Acessibilidade / Reportar erro

Associação entre alterações de fala e dento-oclusais em crianças com fissura labiopalatina e a época das cirurgias plásticas primárias

RESUMO

Objetivos:

descrever alterações de fala e dento-oclusais em crianças com fissuras labiopalatinas, verificar a associação entre si e destas com a época das cirurgias plásticas primárias.

Métodos:

estudo transversal, com coleta de dados de identificação, idade nas cirurgias primárias, avaliação clínica dento-oclusal e da fala. Utilizou-se o teste Qui-quadrado, teste exato de Fisher e teste t para verificar as associações entre as variáveis, com um nível de significância de 5% (p < 0,05).

Resultados:

amostra composta por 11 crianças entre seis e dez anos, sendo a maioria do sexo masculino, etnia autodeclarada branca e fissura transforame incisivo (com prevalência de acometimento do lado esquerdo). A média da realização da labioplastia foi aos seis meses e palatoplastia aos treze meses. Dentre as principais alterações dento-oclusais, destacam-se: mordida cruzada posterior e mordida cruzada anterior. Todos os sujeitos apresentaram alteração de fala com prevalência de alterações em casos com deformidades dentoalveolares e palatinas, seguidas pelas alterações passivas e alterações ativas. Houve tendência dos sujeitos que apresentaram mordida cruzada anterior terem sido submetidos à labioplastia primária, em média, quatro meses antes dos sujeitos sem mordida cruzada anterior.

Conclusões:

as associações entre alterações de fala e dento-oclusais e destas com a época das cirurgias plásticas primárias não foram estatisticamente significantes, e ainda que se saiba que a labioplastia precoce é o ideal para favorecer funções orais e estética, os resultados demonstraram tendência a mordida cruzada anterior nestes sujeitos.

Descritores:
Fissura Labial; Fissura Palatina; Cirurgia Plástica; Fonoaudiologia; Ortodontia

ABRAMO Associação Brasileira de Motricidade Orofacial Rua Uruguaiana, 516, Cep 13026-001 Campinas SP Brasil, Tel.: +55 19 3254-0342 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revistacefac@cefac.br