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O uso de software no treinamento auditivo em crianças: revisão teórica

RESUMO:

O distúrbio do processamento auditivo refere-se incapacidade do sistema auditivo central em captar e interpretar as informações sonoras oriundas do ambiente externo. Para minimizar ou sanar os efeitos deste distúrbio no cotidiano dos sujeitos, é indicado terapia com treinamento auditivo. O objetivo deste estudo foi apresentar uma revisão de literatura sobre o uso de software no treinamento de habilidades auditivas em crianças. Como estratégia de pesquisa realizou-se busca em bases de dados: Scientific Eletronic Library Online (SCIELO), Sistema da Literatura Latino-Americana em Ciências da Saúde (LILACS), National Library of Medicine (MEDLINE e PUBMED) e Índice Bibliográfico Espanhol de Ciência da Saúde (IBECS) considerando estudos publicados em 2008 a 2014, utilizando as palavras-chave: percepção auditiva; estimulação acústica; software; crianças. Para inclusão, os artigos deveriam possuir publicação posterior a 2008 e treinamento auditivo computadorizado como forma de intervenção terapêutica em crianças, independente da patologia e/ou distúrbio envolvida, idioma em inglês português ou espanhol. Nos estudos realizados nos últimos seis anos, o uso de software no treinamento auditivo em crianças tem se mostrado uma ferramenta eficaz. Os artigos analisados mostraram que o uso de programas computadorizado permite engajamento e motivação, além da reabilitação das habilidades auditivas alteradas.

DESCRITORES:
Percepção Auditiva; Estimulação Acústica; Software; Criança; Audição

ABSTRACT:

The auditory processing disorder refers to the inability of the central auditory system to capture and interpret sound information from the external environment. To minimize or to remedy the effects of this disorder in daily life of the subjects is indicated therapy with auditory training. The aim of this study was to present a literature review on the use of software in the training of auditory skills in children. Have been take one search in databases: Scientific Eletronic Library Online (SCIELO), Sistema da Literatura Latino-Americana em Ciências da Saúde (LILACS), National Library of Medicine (MEDLINE e PUBMED) and Índice Bibliográfico Espanhol de Ciência da Saúde (IBECS). The research was carried out from 2008 to 2014, using the keywords: auditory perception; acoustic stimulation; Software; children. Selection criteria: Publication performed after 2008 and using computerized auditory training as a means of therapeutic intervention in children independent of the condition and/or disorder involved, in Portuguese or Spanish or English. According to research in the last six years, the use of software in the auditory training in children has been shown to be an effective tool. The articles analyzed demonstrate that the use of computer programs allows engagement and motivation, besides the rehabilitation of the auditory skills.

KEYWORDS:
Auditory Perception; Acoustic Stimulation; Software; Child; Hearing

Introdução

O treinamento auditivo (TA) proporciona a estimulação acústica das habilidades auditivas por meio de diferentes abordagens e da demanda específica de cada paciente, com o intuito de reorganizar o sistema neural auditivo e suas conexões com os demais sistemas sensoriais correlacionados, permitindo melhora das habilidades auditivas defasadas11. Musiek F, Shinn J, Hare C. Plasticity, auditory training, and auditory processing disorders. Seminars in Hearing. 2002;23(4):263-75..

Há duas maneiras básicas de se realizar o TA. O acusticamente não controlado (TA informal) realizado em domicílio com os familiares auxiliando ou em ambiente escolar com suporte dos professores, pois não necessita de uso de dispositivos eletrônicos e o acusticamente controlado (TA formal), por meio de equipamentos eletroacústicos ou programas de computador22. Schochat E. Insights for management of processing disorders. Hear J. 2004;57(10):58.. Apesar da não utilização desses meios, o TA informal pode cumprir igualmente a estimulação das habilidades auditivas, desde que bem organizado33. Vilela N, Wertzner HF, Sanches SGG, Neves-Lobo IF, Carvalho RMM. Processamento temporal de crianças com transtorno fonológico submetidas ao treino auditivo: estudo piloto. J Soc Bras Fonoaudiol. 2012;24(1):42-8.),(44. Dias KZ, Gil D. Treinamento auditivo acusticamente controlado nos distúrbios do processamento auditivo. In: Boechat EM et al. Tratado de audiologia 2 ed. São Paulo: Santos Editora; 2015. p.534-40..

Outra forma de realizar a terapia é por meio do uso de softwares no TA computadorizado, o qual permite o controle de estímulos e hierarquia de atividades55. Comerlatto Junior AA, Silva MP, Balen AS. Software para reabilitação auditiva de crianças com distúrbios no processamento auditivo central. Rev Neurocienc. 2010;18(4):454-62.. O TA utilizando software específico visa atender diferentes atividades acústicas, ativar o sistema auditivo e suas ligações com sistemas afins, transformando comportamentos auditivos antigos e formando novas bases neurais66. Alvarez A, Sanchez ML, Guedes MC. Escuta Ativa - Avaliação e Treinamento Auditivo Neurocognitivo. CTS Informática. Pato Branco, PR; 2010..

Cada uma dessas maneiras de intervenção terapêutica possui as suas vantagens singulares, entre elas: TA formal possui a possibilidade de apresentar o estímulo acústico de modo preciso55. Comerlatto Junior AA, Silva MP, Balen AS. Software para reabilitação auditiva de crianças com distúrbios no processamento auditivo central. Rev Neurocienc. 2010;18(4):454-62.),(77. Bamiou DE, Campbell N, Sirimanna T. Management of auditory processing disorders. JAM. 2006;4:46-56.. Já no TA computadorizado a maior vantagem é a padronização do treinamento, pois este tipo de intervenção permite que diferentes sujeitos realizem a mesma atividade. Além disso, este tipo de intervenção terapêutica o sujeito deve cumprir uma sequência de tarefas que respeitam uma ordem hierárquica de complexidade do programa de terapia e tudo isto de uma forma lúdica88. Balen SA, Silva LTN. Programas computadorizados no treinamento auditivo. In: Bevilacqua MC et al. Tratado de Audiologia. São Paulo: Santos; 2011. p.805-28.),(99. Silva MP, Comerlatto Junior AA, Balen SA, Bevilacqua MC. O uso de um software na (re)habilitação de crianças com deficiência auditiva. J Soc Bras Fonoaudiol. 2012;24(1):34-41..

Autores77. Bamiou DE, Campbell N, Sirimanna T. Management of auditory processing disorders. JAM. 2006;4:46-56.),(99. Silva MP, Comerlatto Junior AA, Balen SA, Bevilacqua MC. O uso de um software na (re)habilitação de crianças com deficiência auditiva. J Soc Bras Fonoaudiol. 2012;24(1):34-41.)-(1111. Samelli AG, Mecca FFDN. Treinamento auditivo para transtorno do processamento auditivo: uma proposta de intervenção terapêutica. Rev CEFAC. 2010;12(2):235-41. referem que o uso do computador em ambiente terapêutico, proporciona à criança o contato com a informatização, possibilitando o acesso a múltiplas estratégias que potencializam o desenvolvimento global e auditivo. Para o sucesso terapêutico do paciente é importante incentivá-lo, bem como ressaltadas suas respostas corretas durante a terapia, tornando assim, as sessões motivacionais1111. Samelli AG, Mecca FFDN. Treinamento auditivo para transtorno do processamento auditivo: uma proposta de intervenção terapêutica. Rev CEFAC. 2010;12(2):235-41., como formação musical e o jogar videogame que permitem uma nova aprendizagem ao sujeito1212. Anderson S, Kraus N. Auditory Training: Evidence for Neural Plasticity in Older Adults. SIG 6, Perspectives on Hearing and Hearing Disorders: Research and Diagnostics. 2013;17:37-57.. Os autores77. Bamiou DE, Campbell N, Sirimanna T. Management of auditory processing disorders. JAM. 2006;4:46-56.),(99. Silva MP, Comerlatto Junior AA, Balen SA, Bevilacqua MC. O uso de um software na (re)habilitação de crianças com deficiência auditiva. J Soc Bras Fonoaudiol. 2012;24(1):34-41.)-(1111. Samelli AG, Mecca FFDN. Treinamento auditivo para transtorno do processamento auditivo: uma proposta de intervenção terapêutica. Rev CEFAC. 2010;12(2):235-41. referem, ainda, que os programas computadorizados de TA devem estimular os centros de recompensas neurais naturalmente e, para isso os profissionais que desenvolvem este tipo de intervenção devem pensar em plataformas que tornem isso possível.

Apesar de poucas publicações nacionais relacionando o TA com utilização de software como intervenção terapêutica no tratamento dos distúrbios do processamento auditivo (DPA) ou visando, apenas, a estimulação auditiva, tal ferramenta mostra-se relevante e contemporânea, merecendo mais destaque na clínica fonoaudiológica.

Assim, o objetivo deste estudo foi apresentar uma revisão de literatura sobre treinamento auditivo computadorizado como forma de intervenção terapêutica em crianças, buscando identificar quais os softwares utilizados, a população atendida, a forma de utilização e os resultados desta modalidade de intervenção terapêutica.

Métodos

Trata-se de um estudo de coleta de dados por meio de levantamento bibliográfico em bases eletrônicas, visando uma revisão teórica na área da Audiologia, sobre o tema de treinamento auditivo computadorizado.

Para o levantamento dos artigos na literatura, realizou-se pesquisas nas seguintes bases de dados: Scientific Eletronic Library Online (SCIELO), Sistema da Literatura Latino-Americana em Ciências da Saúde (LILACS), National Library of Medicine (MEDLINE e PUBMED), Índice Bibliográfico Espanhol de Ciência da Saúde (IBECS), no mês de outubro deste ano. Para a escolha dos descritores utilizou-se o vocabulário estruturado e trilíngue, Descritores em Ciências da Saúde (DeCs), elaborado pela Biblioteca virtual em Saúde - Bireme.

A Tabela 1 apresenta as estratégias de busca utilizadas para realizar a pesquisa nas diferentes bases de dados pesquisadas. Bem como, outro método de recuperação de referenciais bibliográficos, por meio da busca de artigos com "palavras" e não mais com descritores.

Primeiramente, realizou-se a pesquisa considerando os seguintes critérios de inclusão: publicação atual (posteriores a julho/2009), idioma em português, inglês ou espanhol, pesquisa realizada em seres humanos, crianças diagnosticadas com distúrbio do processamento, sem outros comprometimentos de ordem orgânica e/ou emocional além de possuírem audição normal. Neste primeiro modo de pesquisa foram encontrados 417 artigos e destes apenas um poderia compor este artigo de revisão. Devido a este fato, foram alterados os critérios de elegibilidade, como por exemplo, publicação posterior a 2008 e treinamento auditivo computadorizado como forma de intervenção terapêutica em crianças, independente da patologia e/ou distúrbio envolvida.

Os artigos selecionados foram descritos respeitando uma ordem cronológica de publicação, buscando identificar quais os softwares utilizados, a população atendida, a forma de utilização de tal recurso tecnológico e os resultados obtidos por meio desta modalidade de intervenção terapêutica.

A busca pelos artigos foi realizada por apenas uma avaliadora que analisou criticamente os resultados encontrados nas bases de dados. Uma primeira análise foi conduzida com base no conteúdo do título e resumo. Os trabalhos considerados relevantes, pois abordavam a temática em questão, foram lidos na íntegra. Assim, foi considerado adequado para a presente revisão narrativa um total de 25 artigos, dos quais 13 constavam-se repetidos em diferentes bases de dados. Desta forma, 12 artigos foram relevantes (adequados ao tema) para compor o presente estudo.

Ao realizar os levantamentos bibliográficos de artigos publicados, nos últimos seis anos, utilizando os descritores e palavras como expostos na Tabela 2.

Como forma complementar de pesquisa, realizou-se a busca utilizando estratégia de busca com palavras, e foram encontrados os seguintes resultados (Tabela 3).

Tabela 3:
Número de artigos encontrados em cada base de dados pesquisada por meio de palavras relacionadas ao tema

Após a seleção dos 12 abstracts foi realizada a análise dos textos completos. Em seguida, considerou-se nessas pesquisas: objetivos, amostras, instrumentos de avaliação das habilidades auditivas, resultados encontrados e o método de mensuração. As Tabelas 4 a 5 sistematizam os artigos e os dados considerados para o presente estudo nas duas estratégias de pesquisa.

Tabela 4:
Estudos que realizaram treinamento auditivo computadorizado, em crianças, considerando os achados com descritores como estratégia de busca
Tabela 5:
Estudos que realizaram treinamento auditivo computadorizado, em crianças, considerando palavras como estratégia de busca

Revisão da literatura

Os artigos analisados apresentavam similaridade em relação aos seus objetivos, métodos e achados. Em geral, analisaram a efetividade desta forma de intervenção por meio de diferentes softwares como: Pedro na Casa Mal Assombrada(r), Fast ForWord(r), Auxiliar na Reabilitação de Distúrbios Auditivos (SARDA), Audio Training Software(r), Software Auditory Temporal Processing (ATP), Sounds in hand, LiSN & Learn auditory training software, Play on - Jeu d´entraînement à la lecture.

O TA como intervenção terapêutica é um meio de minimizar as queixas relatadas pelos pacientes permitindo melhora nas habilidades auditivas, isto no processamento auditivo (PA)1313. Megale RL, Iório MCM, Schochat E. Treinamento auditivo: avaliação do benefício em idosos usuários de próteses auditivas. Pró-Fono R Atual Cient. 2010;22(2):101-6.. Todos os estudos encontrados nessa revisão mostraram que houve diferença relacionada às alterações nas habilidades auditivas, após o treinamento auditivo com utilização de software como estratégia terapêutica, sendo assim, considerado um método eficaz e eficiente na reabilitação auditiva. O software mais utilizado nas pesquisas encontras nesta revisão, foi o Fast ForWord Language(r), 41,7% (n=5). Tal software estimula as habilidades auditivas por meio de sete tarefas que incluem atividades envolvendo padrão de frequência, fonemas, palavras e por último, sentenças. Além de possibilitar o registro diário do desempenho obtido pelo paciente o que pode ser utilizado para monitorar as evoluções durante o período de treinamento auditivo1414. Balen SA, Massignani R, Schillo R. Aplicabilidade do software Fast Forword na reabilitação dos distúrbios do processamento auditivo: resultados iniciais. Rev CEFAC. 2008;10(4):572-87.. Os sujeitos obtêm ganhos relacionados à linguagem oral e leitura durante a intervenção1515. Given BK, Wasserman JD, Chari SA, Beattie K, Eden GF. A randomized, controlled study of computer-based intervention in middle school struggling readers. Brain and Language. 2008;106:83-97..

Os autores1010. Martins JS, Pinheiro MMC, Blasi HF. A utilização de um software infantil na terapia fonoaudiológica de Distúrbio do Processamento Auditivo Central. Rev Soc Bras Fonoaudiol. 2008;13(4):398-404. perceberam que a utilização de jogos computadorizados no treinamento auditivo de crianças com DPA, por meio do uso de software, permitem o desenvolvimento de habilidades auditivas e construção de novas possibilidades de aprendizagem, modificando comportamentos antigos e sanando possíveis dificuldades auditivas. Os sujeitos participantes da referida pesquisa conseguiram, de forma gradual, assimilar as informações armazenadas na memória, bem como, desenvolveram atenção auditiva. Corroborando com o achado de outros pesquisadores1616. Cameron S, Dillon H. Development and evaluation of the LiSN & Learn auditory training software for deficit-specific remediation of binaural processing deficits in children: preliminary findings. J Am Acad Audiol. 2011;22(10):678-96. que verificaram melhora relacionada à atenção, memória, bem como nos relatos das crianças no questionário de autoavaliação referente às habilidades auditivas. Os questionários são importantes, pois mostram a percepção do próprio sujeito quanto suas limitações e de seus familiares ou professores, havendo melhora auditiva após o TAC1717. Cameron S, Glyde H, Dillon H. Efficacy of the LiSN & Learn auditory training software: randomized blinded controlled study. Audiology Research. 2012;2,e15..

O DPA pode estar associado a distúrbios de leitura e escrita e, fez-se importante estudar a eficácia do TAC nesse público. Em um estudo com três sujeitos apresentando alteração do PA predominantemente do tipo: associação auditivo-linguístico, decodificação e associação auditivo-linguístico e, integração auditiva e ou prosódia, respectivamente. Os autores mostraram que o TAC foi eficaz, pois os dois primeiros sujeitos atingiram normalidade e o terceiro, mesmo apresentando evolução durante as atividades, manteve dificuldade de integração auditiva evidenciada na avaliação comportamental do PA pré e pós TAC1414. Balen SA, Massignani R, Schillo R. Aplicabilidade do software Fast Forword na reabilitação dos distúrbios do processamento auditivo: resultados iniciais. Rev CEFAC. 2008;10(4):572-87..

A eficácia da utilização de programa computadorizado na (re)habilitação da criança deficiente auditiva usuária de próteses auditivas ou implantes coclear foi mostrada em pesquisa99. Silva MP, Comerlatto Junior AA, Balen SA, Bevilacqua MC. O uso de um software na (re)habilitação de crianças com deficiência auditiva. J Soc Bras Fonoaudiol. 2012;24(1):34-41., havendo melhora na percepção de fala no silêncio e no ruído. Os pesquisadores verificaram que essas crianças necessitaram de maior tempo para realização das atividades, principalmente aqueles que envolviam sons não verbais e sons verbais diretamente relacionados à atenção sustentada1818. Rochette F, Bigand E. Long-term Effects of Auditory Training in Severely or Profoundly Deaf Children. The Neurosciences and Music III: Disorders and Plasticity: Ann. N.Y. Acad. Sci. 2009;1169:195-8.. Quanto ao software, as autoras referem como ponto negativo a necessidade de internet com velocidade rápida e estável, o que nem sempre é possível nos serviços de atendimento. Ressaltam ainda que: "o uso de software deve ser um auxiliar na intervenção fonoaudiológica e não um substituto, visto que a orientação e a intervenção do profissional fonoaudiólogo durante a aplicação do SARDA foi primordial" (p.40). Duas crianças com perda auditiva severa e quatro com perda auditiva profunda mostraram terem tido benefícios com a estimulação auditiva observada por meio de melhor discriminação dos sons de fala1818. Rochette F, Bigand E. Long-term Effects of Auditory Training in Severely or Profoundly Deaf Children. The Neurosciences and Music III: Disorders and Plasticity: Ann. N.Y. Acad. Sci. 2009;1169:195-8..

O uso de software é utilizado também como ferramenta interventiva em outras desordens, que não apenas relacionadas às alterações nas habilidades auditivas como o DPA. Estudo realizado em escolares com Dislexia, visando verificar a eficácia do TAC nessa população mostraram que houve melhora nas atividades de leitura e escrita, consciência fonológica e processamento auditivo. Os sujeitos obtiveram esses resultados positivos, pois o software utilizado permite fácil manuseio e as informações são apresentadas de forma clara, possibilitando que, aquele sujeito com dificuldade em perceber a informação auditiva tinha o auxilio visual concomitante. Além de observado que essa intervenção proporcionou maior tempo de atenção na atividade pelos escolares1919. Germano GD, Capellini SA. Eficácia do programa de remediação auditivo-visual computadorizado em escolares com dislexia. Pró-Fono Atual Cient. 2008;20(4):237-42.. Posteriormente pesquisaram-se os efeitos do TAC em escolares com distúrbio de aprendizagem verificando que tal público apresenta atraso no desenvolvimento de habilidades auditivas o que impede a assimilação correta das informações auditivas recebidas2020. Pinheiro FH, Capellini SA. Treinamento auditivo em escolares com distúrbio de aprendizagem. Pró-Fono R Atual Cient. 2010;22(1):49-54.. Contudo, com a intervenção terapêutica, houve desenvolvimento de habilidades ao nível de atenção auditiva, percepção dos sons da fala, reconhecimento de palavras e compreensão auditiva.

O TA em crianças com dislexia foi estudado novamente em 2011, afirmando os resultados já encontrados de que permite resultados favoráveis. Possibilita melhoras significantes nas habilidades de consciência fonológica (sílaba e fonema), leitura de textos e nas habilidades auditivas não verbais. Tal estudo sugere que há ligação entre habilidades verbais e não verbais2121. Murphy CFB, Schochat E. Effect of Nonlinguistic Auditory Training on Fonological and Reading Skills. Folia Phoniatr Logop. 2011;63(3):147-53..

Nos estudos encontrados, os pesquisadores utilizaram uma avaliação eletrofisiológica2222. Kozlowski L, Wiemes GMR, Magni C, Silva ALG. A efetividade do treinamento auditivo no distúrbio do processamento auditivo central: estudo de caso. Rev Bras Otorrinolaringol. 2004;70(3):427-32.)-(2525. Leite RA, Wertzner HF, Matas CG. Potenciais evocados auditivos de longa latência em crianças com transtorno fonológico. Pró-Fono R Atual Cient. 2010;22(4):561-6. ou comportamental2222. Kozlowski L, Wiemes GMR, Magni C, Silva ALG. A efetividade do treinamento auditivo no distúrbio do processamento auditivo central: estudo de caso. Rev Bras Otorrinolaringol. 2004;70(3):427-32.),(2424. Alonso R, Schochat, E. A eficácia do treinamento auditivo formal em crianças com transtorno de processamento auditivo (central): avaliação comportamental e eletrofisiológica. Braz. J. Otorhinolaryngol. 2009;75(5):726-32. do PA como biomarcador de evolução terapêutica, visando mensurar a eficácia deste tipo de intervenção terapêutica, corroborando com outras pesquisas. Pesquisadores2626. Russo NM, Hornickel J, Nicol T, Zecker S, Kraus N. Biological changes in auditory function following training in children with autism spectrum disorders. Behav Brain Funct. 2010;6:60. estudaram os efeitos do TAC em cinco meninos com diagnóstico de espectro autismo, concluindo que o uso de software gera mudança nas respostas corticais, sendo estas observadas por meio das avaliações de potencial evocado auditivo de tronco encefálico com estímulo de fala e do potencial evocado auditivo de longa latência. Esse estudo mostrou assim que, o software como intervenção permite benefícios vistos em mudanças objetivas, biológicas. Esse achado foi encontrado também em outros dois estudos realizados em 2013: o primeiro mostrou que a capacidade cerebral em modificar-se por meio da estimulação pode ser vista na avaliação do potencial evocado auditivo de tronco encefálico com estímulo de fala, realizado pré e pós TAC, em duas crianças diagnosticadas com DPA sendo essa avaliação sensível às alterações pela estimulação auditiva2727. Krishnamurti S, Forrester J, Rutledge C, Holmes GW. A case study of the changes in the speech-evoked auditory brainstem response associated with auditory training in children with auditory processing disorders. Int. j. pediatr. Otorhinolaryngol. 2013;77(4):594-604.; e o outro observou que a plasticidade neuronal envolve uma obtenção de resposta com aumento da amplitude enquanto a oscilação da atividade relacionada à organização temporal mantém-se atípica2828. Heim S, Keil A, Choudhury N, Friedman JT, Benasich AA. Early gamma oscillations during rapid auditory processing in children with a language-learning impairment: Changes in neural mass activity after training. Neuropsychologia. 2013;5(5):990-1001..

Conclusão

A partir dessa revisão constatou-se que a escolha de software como estratégia no TA não é comumente utilizada em crianças. Com este estudo foi possível visualizar um panorama atual ainda limitado, relacionando pesquisas com treino computadorizado para estimulação das habilidades auditivas, as quais possuem incidência de alterações na população com idade escolar.

A realização de novas pesquisas com estudos de caso podem, também, auxiliar na divulgação e entendimento dos benefícios e eficácia do TA na população com indicação de terapia com estimulação sonora. Além disso, o melhor reconhecimento dessas abordagens terapêuticas amplia a opção e possibilidade de sucesso terapêutico para os profissionais que atuam reabilitando ou estimulando crianças com presença de indicadores de risco para alterações comunicativas, sejam elas de ordem linguística ou auditivas. Ressalta-se a importância da utilização de tais meios contemporâneos, atrativos e motivadores na abordagem terapêutica, principalmente considerando o público infantil.

Referências

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Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    Nov-Dec 2015

Histórico

  • Recebido
    24 Jul 2015
  • Aceito
    08 Set 2015
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