Acessibilidade / Reportar erro

Associação entre fatores psicossociais e funcionais e desempenho de idosos em linguagem e fluência verbal

RESUMO

Objetivo:

identificar fatores psicossociais e funcionais associados ao desempenho de idosos em linguagem e fluência verbal.

Métodos:

estudo realizado com 149 idosos cadastrados no serviço de atenção primária à saúde de uma cidade do interior de São Paulo. Foram utilizados um questionário de caracterização sociodemográfica, Exame Cognitivo de Addenbrooke - Revisado (domínios de fluência verbal e de linguagem), Escala de Depressão Geriátrica, Escala de Estresse Percebido, Medical Outcomes Study, WHOQOL-OLD e Escala de Atividades Instrumentais da Vida Diária. Os participantes foram divididos em tercis de acordo com o desempenho em linguagem e fluência verbal: T1 = melhor desempenho, T2 = desempenho mediano e T3 = pior desempenho. Foram comparados os grupos T1 e T3 e realizada uma regressão binária para analisar os fatores associados ao melhor desempenho em linguagem e fluência verbal.

Resultados:

as variáveis associadas ao melhor desempenho de linguagem comparando T1 e T3 foram: maior escolaridade, maior renda e melhor funcionalidade. Para a melhor fluência verbal, os fatores associados foram: maior escolaridade e melhor funcionalidade.

Conclusão:

a escolaridade e a funcionalidade mostraram-se importantes fatores associados ao bom desempenho da linguagem e da fluência verbal, enquanto a renda mostrou-se associada apenas ao bom desempenho de linguagem.

Descritores:
Idoso; Envelhecimento; Linguagem; Cognição; Associação

ABRAMO Associação Brasileira de Motricidade Orofacial Rua Uruguaiana, 516, Cep 13026-001 Campinas SP Brasil, Tel.: +55 19 3254-0342 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revistacefac@cefac.br