Resumo:
OBJETIVO:
avaliar o desenvolvimento da linguagem, segundo o Teste de Triagem de Denver II, de crianças que frequentavam a educação infantil em Belém e verificar fatores associados do desfecho com as características familiares, ambientais e pessoais.
MÉTODOS:
trata-se de uma pesquisa transversal e de caráter descritivo exploratório. Foi aplicado um questionário aos genitores para coletar os dados pessoais, contextuais e familiares e um instrumento para medição do nível de pobreza familiar.
RESULTADOS:
das 319 crianças avaliadas, 59,2% apresentaram resultado suspeito de atraso na linguagem. As variáveis que mostraram associação estatisticamente significante com o nível de desenvolvimento da linguagem foram escolaridade paterna (p=0,003), idade materna (p=0,03) e o nível de pobreza urbana (p=0,003).
CONCLUSÃO:
destaca-se a importância de implementar programas de estimulação e monitoramento sistemático, além de alertar para a interferência negativa dos fatores de risco nesse processo.
Descritores:
Infantil; Linguagem; Fatores de Risco