Acessibilidade / Reportar erro

Dinâmica do nível freático e da salinização das águas subterrâneas em áreas irrigadas1 1 Este trabalho foi financiado pelo CNPq e é parte da dissertação de mestrado do segundo autor.

Dynamics of water table level and groundwater salinity at an irrigated field

RESUMO

Análises físicas e hidroquímicas foram realizadas, em poços rasos, com o objetivo de identificar os impactos da irrigação e da sazonalidade climática no processo de salinização e na dinâmica do nível das águas subterrâneas do Distrito Irrigado do Baixo Acaraú - DIBAU, Ceará. As amostragens foram realizadas em dois períodos: dez/2003 a maio/2007; agosto/2010 a julho/2011, em cinco poços rasos (P1, P2, P3, P4, P5), sendo três deles em campos irrigados. Na identificação da similaridade ou dissimilaridade dos teores de íons sódio (Na+), cloreto (Cl-) e nitrato (NO3 -) entre as duas épocas estudadas, bem como entre os poços amostrados, aplicou-se a técnica de análise estatística multivariada de agrupamento hierárquico. Os dados médios foram submetidos à análise de teste de média e confrontados pelo Teste T. As águas dos poços inseridos na área de sequeiro apresentaram as maiores concentrações médias de Na+ e Cl-, 123 mg L-1 e 253,2 mg L-1, respectivamente, enquanto os valores médios de NO3 - foram maiores na área irrigada, 16 mg L-1. Identificou-se elevação do nível do lençol freático nos poços inseridos na área irrigada (P3, P4 e P5) de 6,13; 5,25 e 3,40 m, respectivamente. As menores flutuações sazonais do lençol freático ocorreram nos poços inseridos na área irrigada, mostrando excedentes de lâminas de irrigação e recarga desses poços, durante a estação seca. As concentrações de Na+ e de Cl-, nas águas do lençol freático, são determinadas pelos fatores naturais, diferentemente do que ocorre com as do NO3 -.

Palavras-chave:
irrigação; contaminação; água subterrânea; nitrato

Universidade Federal de Viçosa Av. Peter Henry Rolfs, s/n, 36570-000 Viçosa, Minas Gerais Brasil, Tel./Fax: (55 31) 3612-2078 - Viçosa - MG - Brazil
E-mail: ceres@ufv.br