Acessibilidade / Reportar erro

Expressões faciais emocionais em indivíduos laringectomizados totais

Objetivos

: verificar se existem diferenças no grau de inteligibilidade de indivíduos laringectomizados totais, que utilizam diferentes formas de comunicação oral (fala murmurada, laringe eletrônica, voz esofágica e voz traqueoesofágica); verificar se existem diferenças na expressão facial (número e duração de movimentos faciais) de indivíduos laringectomizados totais, que utilizam diferentes formas de comunicação oral, durante tarefas de discurso espontâneo alegre e triste e, ainda, verificar se existem diferenças estatisticamente significantes na expressão facial (número e duração de movimentos faciais) de indivíduos com elevada e baixa inteligibilidade durante tarefas de discurso espontâneo alegre e triste.

Métodos

: tratou-se de um estudo exploratório, comparativo de base descritiva e de metodologia transversal, sendo que se constituiu um grupo de treze indivíduos laringectomizados totais. Os indivíduos foram filmados durante as duas tarefas de discurso espontâneo alegre e triste e avaliados quanto à inteligibilidade do discurso por pessoas sem patologia da comunicação, sendo que a análise da expressão facial foi realizada com recurso ao Sistema de Codificação de Ação Facial. A análise descritiva e inferencial foi efetuada com recurso ao SPSS19 por meio da aplicação dos testes Mann-Whitney e Kruskall-Wallis.

Resultados

: verificou-se que os diferentes tipos de comunicação apresentam diferentes graus de inteligibilidade no discurso e que descritivamente existem diferenças na expressão facial dos indivíduos laringectomizados totais durante o discurso espontâneo alegre e triste . Verifica-se ainda diferenças estatisticamente significantesna expressão facial nos grupos de baixa e elevada inteligibilidade, na duração média de cada unidade dos olhos no discurso espontâneo triste (p-valor=0,01).

Conclusão

: verificou-se que nos dois contextos emocionais, os laringectomizados, independentemente da sua forma comunicativa, são menos expressivos facialmente do que os normofalantes.

Emoções; Expressão facial; Laringectomia; Inteligibilidade da fala


ABRAMO Associação Brasileira de Motricidade Orofacial Rua Uruguaiana, 516, Cep 13026-001 Campinas SP Brasil, Tel.: +55 19 3254-0342 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revistacefac@cefac.br