Acessibilidade / Reportar erro

A utilização de testes comportamentais na avaliação do processamento auditivo central em crianças - revisão integrativa da literatura

RESUMO

Objetivo:

analisar a produção bibliográfica nacional da última década acerca dos testes comportamentais mais utilizados na avaliação do processamento auditivo central em crianças.

Métodos:

trata-se de uma revisão integrativa da literatura cuja questão norteadora foi: “Quais testes comportamentais são mais utilizados na avaliação do processamento auditivo central em crianças?”. A estratégia de busca foi: “(processamento auditivo) AND (testes comportamentais) AND (crianças)” e as bases de dados Oasisbr, BVS e SciELO foram consultadas. Foram selecionados estudos de acesso gratuito, publicados integralmente em revistas nacionais e internacionais, em português brasileiro ou inglês, com metodologias replicáveis e com descritores e temática pertinentes à questão norteadora. Foram excluídas revisões, publicações de opinião, relatórios de gestão, sites, políticas com indicadores, sistemas de informações e publicações repetidas ou duplicadas. A análise foi realizada por ambas as pesquisadoras e os estudos foram classificados como viáveis e inviáveis. Para a organização dos dados, foram elaboradas tabelas e planilhas no Microsoft Excel. A coleta de dados ocorreu entre setembro e novembro de 2021.

Revisão da Literatura:

inicialmente, foram localizados 64 estudos; mas, após a aplicação dos critérios de elegibilidade, restaram 28 estudos, que foram lidos na íntegra.

Conclusão:

os testes comportamentais mais utilizados na avaliação do processamento auditivo em crianças foram: o Teste de Padrão de Frequência, o Teste Dicótico de Dígitos, o “Gaps in Noise”, o Teste de Fala com Ruído e o Teste de Logoaudiometria Pediátrica.

Descritores:
Criança; Testes Auditivos; Audição; Percepção Auditiva; Transtornos da Audição

ABRAMO Associação Brasileira de Motricidade Orofacial Rua Uruguaiana, 516, Cep 13026-001 Campinas SP Brasil, Tel.: +55 19 3254-0342 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revistacefac@cefac.br