Acessibilidade / Reportar erro

Sintomas vocais de futuros profissionais da voz

OBJETIVO:

caracterizar os sintomas vocais de futuros profissionais da voz conforme as variáveis idade, sexo e índice de massa corporal.

MÉTODOS:

os participantes responderam a Escala de Sintomas Vocais, composta por 30 questões, sendo 15 do domínio limitação, oito do domínio emocional e sete do domínio físico. Os indivíduos foram orientados a assinalar a resposta que correspondesse à frequência de ocorrência para cada um dos sintomas questionados. Foram coletados também dados ocupacionais, antropométricos e de saúde geral.Os dados foram analisados descritivamente e estatisticamente por meio dos testes não paramétricos Correlação de Spearman, Mann Whitney e Kruskal-Wallis, com nível de significância de 5%.

RESULTADOS:

a amostra constituiu-se de 47 indivíduos, com idades entre 19 e 37 anos (média de 22,17 anos), sendo 28 (59,57%) do sexo feminino e 19 (40,43%) do sexo masculino,a média foi de 11,38 problemas vocais, de uma possibilidade total de 30. Houve maior frequência dos sintomas "você tosse ou pigarreia" e "você tem dificuldade para falar em locais barulhentos".

CONCLUSÃO:

o grupo de futuros profissionais da voz analisado apresentou alta média de sintomas vocais, salientando-se a tosse ou pigarro e a dificuldade para falar em locais barulhentos, diretamente relacionados a usos vocais incorretos. Com o aumento da demanda vocal profissional esses indivíduos poderão ser considerados de risco para o desenvolvimento de distúrbios vocais.

Disfonia; Distúrbios da Voz; Qualidade de Vida; Sintomas; Voz


ABRAMO Associação Brasileira de Motricidade Orofacial Rua Uruguaiana, 516, Cep 13026-001 Campinas SP Brasil, Tel.: +55 19 3254-0342 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revistacefac@cefac.br