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Revista CEFAC, Volume: 21, Número: 3, Publicado: 2019
  • Disfagia e sua relação com o estado nutricional e ingestão calórico-proteica em idosos Comunicação Breve

    Silva, Laura Mata de Lima; Lima, Cybelle Rolim de; Cunha, Daniele Andrade da; Orange, Luciana Gonçalves de

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo: avaliar o estado nutricional associando-o à disfagia e comparar a ingestão calórico-proteica de idosos disfágicos e não disfágicos durante internação hospitalar. Métodos: estudo transversal, realizado com idosos de 60 a 80 anos admitidos nas enfermarias de clínica médica e neurológica de um hospital público, compondo-se dois grupos pela presença de disfagia: idosos disfágicos e não-disfágicos. Os critérios de inclusão foram: disfagia secundária a acidente vascular encefálico e alimentação oral exclusiva. Foram realizadas medidas antropométricas e aplicada a miniavaliação nutricional (MAN). O recordatório de 24h foi utilizado para análise do consumo alimentar. Na análise estatística foram utilizados o Teste Exato de Fisher para associação e Teste de Mann Whitney para comparação das variáveis. Resultados: participaram 12 idosos, média da idade de 70,50± 7,77 anos no grupo disfágico (n=6) e 72,67± 5,01 anos no grupo não-disfágico (n=6). Houve uma associação entre a presença de disfagia e risco de desnutrição pela MAN (p=0.028). Não houve diferença significante quanto à ingestão calórica e proteica entre os grupos. O grupo disfágico apresentou ingestão hídrica inferior em relação ao grupo não disfágico (p=0.045). Conclusão: a disfagia foi associada ao risco de desnutrição e à menor ingestão de líquidos em pacientes disfágicos, aumentando o risco de desidratação.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose: to evaluate the nutritional status associated with dysphagia, and compare the calorie and protein intake of dysphagic elderly patients to that of non dysphagic ones, during hospitalization. Methods: this is a cross-sectional study with elderly people ranging from 60 to 80 years old admitted as inpatients in a medical and neurological clinic of a public hospital. They formed two groups, according to the presence of dysphagia: dysphagic and non dysphagic ones. The inclusion criteria were: dysphagia secondary to stroke and exclusive oral feeding. Anthropometric measurements and the Mini-Nutritional Assessment (MNA) were applied. The 24-hour recall was used to analyze food consumption. The statistical analysis used the Fisher's exact test for the association of variables, and the Mann-Whitney test, for their comparison. Results: a total of 12 elderly people participated, whose mean age was 70.50 ± 7.77 years in the dysphagia group (n = 6), and 72.67 ± 5.01 years in the non dysphagia group (n = 6).There was an association between the presence of dysphagia and the risk of malnutrition, according to MNA (p = 0.028). No significant difference in calorie and protein intake was seen between the groups. The group with dysphagia had a lower water intake as compared to the non dysphagia group (p = 0.045). Conclusion: dysphagia was associated with the risk of malnutrition and lower fluid intake in dysphagic patients, thus, increasing their risk of dehydration.
  • Acessibilidade da pessoa com deficiência no ensino superior: atitudes sociais de alunos e professores de uma instituição de ensino superior Artigos Originais

    Brunhara, Jane Assunção; Berberian, Ana Paula; Guarinello, Ana Cristina; Biscouto, Angela Regina; Krüger, Simone; Silva, Daniel Vieira da; Ferla, Josiane Bernart da Silva

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo: comparar e analisar atitudes sociais de alunos e professores de uma Instituição de Ensino Superior, a respeito da inclusão de alunos com deficiência, consideradas em função das variáveis: gênero, idade e áreas de conhecimento dos participantes. Métodos: estudo de abordagem quantitativa, do espaço amostral de 601 indivíduos, sendo 583 alunos e 18 professores de uma Instituição de Ensino Superior privada, que mantém contato com alunos com deficiência no contexto da sala de aula. Foi aplicado um questionário visando identificar as atitudes sociais relacionadas às variáveis correlacionadas acima. Resultados: o espaço amostral foi constituído por 97% de alunos. Destes, 417 mulheres e 184 homens, sendo que cerca de 43% tinham menos de 20 anos de idade e 6% mais de 40 anos. Destaca-se que as Professoras e as Alunas formam os grupos que mais concordaram com o questionário, enquanto os Professores e os Alunos apontam menor satisfação. No que diz respeito à idade, os mais jovens são os mais insatisfeitos. Porém, em relação às áreas de conhecimento, Exatas, Humanas e Saúde, estas apresentam, nesta ordem, o aumento da concordância com o instrumento de pesquisa. Conclusão: as atitudes sociais, em relação à inclusão de Alunos com deficiência, dos Professores e Alunos, foram analisadas e comparadas em função de seu gênero, idade e área de conhecimento correlacionando com seu grau de concordância ao questionário. Verificou-se a necessidade de um aprofundamento em estudos acerca de variáveis que possam influenciar as atitudes sociais relacionadas à inclusão e permanência desta população nas Instituições de Ensino Superior.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose: to compare and analyze social attitudes of students and professors of a higher education institution about the inclusion of people with disabilities according to variables gender, age and areas of knowledge of participants. Methods: the quantitative study was conducted on 601 academics, 583 being students and 18 university professors from a private university, who have contact with individuals with disabilities in the classroom. A questionnaire was applied to identify the social attitudes related to the variables correlated above. Results: the sample included 97% of students, 417 being females and 184 males. Nearly 43% were younger than 20 years and 6% older than 40 years. The female professors and students had higher agreement with the questionnaire, while male professors and students reported lower satisfaction. Concerning age, the younger individuals were the most dissatisfied ones. In relation to the field of knowledge, the Exact, Human and Health Sciences, in this order, presented increased agreement with the research instrument. Conclusion: the study investigated the social attitudes of professors and students about the inclusion of people with disabilities, analyzing the results according to gender, age and area of knowledge, comparing and correlating with the agreement about the questionnaire. The results revealed the need to deepen the studies about variables that may influence the social attitudes related to the inclusion and permanence of these individuals in higher education institutions.
  • Prevalência de disfunção temporomandibular em pessoas com Parkinson em hospital público universitário Artigos Originais

    Silva, Renato Mariano da; Santos, Vilma Lucia dos; Silva, Taysa Vannoska de Almeida; Lins, Carla Cabral dos Santos Accioly

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo: avaliar a prevalência de disfunção temporomandibular em pessoas com doença de Parkinson, em um hospital público universitário, e relacioná-los com aspectos sociodemográficos, saúde geral, saúde bucal autopercebida, estágio e tempo de doença. Métodos: utilizou-se o instrumento Critério de Diagnostico para Pesquisa em Disfunção Temporomandibular. A amostra foi estratificada de acordo com o diagnóstico de disfunção temporomandibular e associada com as variáveis. Aplicou-se para análise o odds ratio do Qui-quadrado com intervalo de confiança de 95% com nível de significância de p<0,05. Resultados: foram avaliadas 110 pessoas com doença de Parkinson. A prevalência de disfunção temporomandibular foi de 35%, com maior frequência no sexo masculino (58%), em pessoas idosas (53%), no estágio 2 da doença (61%), sendo que o sinal clínico predominante foi o estalido (37%). Das variáveis analisadas, o sexo e a autopercepção de saúde bucal demonstraram estar associadas à disfunção temporomandibular. Conclusão: verificou-se a presença de disfunção temporomandibular em pessoas com doença de Parkinson, e que os fatores associados foram: ser do sexo masculino e ter autopercepção de saúde oral considerada razoável.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Objective: to evaluate the prevalence of temporomandibular joint disorder in people with Parkinson’s disease in a public university hospital, and relate it to sociodemographic factors, general health and oral health self-report, and phase and time of illness. Methods: the Research Diagnostic Criteria for Temporomandibular Disorders were used. The sample was classified according to the diagnosis of temporomandibular disorder and associated with the variables. The odds ratio of Chi-square was applied with a 95% confidence interval and a level of significance set at p<0.05. Results: 110 people presented with Parkinson's disease were assessed. The prevalence of temporomandibular disorder was 35%, being more frequent among males (58%), in elderly people (53%), in phase 2 of the disease (61%), click (37%) being the predominant clinical indication. Of the variables analyzed, only gender and self-perception of oral health showed to be associated with temporomandibular disorders. Conclusion: the presence of temporomandibular disorder has been observed in people with Parkinson's disease, and the fact of being male and reporting moderate oral health seen as associated factors.
  • Impacto dos distúrbios dos sons da fala: a percepção da família e da criança Artigos Originais

    Simoni, Simone Nicolini de; Leidow, Iana Caroline; Britz, Deisi Luana; Moraes, Denis Altieri de Oliveira; Keske-Soares, Márcia

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo: verificar a percepção da família e da criança quanto ao impacto dos distúrbios dos sons da fala, do tipo fonológico. Métodos: pesquisa de caráter exploratório, quali-quantitativo, prospectivo de um Serviço de Atendimento Fonoaudiológico de uma Instituição de Ensino Superior. Participaram do estudo 64sujeitos, sendo 32 crianças de idade (19 do sexo masculino e 13 do feminino) entre quatro anos e um mês e oito anos e nove meses, com diagnóstico de Distúrbios dos Sons da Fala, do tipo fonológico; e 32 pais/responsáveis dessas crianças. Os resultados obtidos foram separados por grau de associação - associação forte, associação regular e associação regular com aspectos de fala. Resultados: em relação à percepção dos pais, o impacto dos distúrbios dos sons da fala de seus filhos está relacionado às relações interpessoais e aos comportamentos emocionais, além de problemas escolares. Em relação à percepção das crianças, os resultados demonstraram que o maior impacto das alterações de fala ocorre em ambientes que não são familiares. Além disso, demonstraram que o isolamento e o desenvolvimento de sentimentos como frustração, timidez e baixa autoestima, são comuns entre essas crianças, dificultando o relacionamento com os demais indivíduos. Conclusão: a percepção dos pais e das crianças a respeito das dificuldades relacionadas à fala deve ser objeto de estudo para entendimento e auxílio no tratamento dos distúrbios dos sons da fala.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Objective: to verify both the family’s and the children’s perception of the impact of the phonological type of speech sound disorders. Methods: this is an exploratory qualitative-quantitative prospective research of a Speech-Language Pathology Service of a Higher Education Institution. Sixty-four persons took part in the study, thirty-two being children (nineteen boys and thirteen girls), their age ranging from four years and one month to eight years and nine months, diagnosed with the phonological type of Speech Sound Disorder. Besides them, thirty-two adults, either their parents or guardians, participated in the study. The results were organized by degree of association - strong association, average association and average association with aspects of speech. Results: regarding the parents’ perception, the impact of Speech Sound Disorder on their children is related to interpersonal relationships and to emotional behavior, besides school issues. As for the children’s perception, the results demonstrated that the biggest impact of irregular speech takes place in unfamiliar environments. In addition to that, they have shown that isolation and the development of feelings such as frustration, shyness and low self-esteem are common among these children, making their relationship with other people difficult. Conclusion: the perception of parents and children regarding speech-related difficulties should be studied in order to reach both a better understanding and a more adequate treatment of Speech Sound Disorders.
  • Subnutrição precoce como causa de alterações em habilidades do processamento fonológico Artigos Originais

    Zuanetti, Patrícia Aparecida; Laus, Maria Fernanda; Almeida, Sebastião de Sousa; Fukuda, Marisa Tomoe Hebihara

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo: analisar se a subnutrição sofrida por crianças nos primeiros anos de vida afetou suas habilidades de consciência fonológica, memória de trabalho fonológica e desempenho escolar. Métodos: participaram crianças com histórico de subnutrição moderada/grave nos primeiros anos de vida (G1) que foram recuperadas nutricionalmente (n = 15). O desempenho desse grupo (G1) em diversas tarefas cognitivas (consciência fonológica no nível da sílaba e do fonema, memória de trabalho fonológica - repetição de dígitos e de pseudopalavras, atividades de leitura, escrita e cálculo aritmético) foi comparado, ao desempenho de crianças com dificuldades escolares (G2) (n = 15) e sem dificuldades escolares (G3) (n = 15), todas eutróficas desde o nascimento. Resultados: observou-se pior desempenho (diferença estatística significante) de G1 em relação aos outros dois grupos em todas as tarefas avaliadas (pontuação média do G1, G2 e G3 e p-valores: Consciência fonológica: 31, 41, 57 - 0.01; Repetição de dígitos ordem direta: 18, 23, 28 - 0.001; Escrita: 4,10,22 - 0.001; Leitura: 26, 45, 65 - 0.001; Aritmética: 4, 7, 11 - 0.001). Conclusão: os resultados evidenciaram que a subnutrição em idade precoce afetou o desenvolvimento cognitivo (habilidades de consciência fonológica e memória de trabalho fonológica) e, por consequência prejudicou o desempenho acadêmico.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose: to determine whether undernutrition in the first years of life affects the phonological awareness skills, the phonological working memory and the school performance of children. Methods: the participants were children with a history of moderate/severe undernutrition during their first years of life (G1) who achieved nutritional recovery (n = 15). The performance of G1 in different cognitive tasks (phonological awareness at the syllable and phoneme level, phonological working memory - repetition of digits and pseudowords, and reading, writing and arithmetic activities) was compared to that of children with school difficulties (G2) (n = 15) and without school difficulties (G3) (n = 15), all eutrophic ones. Results: the performance of G1 was worse than that of the other two groups in all tasks evaluated (mean score of G1, G2 and G3 and p-values: phonological awareness: 31, 41, 57 - 0.01; repetition of direct order digits: 18, 23, 28 - 0.001; writing: 4, 10, 22 - 0.001; reading: 26, 45, 65-0.001; arithmetic: 4, 7, 11- 0.001). Conclusion: the results demonstrate that undernutrition affected the cognitive development, causing changes in important cognitive skills for the development of written language.
  • Pressão e resistência dos lábios em sujeitos com e sem alteração oclusal Artigos Originais

    Paulino, Clarissa Evelyn Bandeira; Laureano Filho, José Rodrigues; Menezes, Laís Fátima Fonseca de; Rocha Neto, Alipio Miguel da; Studart-Pereira, Luciana Moraes

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo: avaliar a pressão e resistência dos lábios em sujeitos com má oclusão classe I, II e III de Angle, comparativamente a valores de referência e relacioná-las com sexo e idade. Métodos: estudo quantitativo, descritivo e transversal. Participaram 40 sujeitos, 20 mulheres e 20 homens, idade média 26,3 anos, separados pela classificação oclusal. Os voluntários responderam sobre queixa autorreferida de desempenho das funções estomatognáticas e foram submetidos à avaliação da mobilidade e postura dos lábios. Pressão e resistência foram aferidas com Iowa Oral Performance Instrument(IOPI) e os resultados comparados aos valores de referência descritos no manual do referido equipamento. Os dados foram analisados descritivamente e, para análise inferencial, utilizou-se o teste Qui-Quadrado de Pearson. Considerou-se nível de significância de 5%. Resultados: foi possível observar diminuição dos valores de pressão e resistência em todos os participantes, inclusive no grupo classe I de Angle. Foi encontrada uma relação inversa entre a idade dos sujeitos e os valores de pressão de lábios com significância estatística (p=0,02). De uma maneira geral, as mulheres apresentaram valores de pressão mais baixos que os homens. Conclusão: todos os sujeitos do estudo apresentaram valores de pressão labialinferiores aos de referência, descritos na literatura.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Objective: to evaluate the resistance and pressure of the lips in Class I, II and III Angle’s malocclusion subjects, in comparison to reference values and relate them with gender and age. Methods: a quantitative, descriptive and cross-sectional study. Participants included 40 subjects, 20 women and 20 men, average age 26.3 years, separated by occlusal classification. The volunteers answered on the self-reported performance of the stomatognathic functions and were submitted to the evaluation of the mobility and posture of the lips. Pressure and resistance were measured with the Iowa Oral Performance Instrument (IOPI) and the results compared to the reference values described in the instrument´s manual. The data were analyzed descriptively and, for inferential analysis, Pearson's Chi-Square test was used. The significance level was considered 5%. Results: a decrease in pressure and resistance values wasobserved in all patients, including Angle’s class I group. There was an inverse relationship between the age of the subjects and the values of pressure of lips with statistical significance (p = 0.02). In general, women had lower pressure values than men. Conclusion: all study subjects had lower pressure of the lips than the reference values described in the literature.
  • Estratégias de compensação na produção do flape alveolar em casos de anquiloglossia Artigos Originais

    Martinelli, Roberta Lopes de Castro; Marchesan, Irene Queiroz; Berretin-Felix, Giédre

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo: verificar as estratégias compensatórias utilizadas por indivíduos com anquiloglossia durante a produção do som consonantal flape alveolar /ɾ/. Métodos: estudo transversal, observacional, analítico e comparativo realizado com 88 sujeitos, sendo 44 portadores de anquiloglossia e 44 com frênulo lingual normal, pareados por idade e sexo. Foram filmadas amostras de fala de todos os sujeitos, sendo solicitado a cada um dos participantes que repetisse a sílaba /ɾa/ cinco vezes, numa sequência encadeada. As filmagens foram analisadas quadro a quadro para verificação dos movimentos de língua, lábios e mandíbula durante a produção do flape alveolar, por fonoaudiólogas especialistas em Motricidade Orofacial. Foi utilizado o Teste Exato de Fisher para análise dos dados, adotando-se o nível de significância de p≤0,05. Resultados: quando comparadas as produções de fala de sujeitos com e sem anquiloglossia, a análise quadro a quadro da produção do flape alveolar mostrou que sujeitos com anquiloglossia apresentaram variadas estratégias de compensação para a produção desse fone, mostrando uma diferença estatisticamente significante (p=0,001) entre os grupos. Conclusão: sujeitos com anquiloglossia utilizam estratégias compensatórias variadas de lábios, língua e mandíbula para a produção da consoante flape alveolar.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose: to analyze the compensatory strategies used by subjects with ankyloglossia for the production of the consonantal alveolar flap sound /ɾ/. Methods: a cross-sectional analytic observational comparative study was conducted with 88 subjects, 44 being diagnosed with ankyloglossia and 44 with normal lingual frenulum, matched by age and gender. They were asked to repeat the syllable /ra/ five times in a row. Video recordings of the speech were taken. Frame by frame analysis of all recordings were performed to verify tongue, lip, and mandible movements during the production of the alveolar flap. The analysis of the films was performed by two Speech Language Pathologists specialized in Orofacial Myofunctional Disorder. Fisher’s Exact Test was used for statistical treatment (p≤0.05.) Results: the frame by frame analysis of the alveolar flap production of subjects with and without ankyloglossia showed that subjects with ankyloglossia performed several compensatory strategies when producing this sound. There was a statistically significant difference (p=0.001) when subjects with and without ankyloglossia were compared. Conclusion: subjects with ankyloglossia used several lip, tongue, and mandible compensatory strategies to produce the Brazilian Portuguese consonantal alveolar flap /ɾ/.
  • Avaliação neuropsicomotora de crianças de 0 a 5 anos em centros de educação infantil do ensino público Artigos Originais

    Araujo, Luize Bueno de; Quadros, Diomar Augusto de; Murata, Marília Pinto Ferreira; Israel, Vera Lúcia

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo: investigar o desenvolvimento neuropsicomotor, bem como aspectos nutricionais e cognitivos/emocionais de crianças de 0 a 5 anos de centros de educação infantil, visando a prevenção e identificação precoce de riscos e atrasos no desenvolvimento infantil. Métodos: a população estudada foi composta por 85 crianças frequentadoras de dois centros de educação infantil. A abordagem do desenvolvimento infantil foi contextual, por meio da avaliação fisioterapêutica lúdica com escala DENVER II; também foram realizadas avaliações complementares do estado nutricional a partir das medidas antropométricas de peso e altura, e dos aspectos do desenvolvimento cognitivo/emocional a partir do Desenho Livre e Desenho da Figura Humana. Resultados: o desenvolvimento neuropsicomotor encontrou-se dentro dos parâmetros de normalidade em 69,41% e questionável em 30,58% das crianças. Constatou-se que a variável significante sobre o resultado foi a turma em que algumas crianças se encontravam. Na escala utilizada, a área de melhor desempenho foi a motora-grosseira (7,69%) e a mais questionável foi da linguagem (58,85%). Quanto aos dados nutricionais foi acurado que 27,06% das crianças apresentaram algum risco nutricional, sendo que 22,35% tiveram risco à obesidade e 4,71% risco à desnutrição. Na análise cognitiva/emocional o resultado apontou que 34,37% das crianças avaliadas apresentaram indicações de dificuldades em relação à adaptação e socialização ou auto-estima. Conclusões: na presente pesquisa, cerca de um terço das crianças participantes apresentaram desenvolvimento neuropsicomotor questionável, especialmente na área da linguagem, sendo que a turma em que a criança está inserida pode configurar uma barreira ao desenvolvimento. Essas crianças apresentaram riscos nutricionais, com tendência à obesidade, bem como indicações de dificuldades em relação à adaptação e socialização ou auto-estima.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose: to investigate the neuropsychomotor development, as well as nutritional and cognitive/emotional aspects of children aged 0 to 5, attending early childhood education centers, aiming at early identification and prevention of risks and delays in children’s development. Methods: the population studied was composed of 85 children attending two early childhood education centers. The children’s development approach was contextual, by means of ludic physical therapy assessment, by using the DENVER II scale; complementary assessments of their nutritional status were also performed, based on anthropometric measurements of weight and height, as well as evaluations of the cognitive/emotional development aspects through the Free Hand Drawing and Human Figure Drawing Tests. Results: neuropsychomotor development was found to be within normal range in 69.41% of the children and questionable in 30.58% of them. The significant variable affecting the result was found to be the class in which some children were inserted. In the scale utilized, the best performance was considered to be the gross motor skills (7.69%) and the most questionable performance occurred in the language skills (58.85%). As for nutritional data, it was discovered that 27.06% of the children had some nutritional risk, 22.35% had obesity risk and 4.71%, malnutrition risk. In the cognitive/emotional analysis, the result was that 34.37% of the children presented signs of difficulties related to adaptation and socialization or self-esteem. Conclusion: in the present study, about one-third of the children participating presented questionable neuropsychomotor development, especially in the field of language; in this regard, the class to which the children belong may constitute a barrier to their development. These children presented nutritional risks, with a tendency towards obesity, as well as the possible difficulties regarding adaptation and socialization or self-esteem.
  • Modelo lógico operacional do programa de conservação auditiva do trabalhador Artigos Originais

    Pimenta, Alcineide da Silva; Teixeira, Cleide Fernandes; Silva, Vanessa Maria da; Almeida, Bettina da Gama Poggi de; Lima, Maria Luiza Lopes Timóteo de

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo: validar o conteúdo de um modelo lógico operacional de programas de conservação auditiva. Métodos: pesquisa documental e metodológica, na qual o modelo lógico foi avaliado por dez especialistas em audiologia, mediante análise das atividades desenvolvidas na implantação do programa de conservação auditiva. Os componentes foram analisados segundo fórmula que determina o índice de validação de conteúdo por item, e o modelo lógico operacional, como um todo, segundo a fórmula de validação de conteúdo por nível de escala. Os itens foram considerados válidos quando alcançaram mais de 80% de concordância entre os participantes. Resultados: o Modelo Lógico Operacional foi estruturado em 04 (quatro) dimensões, a saber: (1) Gestão; (2) Controle Ambiental; (3) Atenção à Saúde Auditiva; (4) Avaliação da Eficácia e Eficiência. Cada dimensão corresponde a um conjunto de atividades, nomeadas como processos, e seus respectivos resultados esperados. Para estrutura do programa foram elencados recursos materiais, recursos organizacionais e recursos humanos, considerando o conjunto de dimensões do programa. Conclusão: o modelo lógico operacional proposto e seus componentes mostraram-se válidos em sua relevância e compreensibilidade, oferecendo subsídios e aplicabilidade na avaliação da eficácia e eficiência do programa.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose: to validate the contents of an operating model of hearing conservation programs. Methods: this is a documentary and methodological research, in which the operating model was evaluated by ten experts in audiology, through the analysis of the activities developed in the implementation of the hearing conservation program. The components were analyzed according to the formula that determines the content validation index by item, and the operational logical model as a whole, according to the content validation formula by scale level. The items were considered valid when agreement among participants reached more than 80%. Results: the operating model was structured in 4 (four) dimensions, namely: (1) Management; (2) Environmental Control; (3) Attention to Hearing Health; (4) Evaluation of Efficacy and Efficiency. Each dimension corresponds to a set of activities (referred to as processes), and their respective results expected. For the structure of the program, considering its set of dimensions, material, organizational and human resources were listed. Conclusion: the proposed operating model and its components proved to be valid in their relevance and comprehensibility, offering support and applicability in evaluating the effectiveness and efficiency of the program.
  • Características pré e pós-natais de crianças e adolescentes com deficiência intelectual Artigos Originais

    Schäfer, Antônio Augusto; Bitencourt, Lisiane Tuon Generoso; Cassetari, Bettina Stopazzolli; Uggioni, Emily dos Santos; Meller, Fernanda Oliveira

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo: descrever características pré e pós-natais de crianças e adolescentes com deficiência intelectual. Métodos: estudo realizado com todos os indivíduos atendidos no período de agosto de 2016 a fevereiro de 2018 em um Centro Especializado em Reabilitação referência para o extremo sul catarinense do Brasil. Foi aplicado, por entrevistadores treinados, um questionário aos pais e/ou responsáveis pelas crianças e adolescentes, contendo variáveis demográficas, socioeconômicas, pré e pós-natais. Análises descritivas foram realizadas, apresentando frequências absoluta e relativa das variáveis categóricas e medida de tendência central e de dispersão das variáveis numéricas. Resultados: foram estudados 42 indivíduos com média de idade de 11 anos (±3,0). Grande maioria das mães referiu não ter planejado a gestação e mais da metade delas relatou ter realizado parto cesárea. Além disso, cerca de um quinto dos indivíduos nasceram com baixo peso e a grande maioria deles recebeu aleitamento materno exclusivo até os seis meses de idade. Conclusão: os achados são de grande relevância para a organização e o aprimoramento dos serviços de atenção à saúde, uma vez que fornecem evidências para os profissionais de saúde aprimorarem e/ou direcionarem suas ações no atendimento a esse público-alvo.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose: to describe pre and postnatal characteristics of children and adolescents with intellectual disability. Methods: study performed with all individuals who received healthcare between August 2016 and February 2018 at a reference Rehabilitation Center which serves 27 towns and cities in the South of Santa Catarina State, Brazil. A questionnaire focusing on demographic, socioeconomic, pre and postnatal variables was administered to parents or guardians of children and adolescents by trained interviewers. Descriptive analyses were performed using absolute and relative frequencies of categorical variables and central tendency and dispersion measures of numerical variables. Results: 42 individuals in the mean age of 11 years (± 3.0) were studied. Most mothers reported having unintended pregnancy and more than a half reported having had a cesarean section. In addition, about one-fifth of the subjects had low birth weight and most of them received exclusive breastfeeding up to six months of age. Conclusion: these findings are crucial for the organization and improvement of health care services, since they provide evidence for health professionals to improve and/or focus their health care initiatives on these individuals.
  • Legislação brasileira e a inclusão escolar de indivíduos com distúrbios da comunicação Artigos De Revisão

    Godoy, Vanessa Boldarini de; Faiad, Lia Netto Vaz; Machado, Maria Aparecida Miranda de Paula; Crenitte, Patrícia de Abreu Pinheiro; Lamônica, Dionísia Aparecida Cusin; Hage, Simone Rocha de Vasconcellos

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo: verificar se a legislação brasileira vigente garante a efetiva inclusão escolar do indivíduo com distúrbios da comunicação. Métodos: trata-se de uma revisão integrativa. Para a busca da legislação pertinente, foram utilizados bancos de dados públicos, tais como: o portal do Planalto, o portal do MEC e o portal do Conselho Nacional da Educação/MEC. Foram consultadas as leis, portarias e diretrizes Brasileiras no que se refere à Educação Especial de indivíduos com Autismo, Deficiência Intelectual, Deficiência Auditiva e Dislexia, já que o descritor “Distúrbios da Comunicação” não obteve resultados. Resultados: foram identificadas 21 normatizações que atendem aos critérios de inclusão. Deste montante, 13 delas abrangem a deficiência de forma generalizada. As outras 8 normativas são de caráter específico quanto ao Autismo, Deficiência Intelectual, Deficiência Auditiva e Dislexia. Conclusão: apesar de existir um número significativo de normas, a legislação vigente não viabiliza a real inclusão escolar. Os indivíduos com Distúrbios da Comunicação não possuem uma legislação específica a qual poderia nortear as peculiaridades de cada Distúrbio, assim como as necessidades educacionais especiais de cada um. Desta forma, conclui-se que esses indivíduos necessitam de um amparo jurídico que respeite suas especificidades, para que a efetiva inclusão escolar aconteça.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Objective: to verify if the current Brazilian Legislation assures the effective school inclusion of individuals with communication disorders. Methods: the present study is an integrative review. Legislation related to the topic was searched on public databases, such as the website of the Planalto Palace (Brazilian Federal government headquarters), the website of the Culture and Education Ministry (Ministério de Educação e Cultura - MEC) the website of the National Education Council from Federal Government. Brazilian laws, ordinances and guidelines regarding special education of individuals with autism, intellectual disability, hearing impairment and dyslexia were consulted, since the descriptor "Communication Disorders" did not show any results. Results: twenty-one (21) identified norms met the inclusion criteria. Among these, thirteen (13) address disabilities in a generalized manner. The other eight (8) regulations are specific in relation to autism, intellectual disability, hearing impairment and dyslexia. Conclusion: despite the significant number of norms, the current Brazilian legislation does not allow for real school inclusion. Individuals with communication disorders do not have a specific legislation that could guide the peculiarities of each disorder, as well as their special educational needs. Thus, it was concluded that these individuals need legal support respecting their specificities, to allow their effective school inclusion.
  • Triagem auditiva de neonatos de mães com Diabetes Mellitus e/ou hipertensão na gestação: uma revisão sistemática da literatura Artigos De Revisão

    Vernier, Luíza Silva; Castelli, Carla Thamires Rodriguez; Levandowski, Daniela Centenaro

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivos: investigar os resultados da Triagem Auditiva Neonatal (TAN) em neonatos cujas mães tiveram hipertensão e/ou diabetes mellitus na gestação. Métodos: revisão sistemática da literatura, sem restrição de ano e de idioma, guiada pelo protocolo PRISMA, realizada a partir de consulta às bases MEDLINE(PUBMED), LILACS(BVS), SCOPUS, WEB OF SCIENCE e EMBASE, utilizando-se os descritores neonatal screening AND hearing AND (hypertension OR diabetes mellitus). Foram excluídos estudos duplicados ou indisponíveis na íntegra. Resultados: foram encontrados 64 registros, dos quais5 foram incluídos para análise. Os artigos analisados foram publicados nos últimos 13 anos, originaram-se em diferentes países e apresentaram tanto delineamento retrospectivo (transversal, n=1; caso-controle, n=1) como prospectivo (transversal, n=1; caso-controle, n=1; coorte, n=1). Os achados dos estudos revisados demonstram divergências quanto à presença de alterações no resultado da TAN de recém-nascidos cujas mães apresentaram hipertensão e/ou diabetes gestacional. Conclusão: diante dos resultados contraditórios a respeito de alterações do resultado da TAN na presença de hipertensão e/ou diabetes na gestação, sugere-se a realização de estudos de coorte prospectivos, em diferentes contextos, a fim de isolar os fatores de confusão para perda auditiva e minimizar os vieses de aferição e seleção.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose: to investigate the results of the Neonatal Hearing Screening (NHS) in neonates whose mothers presented hypertension and/or diabetes mellitus in their pregnancy. Methods: a systematic review of the literature, without restriction of year and language, guided by the PRISMA protocol, that was carried out through a search in the MEDLINE (PUBMED), LILACS (BVS), SCOPUS, WEB OF SCIENCE and EMBASE databases, using neonatal screening AND hearing AND (hypertension OR diabetes mellitus) as descriptors. Studies that were duplicated or were unavailable were excluded. Results: 64 records were found, 5 being included for analysis. These articles had been published in the last 13 years, originated from different countries, and using a retrospective (cross-sectional, n=1, case-control, n=1) or prospective design (cross-sectional, n=1, case-control, n=1; cohort, n=1). The findings of the articles demonstrated differences regarding the presence of changes in the NHS outcomes of newborns whose mothers presented hypertension and/or diabetes during pregnancy. Conclusion: since the review showed contradictory results regarding changes in the NHS outcomes in the presence of mothers’ hypertension and/or diabetes during pregnancy, prospective cohort studies are needed, in different contexts, in order to isolate confounding factors for hearing loss and minimize measurement bias and selection.
  • Efeitos das ações fonoaudiológicas em grupo voltadas à saúde vocal do professor: uma revisão integrativa da literatura Artigos De Revisão

    Penha, Patrícia Brianne da Costa; Medeiros, Camila Macêdo Araújo de; Bezerra, Anna Carolina D'ucarmo; Medeiros, Maria Helimara de; Martins, Luyênia Kérlia Gomes; Duarte, Lorena Sampaio; Feitosa, Gabriella Lucena; Silva, Maria Fabiana Bonfim de Lima

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo: realizar uma revisão integrativa sobre os efeitos das ações fonoaudiológicas em grupo voltadas à saúde vocal do professor, além de identificar, avaliar e discutir as abordagens terapêuticas, os instrumentos de avaliação, duração das ações e número de encontros, e efetividade destas, a partir de artigos publicados entre os anos de 2007 e 2017. Métodos: a pesquisa foi realizada a partir dos descritores “voz”, “docentes”, “terapia de grupo” e “treinamento da voz” e seus correspondentes na língua inglesa, nas bases de dados: LILACS, SciELO e PubMed. Resultados: a busca resultou em 1.944 artigos. Após as etapas de seleção, 9 estudos atenderam os critérios de inclusão e exclusão estabelecidos. Conclusão: as ações fonoaudiológicas em grupo para a saúde vocal do professor geram efeitos na qualidade de vida relacionadas à voz, reduzindo os sintomas vocais e emocionais causados pela multifatoriedade presente no contexto de trabalho. A abordagem terapêutica mais utilizada foi a eclética, bem como houve variações da duração das ações e número de encontros entre os estudos. Dentre os instrumentos de avaliação, a autoavaliação vocal e análise perceptivo-auditiva foram as que mais se destacaram. Além disso, a maioria dos estudos consideraram os resultados de suas ações efetivas.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Objective: to conduct an integrative literature review on the effect of group speech-language pathology actions related to teachers’ vocal health, and to identify, evaluate and discuss therapeutic approaches, assessment instruments, duration of actions, number of meetings, and their effectiveness, from articles published between 2007 and 2017. Methods: this research was conducted using the “voice”, “faculty”, “psychotherapy group” and “voice training” descriptors, and their corresponding descriptors in Portuguese, using the databases: LILACS, SciELO and PubMed. Results: the search resulted in 1,944 papers. After the selection, 9 studies fulfilled the inclusion and exclusion criteria. Conclusion: the group speech-language pathology actions related to teachers’ vocal health have an effect on the voice-related quality of life, reducing the vocal and emotional symptoms caused by work-related factors. The eclectic therapeutic approach was the most used one, and there were variations in the duration of actions and number of meetings among the studies. In terms of assessment instruments, the self-assessment of voice and the auditory-perceptual analysis were the most highlighted ones. Furthermore, most studies considered the results of their actions as effective.
  • Características acústicas da voz em diferentes ciclos da vida: revisão integrativa da literatura Artigos De Revisão

    Spazzapan, Evelyn Alves; Marino, Viviane Cristina de Castro; Cardoso, Vanessa Moraes; Berti, Larissa Cristina; Fabron, Eliana Maria Gradim

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo: realizar revisão integrativa da literatura sobre as características acústicas da produção da voz saudável, da infância à terceira idade. Métodos: foi realizado levantamento bibliográfico nas bases de dados Pubmed, Scielo, Medline e Lilacs, nos últimos dez anos. Foram encontrados 19 estudos que atenderam aos critérios propostos e investigaram as medidas acústicas: F0 (Frequência Fundamental), jitter, shimmer e/ou medidas de ruído, em homens e mulheres, com vozes normais, em diferentes fases da vida. Resultados: a análise mostrou que F0 é o parâmetro acústico que mais sofre mudanças com o crescimento e o envelhecimento da população, apresentando queda gradativa de seus valores da infância à velhice, na população feminina, enquanto que em homens, a redução acontece até a fase adulta. Jitter, shimmer e ruído permanecem estáveis durante a fase infantil e adulta, enquanto shimmer e medidas de ruído aumentam na terceira idade. Na literatura, não há consenso a respeito do aumento da medida de jitter na população idosa. Conclusão: da infância à terceira idade, em ambos os sexos, ocorrem mudanças vocais que são refletidas principalmente pela F0. Há escassez de informações acústicas derivadas de uma determinada população com ampla faixa etária, utilizando uma mesma metodologia. As informações deste estudo podem orientar futuras investigações que buscarão compreender as mudanças naturais ocorridas na voz humana e, também, guiar a prática clínica.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose: to carry out an integrative literature review about the acoustic characteristics of healthy voice production, from childhood to old age. Methods: a bibliographic survey was conducted on the databases PubMed, SciELO, MEDLINE and LILACS, covering the last 10 years. Nineteen studies were found, meeting the proposed criteria, on acoustic measurements: F0 (fundamental frequency), jitter, shimmer and/or noise measurements, in males and females, with normal voices in their different stages of life. Results: the analysis showed that F0 is the most changing acoustic parameter as people grow up and grow old. Its values present gradual fall from childhood to old age in the female population, whereas among men such decrease lasts until adulthood. Jitter, shimmer and noise remain stable throughout childhood and adulthood, while shimmer and noise measurements increase in old age. In the literature, there is no consensus regarding increase of jitter measurements in the elderly. Conclusion: from childhood to old age, in both genders, vocal changes take place which are reflected, especially by F0. There is a scarcity of information on acoustics related to specific populations with ample age range, using the same methodology. The information in this study may guide future investigations aiming to understand natural changes occurring in the human voice, in addition to guiding in the clinical practice.
  • Efeito do modelo terapêutico de recuperação de palavras em um paciente afásico expressivo: relato de caso Relatos De Casos

    Silveira, Arieli Bastos da; Pagliarin, Karina Carlesso

    Resumo em Português:

    RESUMO Verificar o efeito da terapia de recuperação de palavras em um indivíduo com afasia expressiva. Participante, 47 anos, 8 anos de escolaridade, com queixa de expressão após dois AVCs isquêmicos no hemisfério cerebral esquerdo. Foi aplicado pré e pós-terapia a Bateria Montreal-Toulouse de Avaliação da Linguagem (MTL-BR), o Instrumento de Avaliação NeuropsicológicaBreve adaptada- (NEUPSILIN-Af), Mini Exame do Estado Mental (MEEM) e Escala de Avaliação Funcional das Habilidades de Comunicação (ASHA-FACS). Foi realizada uma sondagem com 50 palavras, 25 substantivos e 25 verbos para obter dados referentes a nomeação. As sessões ocorreram duas vezes por semana, durante 50 minutos. Nas sessões trabalhou-se com um conjunto de 25 imagens de substantivos e verbos, de forma oral e escrita durante seis sessões cada categoria. Nas três sessões finais, 10 figuras de substantivos e 10 de verbos foram inseridas em sentenças. Na pós-terapia, a sondagem demonstrou aumento do vocabulário em substantivos e verbos. Na Bateria MTL-BR houve melhoras em diferentes tarefas assim como no NEUPSILIN-Af. No ASHA-FACS foram relatadas melhoras nos aspectos de comunicação social e planejamento diário. Conclui-se que a terapia de recuperação de palavras foi efetiva pois houve ampliação do vocabulário e melhora em diversos aspectos linguísticos, comunicativos e cognitivos.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT To verify the effect of word retrieval therapy on a patient with expressive aphasia. A forty-seven year-old, male, with 8 years of schooling, with complaints about not saying words after two ischemic stroke on the left hemisphere, participated in this study. The Montreal-Toulouse-Language Assessment Battery (MTL-BR), Brief Neuropsychological Assessment Instrument (NEUPSILIN-Af), Mini-Mental State Examination (MMSE) and Functional Assessment Communication Skills scale (ASHA-FACS) were used pre- and post-therapy. A baseline test with 50 words, 25 nouns and 25 verbs was applied to obtain data regarding naming ability. The sessions occurred twice a week, for 50 minutes. The intervention was based on a set of 25 images of nouns and verbs, in oral and written modalities during six sessions, for each category. On the three final sessions, 10 figures of nouns and 10 figures of verbs were added in sentences. In the post-therapy, the final baseline showed an increase in vocabulary of nouns and verbs. In the pos-intervention evaluation, the patient had an improvement in some tasks of MTL-BR battery, NEUPSILIN-Af tasks. Improvement in the social communication and daily planning aspects were reported in the ASHA-FACS. In conclusion, the word retrieval therapy was effective in this case, because there was an increase of the vocabulary and improvement in several linguistic, communicative and cognitive aspects.
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