Acessibilidade / Reportar erro

Prevalência de sintomas vocais em professores na rede municipal de ensino em Campo Grande - MS

Resumo:

OBJETIVO:

delinear o panorama epidemiológico sobre a voz do professor na Rede Municipal de Ensino de Campo Grande/MS, verificando a prevalência de sintomas vocais autorreferidos nessa população.

MÉTODOS:

trata-se de um estudo epidemiológico, transversal, descritivo, quantitativo. Dentre os 4.957 professores cadastrados na Semed/2013, 394 participaram da pesquisa. Todas as sete regiões urbanas do município (Prosa, Bandeira, Anhanduizinho, Lagoa, Segredo, Centro, Imbirussu) foram amostradas. Para a coleta de dados utilizou-se o protocolo de Ferreira e cols., adaptado, utilizando-se como método de mensuração a escala Likert.

RESULTADOS:

constatou-se alta prevalência de sintomas vocais autorreferidos. Os professores apresentaram múltiplos sintomas relacionados ao uso da voz no trabalho e perceberam os efeitos adversos em seu desempenho profissional.

CONCLUSÃO:

a seriedade dos problemas de voz do professor, vivenciados diariamente nos serviços de atendimento fonoaudiológico e na Rede Municipal de Ensino foi revelada em números expressivos nessa pesquisa.

Descritores:
Saúde Pública; Educação; Voz; Docentes; Fonoaudiologia

ABRAMO Associação Brasileira de Motricidade Orofacial Rua Uruguaiana, 516, Cep 13026-001 Campinas SP Brasil, Tel.: +55 19 3254-0342 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revistacefac@cefac.br