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Análise bibliométrica da literatura sobre a consciência fonológica em crianças bilíngues

RESUMO

Objetivo:

caracterizar o perfil da produção científica na literatura mundial sobre a consciência fonológica em crianças bilíngues, no período de 2011 a 2020.

Métodos:

foi realizada uma análise bibliométrica por meio da busca de artigos nas bases de dados Eric, Lilacs, Medline e Scielo, utilizando descritores em inglês. A seleção dos artigos foi realizada a partir de critérios de elegibilidade, por meio da leitura dos títulos, seguida da leitura dos abstracts e, por fim, pela leitura dos artigos completos.

Resultados:

foram analisados 1.167 artigos, sendo excluídos 1.152 por não cumprirem os critérios de inclusão e, ao final, selecionados 15 artigos para leitura do texto completo e análise bibliométrica. O país com maior número de publicações encontradas foi os Estados Unidos, seguido do Brasil, Singapura e China. A abordagem dos estudos foi predominantemente quantitativa, seguida da qualitativa; o tipo de estudo mais encontrado foi transversal, com amostras acima de 100 participantes.

Conclusão:

constatou-se maior número de publicações nos últimos três anos, em sua maioria de delineamento transversal, com melhor desempenho da consciência fonológica para os bilíngues, com repercussão positiva na leitura.

Descritores:
Multilinguismo, Linguagem Infantil; Idioma; Criança; Desenvolvimento

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