Acessibilidade / Reportar erro

Testes comportamentais em adultos: valores de referência e comparação entre grupos com e sem transtorno do processamento auditivo central

RESUMO

Objetivos:

gerar valores de referência para diferentes testes comportamentais de processamento auditivo central (PAC) em adultos normo-ouvintes, com estratificação de faixa etária, assim como, comparar os resultados segundo a variável presença ou ausência de transtorno do PAC(TPAC).

Métodos:

a casuística foi composta por 94 adultos normo-ouvintes, com pelo menos 11 anos de escolaridade, os quais foram distribuídos em dois grupos, conforme o desempenho nos testes de Identificação de Sentenças Dicóticas(DSI), Masking Level Difference(MLD), Randon Gap Detection Test(RGDT), Fala Comprimida Adaptado(FCA) e Testes de Padrão de Duração e Frequência(TPD/TPF). Os 64 sujeitos que apresentaram normalidade em todos os testes formaram o G1 e os 30 sujeitos com alteração em pelo menos um deles originaram o G2. Foi realizada uma descrição com valores de média, desvio padrão (DP), mínima, máxima e intervalo de confiança. Posteriormente, foi utilizado o teste não paramétrico de comparação entre variáveis U de Mann-Whitney. Em todas as análises foi considerado nível de significância de 5% (p≤0,05).

Resultados:

o somatório de dois desvios padrões ao desempenho médio do G1, originou valores de referência para os diferentes testes abordados. Quando comparados os grupos G1 e G2, o G1 apresentou melhores resultados, sendo esta significante nos testes DSI(orelha esquerda), MLD,RGDT,TPD e TPF para a faixa etária entre 18 e 29 anos e, DSI(orelha esquerda), RGDT e FCA(orelha direita) na faixa etária de 30 a 58 anos.

Conclusão:

foi possível gerar valores de referência para diferentes testes comportamentais de PAC, em adultos normo-ouvintes, assim como, constatar um melhor desempenho para o grupo com ausência de TPAC.

Descritores:
Audição; Testes Auditivos; Percepção Auditiva; Transtornos da Percepção Auditiva

ABRAMO Associação Brasileira de Motricidade Orofacial Rua Uruguaiana, 516, Cep 13026-001 Campinas SP Brasil, Tel.: +55 19 3254-0342 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revistacefac@cefac.br