Acessibilidade / Reportar erro

A visão dos pais e professores sobre a ocorrência de hábitos orais deletérios em um grupo de pré-escolares

RESUMO

Objetivo:

comparar a visão de pais e professores sobre a ocorrência de hábitos orais deletérios em pré-escolares.

Métodos:

estudo de caráter transversal com análise quantitativa. Pais e professores responderam um questionário autoaplicável referente aos hábitos deletérios de pré-escolares e assinaram o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. Ao final foram incluídos 221questionários. Os dados foram submetidos aos testes Qui-quadrado, exato de Fisher e McNemar.

Resultados:

segundo os pais, o hábito de maior ocorrência foi a mamadeira com 52,04%, seguido da chupeta com 24,09%. Já segundo os professores, a chupeta foi o de maior ocorrência, representando 20,36% casos, seguido pelo uso da mamadeira 7,69%. Na presente amostra 90,95% das crianças foram amamentadas em seio materno. Ao relacionar com os hábitos orais, observou-se que quanto maior o tempo de aleitamento, menor foi a ocorrência do uso de chupeta e de mamadeira. Comparando os questionários, verificou-se que os pais perceberam com maior frequência os hábitos orais do que os professores.

Conclusão:

no grupo estudado, os pais referiram, em maior número, a presença de hábitos orais deletérios do que os professores. É importante que pais e, principalmente, os professores tenham informações a respeito dos malefícios ocasionados pela presença prolongada de tais hábitos, a fim de que possam incentivar a interrupção dos mesmos, evitando, assim, possíveis prejuízos ao sistema estomatognático e no desempenho das funções orofaciais.

Descritores:
Hábitos; Pré-Escolar; Chupetas; Mamadeira

ABRAMO Associação Brasileira de Motricidade Orofacial Rua Uruguaiana, 516, Cep 13026-001 Campinas SP Brasil, Tel.: +55 19 3254-0342 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revistacefac@cefac.br