualidade de vida é, assim, um construto subjetivo, podendo ser entendido como a percepção do indivíduo sobre a sua posição e o contexto em que vive em relação a seus objetivos e expectativas66. Fleck MPA. O instrumento de avaliação de qualidade de vida da Organização Mundial da Saúde (WHOQOL-100): características e perspectivas. Ciênc saúde coletiva. 2000;5(1):33-8. https://doi.org/10.1590/S1413-81232000000100004
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. Esse tópico ganha especial interesse se admitirmos que o desempenho escolar77. Siqueira CM, Gurgel-Giannetti J. Poor school performance: an updated review. Rev Assoc Med Bras. 2011;57(1):78-86. https://doi.org/10.1016/S2255-4823(11)70021-2 PMID: 21390464
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8. Oliva MIG, Cunha IPD, Silva AND, Miallhe FL, Cortellazzi KL, Meneghim MDC et al. Sense of coherence and factors associated with school performance of adolescents. Ciênc saúde coletiva. 2019;24(8):3057-66. https://doi.org/10.1590/1413-81232018248.22642017 PMID: 31389552
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-99. Gertel MCR, Tenor AC. Educational Speech, Language Pathology and Audiology: considerations on the medicalization of education. Distúrb. Comunic. 2018;30(4). http://dx.doi.org/10.23925/2176-2724.2018v30i4p655-666
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não ocorre de forma aleatória, mas decorre de fatores como as condições de aprendizagem e a capacidade dos estudantes, podendo ser prejudicado por problemas de saúde física, psicológica, emocional e das relações sociais1010. Chau K, Kabuth B, Causin-Brice O, Delacour Y, Richoux-Picard C, Verdin M et al. Associations between school difficulties and health-related problems and risky behaviours in early adolescence: A cross-sectional study in middle-school adolescents in France. Psychiatry Res. 2016,244:1-9. https://doi.org/10.23925/2176-2724.2018v30i4p655-666 PMID: 27455144
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.

Por impactarem a funcionalidade do indivíduo, a qualidade de vida e a motivação para aprender de crianças e adolescentes devem ser estudadas no contexto escolar, campo propício para o desenvolvimento de habilidades cognitivas, emocionais e sociais e para a promoção da saúde. Desta forma, o objetivo deste trabalho é verificar a relação entre da motivação para aprender com a qualidade de vida e com o desempenho escolar de adolescentes estudantes dos anos finais do ensino fundamental.

Pergunta da Revisão

A motivação para aprender em adolescentes está associada à qualidade de vida e ao desempenho escolar no contexto do ensino fundamental?

MÉTODOS

Este protocolo foi submetido à plataforma National Institute for Health Research - International Prospective Register of Systematic Reviews (PROSPERO)1111. University of York. Centre for Reviews and Dissemination. International Prospective Register of Systematic Reviews (PROSPERO) [homepage on the internet]. York: University of York; 2015 [accessed 2023 aug]. Available at: http://www.crd.york.ac.uk/PROSPERO/
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registro CRD42021247843. A revisão sistemática de literatura está baseada nas diretrizes JBI1212. Aromataris E, Munn Z. Chapter 1: JBI Systematic Reviews. In: Aromataris E, Munn Z, editors. JBI Manual for Evidence Synthesis. JBI, 2020 [accessed 2023 aug]. Available at: https://synthesismanual.jbi.global. https://doi.org/10.46658/JBIMES-20-02
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e a apresentação dos resultados será embasada em diretrizes internacionais, seguidas as orientações para elaboração Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-Analysis Protocols (PRISMA-P)1313. Moher D, Shamseer L, Clarke M, Ghersi D, Liberati A, Petticrew M et al. Preferred Reporting Items for Systematic Review and Meta-Analysis Protocols (PRISMA-P) 2015 statement. Syst Rev. 2015;4(1):1. https://doi.org/10.1186/2046-4053-4-1 PMID: 25554246
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,1414. Page MJ, McKenzie JE, Bossuyt PM, Boutron I, Hoffmann TC, Mulrow CD et al. The PRISMA 2020 statement: an updated guideline for reporting systematic reviews. Systematic Reviews. 2021;10:89. https://doi.org/10.1186/s13643-021-01626-4 PMID: 33781348
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.

Critérios de inclusão

Participantes

A estratégia População, Exposição e Desfecho (PEO) foi utilizada para elaborar a questão de pesquisa, considerando-se como População os adolescentes do ensino fundamental; a Exposição será a avaliação da motivação para aprender com instrumentos padronizados ou validados, estudos qualitativos sobre a motivação para aprender e estratégias para incremento da motivação para aprender em adolescentes; e como desfecho será observada a avaliação da qualidade de vida e/ou do desempenho escolar.

Os seguintes critérios de inclusão e exclusão e fenômenos de interesses serão considerados (Quadro 1):

Quadro 1
Elegibilidade do estudo e fenômenos de interesse

Para a População, serão incluídos estudos com adolescentes, que cursam o ensino fundamental de ambos os sexos, de qualquer classe socioeconômica, que tragam a avaliação da motivação para aprender dos estudantes, desempenhos acadêmicos e avaliação da qualidade de vida. Serão excluídos estudos com adolescentes que apresentam neurodivergências, distúrbios específicos de aprendizagem, alterações cognitivas, neurológicas ou psiquiátricas.

No quesito Exposição, serão incluídos artigos que utilizaram e/ou analisaram instrumentos para avaliação de aspectos relacionados à motivação para aprender e discutiram estratégias de intervenções, individuais, em grupo ou comunitárias para incremento da motivação para aprender em adolescentes. Serão excluídos estudos de aspectos motivacionais em outras áreas da vida em adolescentes como em atividades esportivas.

No que diz respeito ao Desfecho, serão considerados estudos realizados com adolescentes que apresentem variáveis relacionadas à motivação para aprender relacionada à qualidade de vida e ao desempenho escolar. Como desfecho secundário, será analisada a influência da motivação para aprender na qualidade de vida e desempenho escolar em adolescentes estudantes do ensino fundamental pertencentes a diferentes contextos socioeconômicos. Serão excluídos estudos com uso de instrumentos para qualidade de vida específicos para doenças crônicas e com resultados de terapias específicas/globais de psicologia ou de terapias medicamentosas.

Tipos de estudo

Serão incluídos estudos observacionais transversais e longitudinais, sem limitação de data de publicação e idioma.

Estratégia de busca e fontes de informação

As equações foram aplicadas nas bases de dados eletrônicas Medical Literature Analysis and Retrieval System on-line (MEDLINE, EUA) via PubMed (US National Library of Medicine), Expertly curated abstract & citation database (Scopus) e Web of Science, com a apuração de artigos científicos sem restrição de período. Estudos não publicados (literatura cinzenta) foram procurados nas bases BDTD (Biblioteca Nacional Brasileira de Teses e Dissertações) e base internacional de dados ProQuest. Serão apontados para o estudo, artigos originais de pesquisa que busquem responder à pergunta norteadora. Na análise dos artigos, serão observadas e desconsideradas pesquisas que não incluam seres humanos, com amostra de faixa etária e segmentos educacionais diferentes e desfechos distintos à questão norteadora. Trabalhos como capítulos de livros, cartas ao editor e relatos de casos também foram excluídos (Quadro 2).

Quadro 2
Estratégias de busca de artigos e literatura cinzenta

Seleção dos estudos

Etapas serão seguidas para obter os resultados e realizar a análise dos dados. A primeira etapa será cumprida por três avaliadoras que, de forma independente, realizarão a leitura dos títulos e resumos dos artigos selecionados, tendo como base os critérios de inclusão e exclusão dispostos na tabela PEO. Em seguida, o aplicativo RAYYAN1515. Kellermeyer L, Harnke B, Knight S. Covidence and Rayyan. J Med Libr Assoc. 2018;106(4):580-3. https://doi.org/10.5195/jmla.2018.513 PMCID: PMC6148615.
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desenvolvido pelo QCRI (Qatar Computing Research Institute) será utilizado para a etapa de leitura independente de dois avaliadores que classificarão os artigos com as opções “Include”, “Exclude” e “Maybe” e posterior reunião de consenso para determinar quais artigos serão incluídos para a leitura na íntegra e consequente decisão quanto à elegibilidade do trabalho na análise de revisão sistemática. Utilizando-se como referência o método PRISMA, será realizada a apresentação dos resultados.

Avaliação da qualidade metodológica

Para análise da qualidade metodológica ou risco de viés, serão utilizados protocolos desenvolvidos pelo Joanna Briggs Institute (JBI)1616. Moola S, Munn Z, Tufanaru C, Aromataris E, Sears K, Sfetcu R et al. Chapter 7: Systematic reviews of etiology and risk. In: Aromataris E, Munn Z, editors. JBI Manual for Evidence Synthesis. JBI, 2020 [accessed 2023 aug]. Available at: https://synthesismanual.jbi.global
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que desenvolve e fornece informações, software, educação e treinamento baseados em evidências, projetados para melhorar a prática e os resultados de saúde, segundo o tipo de estudo, a saber:

  • Estudos observacionais transversais: serão avaliados por meio da ferramenta Checklist for Analytical Cross Sectional Studies, composta por oito perguntas objetivas com respostas Sim, Não, Não está claro, Não aplicável.

  • Estudos observacionais longitudinais: serão submetidos à análise de qualidade metodológica com base no instrumento Checklist for Cohort Studies, que contém 11 perguntas objetivas com respostas Sim, Não, Não está claro, Não aplicável.

Todos os estudos, independentemente da sua qualidade metodológica, serão incluídos na extração de dados. Os estudos cuja avaliação da qualidade for menor que 60%, serão excluídos da síntese de dados.

Extração dos dados

Dados dos estudos, como autor, ano de publicação, país, delineamento, amostra, faixa etária dos participantes, objetivos do estudo, variáveis estudadas, instrumentos utilizados, principais resultados e outras observações serão inseridos em uma planilha eletrônica (Quadro 3).

Quadro 3
Instrumento de extração dos dados

Análise e apresentação dos dados

A síntese de dados será realizada de forma qualitativa e quantitativa. Para a síntese qualitativa será realizada a síntese narrativa de elementos relacionados a emoções e comportamentos de adolescentes frente às situações escolares e no processo de aprendizagem.

No caso da síntese quantitativa, será verificada a possibilidade de metanálise de dados estatísticos resultados de estudos quantitativos de caracterização dos participantes e avaliação da qualidade de vida e motivação para aprender. Será utilizado o software RevMan 5.4.1 (Copenhague: The Nordic Centro Cochrane, Cochrane) e seus respectivos parâmetros de medidas e tamanho de efeitos para avaliação da qualidade da evidência e discussão contendo a relevância da revisão proposta, pontos fracos e fortes.

DISCUSSÃO

Estudos sobre a motivação para aprender, qualidade de vida e desempenho escolar de adolescentes matriculados no ensino fundamental são o foco deste trabalho de revisão sistemática de literatura, sendo relevante no sentido de recuperar evidências nacionais e internacionais sobre as temáticas envolvidas, com avaliação sistemática da qualidade dos estudos, minimizando vieses metodológicos e gerando uma síntese das evidências existentes.

Analisar os resultados encontrados poderá contribuir para a aproximação entre os conhecimentos nas áreas da saúde e da educação básica, dimensão importante da qualidade de vida de crianças e adolescentes1717. Alvarenga WDA, Silva MEDDC, Silva SS, Barbosa LDDC. Ações de educação em saúde realizadas por enfermeiros na escola: percepção de pais. REME rev. min. enferm. 2012;16(4):522-7. ID: lil-667714

18. Ramrattan H, Gurevich N. Prevalence of noise-induced hearing loss in middle and high school band members: a preliminary study. Folia Phoniatr Logop. 2020;72(4):302-8. https://doi.org/10.1159/000501154 PMID: 31302650
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19. Araújo Celestino KA, Alves RSS, Costa CSC, de Santana TS, de Sá AAS, de Menezes JCL et al. Práticas educativas com adolescentes e crianças. Research, Society and Development. 2020;9(11):e2749119802-e2749119802. https://doi.org/10.33448/rsd-v9i11.9802
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-2020. Taborda RF, Gomes RF, Rocha CH, Samelli AG. Evaluation of Noise Reduction Interventions in a School. Folia Phoniatr Logop. 2021;73(5):367-75. https://doi.org/10.1159/000509332 PMID: 32829342
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, úteis para a realização de diagnósticos situacionais e elaboração de estratégias que visem à melhoria da educação de estudantes adolescentes, além de sinalizarem a direção para pesquisas adicionais.

O protocolo proposto tem como diferencial o foco em estudantes na peculiar faixa etária da adolescência considerando a triangulação entre os relevantes aspectos supracitados. Analisar os resultados encontrados poderá contribuir para a aproximação entre os conhecimentos nas áreas da saúde e da educação básica, dimensão importante da qualidade de vida de crianças e adolescentes1717. Alvarenga WDA, Silva MEDDC, Silva SS, Barbosa LDDC. Ações de educação em saúde realizadas por enfermeiros na escola: percepção de pais. REME rev. min. enferm. 2012;16(4):522-7. ID: lil-667714

18. Ramrattan H, Gurevich N. Prevalence of noise-induced hearing loss in middle and high school band members: a preliminary study. Folia Phoniatr Logop. 2020;72(4):302-8. https://doi.org/10.1159/000501154 PMID: 31302650
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19. Araújo Celestino KA, Alves RSS, Costa CSC, de Santana TS, de Sá AAS, de Menezes JCL et al. Práticas educativas com adolescentes e crianças. Research, Society and Development. 2020;9(11):e2749119802-e2749119802. https://doi.org/10.33448/rsd-v9i11.9802
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-2020. Taborda RF, Gomes RF, Rocha CH, Samelli AG. Evaluation of Noise Reduction Interventions in a School. Folia Phoniatr Logop. 2021;73(5):367-75. https://doi.org/10.1159/000509332 PMID: 32829342
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, úteis para a realização de diagnósticos situacionais e elaboração de estratégias que visem à melhoria da educação de estudantes adolescentes, além de sinalizarem a direção para pesquisas adicionais.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Este protocolo foi elaborado de acordo com as diretrizes internacionais recomendadas para esta modalidade de estudo. O desenvolvimento deste trabalho possibilitará conhecer as pesquisas realizadas no mundo sobre as temáticas envolvidas, identificando lacunas existentes, além de propiciar a observação e análise mais detida das evidências disponíveis para nortear educadores e gestores acerca da prática educativa e o planejamento de ações que visem à promoção da motivação para estudantes adolescentes.

REFERENCES

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  • Estudo realizado na Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil.
  • Fonte de financiamento: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES - Programa de Demanda Social - Número do processo 88887.603249/2021-00.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    05 Fev 2024
  • Data do Fascículo
    2024

Histórico

  • Recebido
    07 Jul 2023
  • Aceito
    21 Nov 2023
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