Learning to read in English: comparing monolingual English and bilingual Zulu-English Grade 3 learners2222. Sousa DS, Broom Y. Learning to read in English: comparing monolingual English and bilingual Zulu-English Grade 3 learners. South African J Child Educ. 2011;1(1):1-18. |
Explorar se os bilíngues zulu-inglês apresentam melhor resultado em tarefas de consciência fonológica, leitura de palavras e compreensão leitora do que seus pares monolíngues (inglês). |
O grupo EL1 (monolíngues) obteve melhor desempenho em tarefas de consciência fonológica do que o grupo EL2 (bilíngues). |
Phonological awareness skills of English As Second Language (ESL) learners: the case of first-grade Filipino Bilinguals2323. Abdon MM, Maghanoy JM, Alieto EO, Buslon JB, Rillo RM, Bacang BG. Phonological awareness skills of English As Second Language (ESL) learners: the case of first-grade Filipino Bilinguals. Sci. Int. (Lahore). 2019;31(5):647-52. |
Comparar a performance de bilíngues completos e parciais em tarefas de consciência fonológica. |
Os bilíngues que possuem proficiência em L1 e L2 obtiveram melhor desempenho em consciência fonológica quando comparados aos bilíngues que possuem melhor proficiência em L1. |
Bidirectional cross-linguistic association of phonological skills and reading comprehension: evidence from Hong Kong Chinese-English bilingual readers2424. Deng Q, Choi W, Tong X. Bidirectional cross-linguistic association of phonological skills and reading comprehension: evidence from Hong Kong Chinese-English bilingual readers.J Learn Disabil. 2019;(4):299-311. |
Investigar como as habilidades fonológicas na L1 e L2 contribuíram para a leitura em ambas as línguas. |
O estudo evidenciou a associação bidirecional (L1 para L2 e L2 para L1) para a compreensão em leitura, ou seja, o conhecimento dos aspectos fonológicos da língua chinesa contribuiu para a compreensão da leitura em inglês; e o conhecimento dos aspectos fonológicos da língua inglesa contribuiu para a compreensão da leitura em chinês. |
Simultaneous acquisition of English and Chinese impacts children’s reliance on vocabulary, morphological and phonological awareness for reading in English2525. Hsu LSJ, Ip KI, Arredondo MM, Tardif T, Kovelman I. Simultaneous acquisition of English and Chinese impacts children's reliance on vocabulary, morphological and phonological awareness for reading in English. Int J Biling Educ Biling. 2019;22(2):207-23. |
Explorar o papel do bilinguismo na aquisição da leitura comparando crianças bilíngues e monolíngues |
Não houve diferença no desempenho de bilíngues e monolíngues, com exceção da prova de leitura de palavras isoladas, na qual os bilíngues foram superiores. |
Tone matters for Cantonese-English bilingual children’s English word reading development: a unified model of phonological transfer2626. Tong X, He X, Deacon SH. Tone matters for Cantonese-English bilingual children's English word reading development: a unified model of phonological transfer. Mem Cogn. 2017;45(2):320-33. |
Investigar se há transferência fonológica de L1 para L2 em crianças bilíngues cantonês-inglês. |
O estudo evidenciou a presença da transferência fonológica entre L1 e L2. |
A comparative study on phonological acquisition and performance in phonological awareness by children exposed to a bilingual or monolingual family environment2828. Brancalioni AR, Bogoni AP, Silva DP, Giacchini V. A comparative study on phonological acquisition and performance in phonological awareness by children exposed to a bilingual or monolingual family environment. Rev. CEFAC. 2018;20(6):703-14. |
Verificar e comparar a aquisição fonológica e o desempenho em tarefas de consciência fonológica entre crianças expostas a ambiente familiar bilíngue e crianças expostas a ambiente familiar monolíngue. |
As crianças expostas a ambiente familiar bilíngue apresentaram menor número de acertos nas tarefas de consciência fonológica, porém não foi encontrada diferença estatisticamente significante. |
Metalinguistic contribution to writing competence: a study of monolingual children in China and bilingual children in Singapore2929. Sun B, Hu G, Curdt-Christiansen XL. Metalinguistic contribution to writing competence: a study of monolingual children in China and bilingual children in Singapore. Read Writ. 2018;31(7):1499-523. |
Investigar como os componentes da consciência metalinguística contribuem para a compreensão leitora em crianças bilíngues e monolíngues. |
Os bilíngues obtiveram melhor desempenho, comparados aos monolíngues em consciência fonológica. |
The effects of Spanish heritage language literacy on English reading for Spanish-English bilingual children in the US3030. Kremin LVDV, Arredondo MM, Ju Hsu LS, Satterfield T, Kovelman I. The effects of Spanish heritage language literacy on English reading for Spanish-English bilingual children in the US. Int J Biling Educ Biling. 2019;22(2):192-206. |
Investigar o impacto do bilinguismo na alfabetização infantil. |
Bilíngues obtiveram melhor desempenho na habilidade de consciência fonológica quando comparados aos seus pares monolíngues. |
Profile of phonological awareness in bilingual and monolingual children3131. Souza LBR, Leite AGC. Profile of phonological awareness in bilingual and monolingual children. CoDAS. 2014;26(1):61-7. |
Comparar o desempenho das habilidades de consciência fonológica em escolares bilíngues e monolíngues. |
Houve desempenho diferenciado nas habilidades de CF entre os grupos testados, em que os bilíngues foram melhores que os monolíngues. Percebeu-se que a habilidade de consciência fonêmica, parte integrante e mais complexa da CF, demonstrou ter maior domínio pelas crianças bilíngues. |
The relationship between phonological awareness and executive attention in Chinese-English bilingual children3232. Yang H, Yang S, Kang C. The relationship between phonological awareness and executive attention in Chinese-English bilingual children. Cognitive Development. 2014;30:65-80. |
Examinar a relação entre consciência fonológica e atenção executiva em crianças bilíngues no processo de aprendizagem da leitura. |
Associação bidirecional entre a consciência fonológica e atenção executiva dos bilíngues. |
Differential growth patterns in emerging reading skills of Turkish-German Bilingual and German Monolingual primary school students3333. Limbird CK, Maluch JT, Rjosk C, Stanat P, Merkens H. Differential growth patterns in emerging reading skills of Turkish-German bilingual and German monolingual primary school students. Read Writ. 2014;27(5):945-68. |
Comparar as habilidades básicas para a leitura em crianças bilíngues e monolíngues. |
Ambos os grupos desenvolveram a consciência fonológica de forma similar. |
Do bilingual children possess better phonological awareness? Investigation of Korean monolingual and Korean-English bilingual children3636. Kang J. Do bilingual children possess better phonological awareness? Investigation of Korean monolingual and Korean-English bilingual children. Read Writ. 2012;25(2):411-31. |
Investigar se há vantagem bilíngue na habilidade de consciência fonológica em crianças. |
Os resultados do estudo indicaram que as crianças bilíngues tiveram uma vantagem em consciência fonológica comparadas com os monolíngues. |
Second-language learners’ advantage in metalinguistic awareness: A question of languages’ characteristics3737. Reder F, Marec-Brenton N, Gombert JE, Demont E. Second-language learners' advantage in metalinguistic awareness: a question of languages' characteristics. The BPS. 2013;83(1):686-7012. |
Investigar as habilidades de crianças aprendizes da L2 em consciência fonológica, morfológica e sintática. |
Não apresenta diferenças significativas entre os bilíngues e monolíngues para a consciência fonológica. |
Genetic and environmental overlap between Chinese and English reading-related skills in Chinese children3838. Wong SW, Chow BW, Ho CS, Waye MM, Bishop DV. Genetic and environmental overlap between Chinese and English reading-related skills in Chinese children. Dev Psychol. 2014;50(11):2539-48. |
Analisar as influências genéticas e ambientais nas habilidades de reconhecimento visual de palavras, vocabulário receptivo, consciência fonológica, memória fonológica e discriminação de fala na L1 e L2 em gêmeos. |
Os fatores genéticos desempenham um papel importante na consciência fonológica dos bilíngues, enquanto os fatores ambientais compartilhados tiveram uma contribuição maior na consciência fonológica chinesa. Além disso, a aprendizagem da leitura na segunda língua não interferiu na aquisição da primeira língua. |