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EDITORIAL

Dando continuidade ao compromisso da ABRAMO - Associação Brasileira de Motricidade Orofacial - de apoio às publicações nas especialidades da Fonoaudiologia e áreas afins, o número 18(4) da Revista CEFAC - Speech, Language, Hearing Sciences and Education Journal traz 25 artigos.

Dos 25 trabalhos publicados 16 são originais, 05 são artigos de revisão, 03 são relatos de caso e 01 comunicação breve. As características dos artigos publicados nesse fascículo são frutos de pesquisas realizadas nas regiões sudeste, sul e nordeste do Brasil, além de um artigo de pesquisa realizada no Chile. As áreas representadas são linguagem com 09 artigos, voz com 06 artigos, audiologia com 05 artigos, disfagia com 02 artigos, motricidade orofacial com 02 artigos e fonoaudiologia educacional com 01 artigo.

Nos artigos da área de linguagem podemos encontrar nesse fascículo temas que envolvem comunicação suplementar e alternativa e a linguagem escrita. Vargas, Mezzomo e Kessler trazem o tema da percepção dos contrastes mínimos na LIBRAS. Zuanetti, Novaes, Silva, Mishima-Nascimento e Fukuda apresentam alterações nas narrativas escritas de crianças com dificuldades em leitura/escrita. Santos, Gonçalves, Lima e Crenitte pesquisaram sobre o estresse infantil nos transtornos de aprendizagem. Os transtornos de aprendizagem também é o tema do artigo de Rodrigues, Freire, Gonçalves e Crenitte que relacionam com os preditores da depressão em escolares. O artigo de revisão de Gonçalves e Freire estudou a análise do discurso e a Fonoaudiologia. A revisão de literatura de Ferreira, Lucena, Machado-Nascimento, Alves, Souza, Carvalho, Camargos Jr. e Parlato-Oliveira traz as estratégias de percepção da língua materna no primeiro ano de vida. Na comunicação breve de Guedes-Granzotti; Andrade; Silva; Bicalho; Fukuda e Domenis apresentam resultados da adaptação transcultural do communication function classification system para indivíduos com paralisia cerebral. Wolff-Barnabé, Diógenes, Cunha e Freire relatam o caso envolvendo Doença mitocondrial e comunicação suplementar e alternativa. No segundo relato de caso da área de linguagem Lustosa, Guarinello, Berberian, Gis Massi e Silva discutem as práticas de letramento de ingressantes e concluintes no ensino superior.

A área de voz apresenta três artigos com temas em voz profissional. O artigo dos autores Vilanova, Marques, Ribeiro, Oliveira, Teles e Silvério descreve os aspectos vocais de atores e estudantes de teatro. Siqueira, Bastilha, Lima e Cielo apresentam o artigo sobre hidratação vocal em profissionais e futuros profissionais da voz. A capacidade para o trabalho voltado aos docentes com distúrbio de voz é o tema do artigo de Ferreira, Giannini, Alves, Brito e Andrade. A área de voz apresenta ainda outros três artigos com temas em voz clínica. O acolhimento aos pais de crianças disfônicas é apresentado por Stadler, Ribeiro e Bagarollo. Parâmetros da voz e a relação com a circunferência abdominal e o estado nutricional é o tema da pesquisa das autoras Pascotini, Haeffner e Cielo. A voz e a qualidade de vida foram abordadas pelas autoras Correia, Vianna e Ghirardi.

Os dois artigos originais da área de audiologia têm os temas de comparação de protocolos de triagem auditiva neonatal dos autores Rodrigues, Nardez, Espindola, Gomes e Silva e achados audiológicos e comportamentais em crianças pós miringoplastia bilateral dos autores Borges, Sanfins, Hein, Paschoal e Colella-Santos. A área ainda apresenta três artigos de revisão, sendo: Aplicabilidade do mismatch negativity em crianças e adolescentes das autoras Bruckmann, Santos Filha, Biaggio e Garcia. Maloclusões e disfunção da tuba de Eustáquio em crianças das autoras Spineli, Studart, Heimer e Katz. Espectroscopia de luz próxima ao infravermelho e processamento sensorial auditivo das autoras Fontes, Miranda e Resende.

Um dos artigos apresentados na área de motricidade orofacial traz o tema preferencia alimentar de respiradores orais dos autores Canuto, Moura e Anjos. O outro artigo discute a associação entre a postura cefálica e a inteligibilidade da fala dos autores Zepeda, Barra, Espinoza e Chávez.

A área de disfagia apresenta um artigo original sobre a tradução e adaptação cultural do swallowing disturbance questionnaire para o português brasileiro dos autores Ayres, Ghisi, Rieder, Manor e Olchik. O impacto da terapia fonoaudiológica na qualidade de vida na doença de Machado-Joseph, dos autores Silva, Finard e Olchik, é o tema do segundo artigo da área de disfagia.

O artigo que explora o tema desempenho de escolares em compreensão de leitura, das autoras Cunha e Capellini, representa a área da fonoaudiologia educacional desse fascículo

Esperamos uma boa leitura e continuamos aguardando os bons resultados de pesquisas nas em Fonoaudiologia e áreas correlatas para avaliação e publicação.

Hilton Justino da Silva - UFPE
Giédre Berretin-Felix - FOB/USP
Editores Chefes

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    Jul-Aug 2016
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