Acessibilidade / Reportar erro

Determinantes em saúde associados ao aleitamento materno exclusivo: uma revisão de escopo

RESUMO

Objetivo:

mapear os determinantes em saúde associados ao aleitamento materno exclusivo.

Métodos:

revisão de escopo realizada seguindo a metodologia do JBI, concomitantemente com as recomendações do checklist PRISMA-Extension for Scoping Reviews. A coleta de dados foi realizada nas bases de dados Medline/PubMed, Lilacs, Cinahl, Scopus e Embase e, para identificação da literatura cinzenta, utilizou-se a Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações. A síntese dos resultados foi organizada em três modelos teóricos: distal, intermediário e proximal.

Revisão da Literatura:

foram encontrados 3.998 títulos e, após todas as etapas de seleção, foram incluídos 145 estudos, de diferentes desenhos metodológicos, publicados entre os anos de 2002 e 2022. Foram mapeados como determinantes em saúde associados ao aleitamento materno exclusivo: escolaridade materna, renda familiar, realização e número de consultas no pré-natal, orientação e práticas do aleitamento materno, tempo até a primeira mamada, sexo do recém-nascido, trabalho materno e licença-maternidade, uso de chupeta e orientações sobre aleitamento materno exclusivo nos serviços de saúde.

Conclusão:

os determinantes que podem facilitar ou dificultar o aleitamento materno exclusivo são extrínsecos e intrínsecos ao binômio mãe e bebê, e fazem-se necessárias políticas públicas que protejam o direito de amamentação de qualquer ser humano.

Descritores:
Aleitamento Materno; Saúde Materno-infantil; Determinantes Sociais da Saúde

ABRAMO Associação Brasileira de Motricidade Orofacial Rua Uruguaiana, 516, Cep 13026-001 Campinas SP Brasil, Tel.: +55 19 3254-0342 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revistacefac@cefac.br